Editorial 2021

Tal como aconteceu no natal, decidi aproveitar o fim de semana prolongado para estar com a família, por isso, a próxima publicação já só vai aconteceu em 2021. E como sabes, eu gosto de manter a tradição, por isso hoje deixo-te com o editorial de 2021.

Tenho quase a certeza que tal como eu, também queres que este ano termine e queres deixar para trás muitas coisas relativas a 2020. E apesar de todos os anos por esta altura encararmos o novo ano como uma nova oportunidade, a verdade é que para 2021 temos muitas coisas que queremos ver, fazer e mudar...


E por falar em fazer e mudar... Essas vão ser provavelmente as palavras de ordem para o blog durante 2021. Depois um ano relativamente calmo, estou a pensar agitar um pouco as coisas. Em 2021 tenciono regressar às duas publicações diárias, continuar a falar de lifestyle, moda, beleza, sociedade, comportamento, ou até mesmo de saúde. Tenciono trazer mais convidados e até mesmo apostar mais nas redes sociais, e quem sabe, talvez seja em 2021 que eu volte a apostar no youtube.

Vou também apostar num contacto ainda mais próximo com os meus leitores e seguidores, dando-te a conhecer um pouco mais sobre mim e sobre o meu dia-a-dia, e permitindo estar perto de ti e de todos.


Até lá, aproveito para te desejar uma boa passagem de ano! Regresso segunda-feira com mais uma edição do resumo da semana.

 

Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Youtube | Pinterest

Top 5 publicações mais vistas de 2020

2020 está a chegar ao fim, e tal como acontece todos os anos, como quase todas as pessoa, está na hora de fazer alguns balanços. Hoje decidi animar um pouco e falar-te das publicações mais vistas de 2020:

1. Desligar é bom e faz bem!
Quero acreditar o motivo de sucesso desta publicação se deveu ao facto de as pessoas estarem com com saudades minhas depois de um pequeno período de férias. Bem brincadeiras à parte, fiquei feliz de esta publicação estar no topo das mais vistas, pois ela tem uma forte mensagem sobre a importância de descansar e estar offline.


2. Quero ser blogger... Blogger Planner para 2021

Confesso que fiquei feliz ao ver que esta publicação estava entre as mais visualizadas deste ano. Na verdade criei o planner com muito cuidado e de forma a satisfazer a necessidade de todas as pessoas que tem um blog e precisam de se organizar, por isso, descobrir que esta publicação estava neste top deixou-me verdadeiramente satisfeita.

 

3. Não sei o que vestir

A frase que talvez é mais pronunciada pelas mulheres e o titulo da terceira publicação mais vista deste ano. Este post patrocinado, está repleto de sugestões de como e quando usar um determinado modelo de vestido.

 

4. 7 do momento...nº65

Saber que as minhas sugestões são bem recebidas pelos meus leitores é sempre um bom motivo para me sentir orgulhosa e continuar a fazer rubricas como esta. 

 

5. #Resumo da semana nº44/2020 

Ver uma edição do "Resumo da Semana", entre as 5 mais visualizadas, é uma maneira muito agradável de saber que tu, e todas pessoas que visitam o o blog gostam de acompanhar o meu dia-a-dia, e de manter contacto com as minhas publicações pessoais.


Mais um vez, tenho que te agradecer e a todas as pessoas que dia após dias visitam o meu blog, falam dele com os amigos, que me seguem nas redes sociais e que gostam de acompanhar o meu trabalho. Estou a preparar muitas novidades e coisas novas para o próximo ano, por isso continua a visitar-me e fica atenta às redes sociais!

 

 Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Youtube | Pinterest

#Resumo da semana nº52/2020

Deve confessar que ao contrário daquilo que eu estava à espera, o natal correu surpreendentemente bem. Como eu disse nas redes sociais, acho que este ano, presenciei uma espécie de milagre de natal.

Tirando isso, esta foi uma semana calma, com direito a muitos jantares (aguenta fígado), algumas compras, e claro muita diversão. 

Tal como aconteceu a semana passada, também esta semana vamos ter umas miniférias, pois tenciono aproveitar os dias de festa para estar com a minha família.

Legenda:


1. Decidi dar uma oportunidade ao natal...

2. E então, como foi o vosso Natal? Confesso que por aqui apesar de tudo até correu melhor do que estava à espera... Acho que esse facto deve ser caractarizado como um pequeno milagre de natal.... 🎄🕯⭐

3. Merry christmas eve eve...

4. Vejo que estão todos muito bem dispostos... Já se pesaram hoje?

5. Feliz Natal 🎄🎁

6. Ainda sobre as declarações de natal...

7. O segredo de progredir é começar.

8. Sobre aquela coisa do espírito de natal...


Entretanto, e porque o prometido é devido, também já foi apurada a vencedora do sorteio de natal.

Muitos parabéns à Ana Lopes!!!

Peço-te por favor que me envies um e-mail até às 23h59 de dia 31 de dezembro com os dados para o envio dos miminhos.

Quanto às restantes, o meu sincero obrigada, e fiquem atentas que em breve tentarei realizar mais sorteios.


Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Youtube | Pinterest

Feliz Natal

Como sabes, os últimos dias não foram nada fáceis para mim e para a minha família. Para ser honesta este ano, nem parece natal, e a minha vontade para celebrar é praticamente nula.

De qualquer forma, sei que esta é uma época de paz e alegria, e vou tentar fazer os possíveis para tornar as coisas melhores. Como tal vou estar os próximos dias 100% dedicada à família, pois este ano, mais do que nunca precisamos de estar unidos. 

Entretanto aproveito para te desejar a ti e à tua família um feliz natal, volto na segunda-feira com mais um resumo da semana.

 

Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Youtube | Pinterest

Carta para o meu avô

Querido Avô,

 

Acordei com o despertador para mais um dia de trabalho... Choveu a noite toda e ainda está a chover... Penso que hoje está um dia está um dia triste e cinzento, e nem imaginava o que vinha por ai...

A minha mãe, a tua única filha, contou-me que faleceste durante a noite, sozinho numa cama de hospital... Oh meu Deus, como eu gostava de ter feito alguma coisa, como gostava de conseguido ajudar... Mas bem lá no fundo, eu soube desde o dia em que os bombeiros te levaram para o hospital, que isto podia acontecer... Sabes que eu sou uma pessoa realista, sabia que as probabilidades não estavam a teu favor, e sabia que isto podia acontecer, mesmo que eu me negasse a acreditar...

 

Numa época em que todos esperamos ansiosamente pela vacina que vai mudar o mundo, tu foste logo morrer nesta reta final... Não podias ter esperado mais um mês ou dois? Caramba Bô, eram só uns dias... Só precisavas de mais uns dias... Aguentamos a pandemia sem contaminação, porque é que aconteceu isto agora que já existia esperança... 

 

Nas ultimas horas, tenho-me lembrado de como tu e eu brincava-mos quando eu era criança... De andar às tuas cavalitas, de como montavas Legos comigo, de como ias comigo comprar guloseimas... Apesar de tudo, e de nos últimos anos não demonstrares, foste um bom avô.

 

Assusta-me pensar que estiveste 12 dias no hospital, nós queríamos muito te visitar, mas esta maldita pandemia não nos deixava... Por favor, não penses, nem por um segundo que te abandonamos... Sei que é fácil pensares que nos esquecemos de ti, que te mandamos numa ambulância para o hospital e nunca mais quisemos saber de ti, mas não era verdade, eu tentei saber todas as informações que podia sobre o teu estado, e os médicos ligavam quase todos os dias para dar noticias... Nós queríamos saber de ti, mas não podíamos fazer mais...

 

Desculpa, não ter estado mais presente, desculpa por não ter consigo fazer mais, sei que não podia, mas talvez devesse ter tentado... Espero que agora esteja com a avó, e que sejam finalmente felizes...


Com saudades...

Teresa Isabel Silva

 

Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Youtube | Pinterest

#Resumo da semana nº51/2020

Deves ter achado estranha a minha ausência nas redes sociais, e até mesmo por aqui nos últimos dias. Se bem te lembras, no último Resumo da Semana, falei sobre aqui em casa, toda a família menos eu tinha estado infetada com COVID-19, também te tinha dito que apesar de tudo ter corrido bem, o meu avô ainda tinha tido um agravamento dos sintomas, e estava no hospital... Pois bem, esta semana as coisas ficaram piores, e infelizmente o meu avô acabou por falecer.

Como podes imaginar não foi uma situação nada fácil, primeiro porque foi a primeira vez que perdi alguém tão próximo, segundo porque toda a situação associada à pandemia nos privou de despedidas, tornando tudo muito mais triste e difícil de aceitar...

Felizmente no trabalho todos foram muito compreensíveis, e consegui tirar o tempo necessário para organizar as ideias, e lidar com as emoções. O J e alguns amigos também foram uma grande ajuda, e claro o apoio da família foi fundamental, por isso sinto-me capaz de esta semana regressar à rotina e celebrar (dentro dos possíveis) as celebrações de natal.

Legenda:

1. "A mente que se abre a uma nova ideia jamais, voltará ao tamanho original" (Albert Einstein)

2. Saber sorrir é um talento...

3. "Se a gula é pecado, o inferno deve ser óptimo para fazer churrasco" (Autor Desconhecido)
 

Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Youtube | Pinterest

5 minutos para conhecer... Leslie Leite

Hoje temos a ultima edição de 2020 da rubrica "5 minutos para conhecer". E para fecharmos o ano com chave de ouro e recebemos a Leslie Leite, a menina de 27 anos de Curitiba, e autora do blog "Apenas Leite e Pimenta".

Ontem é só Memória: Tenho sempre na minha carteira...
Leslie Leite:
...a minha carteira de habilitação e números importantes escritos em um papel.
Ontem é só Memória: Ficava numa ilha deserta com...
Leslie Leite:
...meu marido, uma pederneira e um facão.
Ontem é só Memória: Fico mesmo muito irritada com...
Leslie Leite:
...injustiça e maus tratos, principalmente com minorias e animais.
Ontem é só Memória: Não consigo dormir sem antes...
Leslie Leite:
...ler e tomar meu anticoncecional, haha. Não quero ter filhos (por enquanto).

Gostavas de participar nesta rubrica? Então envia um e-mail para colaboracoes.ontemesomemoria@gmail.com 

 

Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Youtube | Pinterest

COVID-19 | Falando sobre os testes PCR

Apesar de não ter entrado em detalhes antes, devo-te dizer que recentemente passei por uma experiência muito complicada aqui em casa e que foi, por vários motivos muito difícil de lidar. Refiro-me claro, à COVID-19, que chegou a minha casa pedir autorização e infetou todas as pessoas menos eu. 

Mas desta vez não é sobre isso que te quero falar (isso vai ser conteúdo para outra publicação), hoje quero-te falar sobre os testes PCR, mais conhecidos como testes de zaragatoa, e explicar-te direitinho em que é que consistem, como são feitos e partilhar contigo a minha experiência. 

O que são testes PCR?

Os testes PCR verificam se o vírus SARS-CoV-2, que provoca a doença conhecida como COVID-19 está presente numa amostra.
Na realização deste teste é pesquisado o material genético (ácido ribonucleico, ARN ou RNA) do vírus, e, caso seja encontrado RNA do vírus numa amostra, então isso significa que o vírus, ou restos dele, está presente, logo isso significa que havia uma infeção ativa no momento em que a amostra foi colhida. Logo estamos perante um caso positivo de COVID-19.

Basicamente os testes PCR servem para pesquisar a existência do vírus  podendo dizer se num determinado momento existe ou não uma infeção ativa. Estes testes ajudam ainda a identificar pessoas que podem contagiar outras, ajudando também, a orientar a implementação de medidas de isolamento e proteção de forma a conter a infeção. Este tipo de teste, contribuiu ainda para ajudar a caracterizar a doença, ajudando assim a compreender as formas de transmissão e a sua gravidade nos diferentes escalões etários, bem como a relação entre a gravidade e a presença de outras doenças.

Quem deve fazer este teste?

  1. Pessoas que contactaram com doentes COVID-19 confirmados.
  2. Pessoas com sintomas, ou suspeitas de contágio.


Como é feito?
Este tipo de testes é sempre analisado em contexto laboratorial. A sua realização pode ser feita diretamente num laboratório autorizado, ou num drive thru pertencente a um laboratório.
Neste teste, como já deves saber, é inserida uma zaragatoa no nariz, que fica lá por alguns segundos antes de ser recolhida e levada para análise.
No meu caso, e ao contrário do que muitas pessoas dizem, não achei o teste doloroso, mas sim desconfortante, pois sentes a zaragatoa a entrar pelo teu nariz e isso causa algumas impressão, contudo, não posso dizer que tenha sido um teste difícil de se fazer.

Informações Importantes:
Já toda a gente sabe que em caso de sintomas, ou em caso de contacto com um caso positivo, o procedimento será contactar diretamente a linha de saúde 24 (808 24 24 24), para que seja realizado o despiste e avaliada a verdadeira necessidade da realização do teste. Claro que, podes sempre realizar o teste de forma independente e particular, mantendo todos os cuidados já conhecidos.

 

Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Youtube | Pinterest

Inspirações para decorar a casa com papel de parede

Quando o assunto é decoração, também a velha máxima do "menos é mais" se aplica e por isso, hoje em dia é preferível apostas em quadros, posters, ou até mesmo papel de parede para criar a ilusão de espaço e de detalhe em vez de recorrer a muitas peças de decoração, que só vão encher e criar ruído na harmonia que se procura para cada divisão da casa.

Talvez por isso os padrões que surgem e derivam da natureza sejam sempre bem-vindo na decoração... cada vez mais procuramos uma maneira (mesmo que artificial), de estarmos em contacto com a natureza, por isso a madeira continua a estar entre as preferências das pessoas, sejam tetos em madeira, soalho em madeira, e paredes em madeira.


As wood wall background, podem ser uma boa opção para criar esse efeito "contacto com a natureza", permitindo trazer para dentro de casa a beleza que só encontramos no exterior e no meio da natureza. Se preferes só manter a elegância das casas de campo, podes sempre optar por forrar as paredes com wood backdrop, e criar a ilusão de paredes forradas a madeiras sem terem que fazer obras em casa.

Outra boa opção para usarem as vinyl wood backdrop, é criarem aquela parede única que existe em muitas divisões. Esta parede única é muitas vezes a responsável pela transformação de uma divisão, e pode ser através dela, e deste toque de madeira que venhas a conseguir aquele tipo de decoração que procuras.

Se mesmo assim, preferes algo mais arriscado podes sempre apostar nos wood floor backdrop, e forrar também o chão para conseguires uma decoração de madeira total.


E então, o que achaste destas sugestões? Gostas de ver madeira na decoração?



Este texto foi pago ou patrocinado.


Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Youtube | Pinterest

#Resumo da semana nº50/2020

Pois bem, muitas coisas aconteceram nas últimas semanas... E se por um lado, na semana passada disse que não ia entrar em detalhes, desta vez, estou disposta a contar-te tudo.

O que aconteceu, foi que também cá em casa, fomos vitimas da pandemia do momento. O meu pai, a minha mãe e o meu avô testaram positivo para a Covid-19, e como devem imaginar foram dias assustadores. Felizmente os sintomas dos meus pais foram ligeiros, e agora eles já estão foram de perigo, mas infelizmente o meu avô teve uma infeção respiratória e ainda está internado no hospital.

Não quero demorar a falar sobre este assunto, até porque isso é material para outra publicação, mas posso garantir que ver toda a família infetada e ser a única pessoa com um teste negativo se torna assustador e psicologicamente desgastante.

De qualquer forma, e apesar de ter estado em teletrabalho aproveitei os dias de isolamento profilático, para estudar uns manuais de estudo sobre o marketing digital e tirei muitas ideias para inovar aqui o blog.

Hoje já vou regressar à minha rotina após os 14 dias de isolamento profilático. Estou com a sensação que esta vai ser uma boa semana.

 Legenda:

 

1. Quando o verbo é equívoco, o silêncio é corretivo.

2. "Só existem dois dias no ano em que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã. Portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver." (Dalai Lama)

3. Momentos deliciosos...

4. Petiscos de sábado à noite: Panadinhos de frango.

5. Antigamente 1h00 da manhã era cedo para mim, hoje, passa das 22h00 e eu já estou a cair de sono. Acho que estou a perder as habilidades de jovem...

6.  "Todos os dias, faz um pouco mais do que aquilo que tu julgas que consegues"

 

Aproveito para te dizer que esta semana vamos ter um sorteio de natal aqui no blog, por isso fica atenta, porque tenho a certeza que vais gostar!

Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Youtube | Pinterest

Receita #28 - Bolo de Natal

E então como vão os teus preparativos para o natal? Por aqui, continuamos as nossas publicações especiais de natal, desta vez, e como não podia deixar de ser, com uma receita de natal.

Ingredientes:

  • 400gr de açúcar
  • 200gr de farinha
  • 8 ovos
  • Raspas de chocolate
  • Corante verde
  • 100gr de coco ralado
  • 200ml gramas de natas
  • 1 embalagem de chocolate de culinária

 

Preparação:

Separa as claras das gemas e bate as claras em castelo até ficarem bem firmes.

Mistura bem as gemas, e junta o açúcar até conseguires uma massa uniforme, depois, aos poucos junta a farinha e as claras. Envolve bem.

Unta com manteiga e farinha, uma forma em forma de pinheiro. Se a forma for de silicone não precisas de untar. Leva ao forno a 180º por mais ou menos 30 a 45 minutos. Mas a partir dos 30 minutos vai fazendo o teste do palito para verificar a cozedura da massa.

Coloca o coco ralado num recipiente e junta um pouco de corante verde, recomendo que uses luvas neste processo, pois o corante é difícil de tirar da pele. Com as mãos mistura bem o corante com o coco ralado e vai adicionando pequenas gotas de corante até conseguires o tom de verde que pretendes.

 

Prepara o recheio e a cobertura do bolo. Derrete em banho-maria o chocolate, assim que estiver derretido junta as natas até conseguires a textura que pretendes... Lembra-te que a cobertura não pode ser liquida de mais, por isso o ideal é ir juntando as natas aos poucos... 


Desenforma o bolo e deixar arrefecer. Espalha a cobertura de chocolate por cima do bolo de forma uniforme, e depois polvilha toda a parte de cima do pinheiro com o coco ralado pintado de verde, e o caule do pinheiro polvilha com raspas de chocolate. Se quiseres podes ainda colocar algumas bolinhas decorativas, e polvilhar com açúcar em pó.

 

E então, o que achaste desta receita? Tencionas experimentar?

 

Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Youtube | Pinterest

5 minutos para conhecer... Catarina Silva

Hoje é dia de termos "5 minutos para conhecer" a Catarina Silva, a menina de 23 anos, estudante do 3º ano da licenciatura de Tradução e Interpretação em Língua Gestual Portuguesa na Escola Superior de Educação do Porto, e o rosto por trás do canal do youtube "Catarina Silva"

Ontem é só Memória: Não consigo dormir sem...
Catarina Silva:
...assistir a um vídeo no youtube e sem uma manta da primark.
Ontem é só Memória: A minha sanduíche perfeita tem que incluir...
Catarina Silva:
...ovo e batata frita de pacote
Ontem é só Memória: Quando era criança, adorava...
Catarina Silva:
...ser cabeleireira, afinal de contas eu cortava o cabelo a mim própria e às minhas bonecas.
Ontem é só Memória: Se eu fosse uma princesa da walt disney seria...
Catarina Silva:
...Tiana da princesa e o sapo. 


Gostavas de participar nesta rubrica? Então envia um e-mail para colaboracoes.ontemesomemoria@gmail.com 

 

Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Youtube | Pinterest

Cetim, o tecido chave para todas as ocasiões

Sexy e feminino. Estas são as primeiras palavras que passam na cabeça das pessoas quando se fala em cetim. Talvez por isso, os vestidos de cetim sejam considerados tão elegantes, sensuais e femininos e provavelmente os favoritos entre as mulheres.

Os vestidos de cetim são elegantes, e perfeitos para ocasiões mais formais, onde o dress code pede algo sofisticado. Contudo, ao longo dos anos, o cetim tem vindo a tornar-se um tecido versátil e usado em vários tipos de peças como camisas, saias, entre muitas outras... E mesmo os vestidos tem sofrido várias metamorfoses, e hoje em dia podem ser combinados, com blazer, suéter, ou até mesmo sapatilhas. Trata-se todo de uma questão de bom gosto, na hora de criar combinações com este tecido. Sim, o cetim está em alta quando se fala de misturar peças de roupa mais sofisticadas com peças de roupa mais informais.

Mas apesar de o cetim se ter tornado num tecido versátil, a verdade é que os clássicos como os satin bridesmaid dresses, continuam entre os preferidos das mulheres e fazem um enorme sucesso em festas formais como por exemplo casamentos.

Como de certeza já sabes, o cetim é composto por um tecido fino, brilhante e nobre conseguindo assim uma modelagem perfeita no corpo feminino. Por todos estes e outros motivos que já te falei, o cetim tornou-se, tal como o veludo, num tecido associado à nobreza e à elegância.

Estamos também a falar de um tecido que pode (e deve) ser usado por mulheres de todas as idades, e com qualquer formato de corpo, desde as mais altas às mais baixas, das mais magras às mais gordinhas. Sendo que claro, se aplica a regra do bom senso o do bom gosto e cada mulher deve escolher aquilo que mais a favorece.

E tu, gostas de cetim? Usas muito este tecido?



Este texto foi pago ou patrocinado.

 

Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Youtube | Pinterest

#Resumo da semana nº49/2020

Não quero entrar em detalhes, pelo menos para já, mas os últimos dias têm sido verdadeiramente complicados, devido a problemas de saúde familiares. Só espero que durante esta semana as coisas melhorem, e então nessa altura, quando tudo estiver mais calmo, falarei do que aconteceu.

Entretanto, como deves ter reparado tenho feito algumas publicações especiais de natal, espero que estejas a gostar, pois ainda tenho mesmo muito boas ideias e sugestões para partilhar contigo até ao natal.

Legenda:

1. É claro que eu acredito em amor à primeira vista, tem rouoas que ei vejo que foram feitas para mim!

2. Mais uma grinalnada de natal feita em casa com material reciclado...
Em breve teremos o diy no blog.

3. 2011 foi um ano incrível... Porque vários motivos!!!

4. Dizem por aí que exiatem mais de 1000 maneiras de cozinhar bacalhau... Por aqui, hoje, ele vai ser cozido e bem acompanhado.

5. Petiscos de sábado à noite: Peitos de frango em molho de sopa de cebola com batatas fritas.
Se quiseres podes procurar a receita no blog!

6. De vez em quando eu escuto conversas de estranhos, presto atenção e aibda dou a minha opinião mentalmente.

7. "A mente que se abre a uma nova ideia já mais voltará ao seu tamanho original." (Albert Einstein)

8. Mimos, mimos e mais mimos...

9. "Se não mudar o que eu faço hoje, todos os amanhãs serão iguais a ontem" (Autor Desconhecido)

10. Durmam com ideias, acordem com atitudes...

 

Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Youtube | Pinterest

A importância de ouvir o nosso corpo

Tem sido cada vez mais frequente, perceber que eu, e quase todas as pessoas que me rodeiam se esquecem de dar ouvidos ao próprio corpo, se já antes era assim, agora com a COVID-19, parece ser mais fácil esquecer as outras doenças, a única coisa prioritária são os sintomas da COVID-19, e o resto acaba por ser relegado para segundo ou terceiro plano.

Acredito que seja fácil, esquecer os pequenos sinais que o nosso corpo nos manda. Afinal de contas, o que é uma moedeira, picadas ou outra coisa qualquer que não implique um sofrimento constante e gritante? Se nos queixarmos de coisas pequeninas, pequenas dores, mau estares ou outra coisa qualquer, vamos nos sentir mesquinhos e pensar que o resto da sociedade à nossa volta vai apenas achar que somos mimados e que não somos capazes de lidar com pequenas coisas sem nos queixarmos.


Confesso que sofro da síndroma da resposta ideal, sempre que me questionam se estou bem, chuto logo um "Sim! Estou!", e só recentemente percebi que nunca prestei realmente atenção à esta pergunta. Ninguém está realmente bem, constantemente, seja um dor de cabeça, seja um problema pessoa, seja até mesmo uma cólica ou quem sabe uma unha encrava. Por vezes (mais vezes do que gostaríamos,), não estamos bem, mas dizemos que sim porque existe o hábito de menosprezar as pequenas coisas.

Tirei algum tempo para pensar nisso, quando foi a última vez que ouvi o meu corpo? Não me refiro a dores físicas, mas também às dores psicológicas? Quando foi a ultima vez que me sentei e deitei cá para fora aquilo que me magoa?

Só no outro dia, quando uma colega de trabalho me ligou depois do horário de expediente e me perguntou abertamente "o que é se anda a passar a contigo?" é que percebi, que pela primeira vez em muito tempo, o que a pergunta queria realmente dizer, e então percebi que existia muita coisa que me ocupava a cabeça e que me deixava fisicamente esgotada. Nesse dia desabafei e quando desliguei o telefone, percebi que me sentia melhor.

 

O que eu quero dizer com isto, é que, não devemos descurar as pequenas coisas, e devemos ouvir os pequenos sinais do nosso corpo sem esperar que aquilo que nos incomoda se torne em algo gritante e que muitas vezes pode ou não ser reversivo.

E tu, ouves o teu corpo? Quando foi a última vez que respondeste honestamente quando alguém te perguntou como estavas?

 

Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Youtube | Pinterest

5 minutos para conhecer... Cherry

Hoje, e tal como acontece em todas as quintas-feira vamos ter "5 minutos para conhecer", a Margarida Gonçalves, mais conhecida entre os blogs como Cherry, a menina de Braga de 23 anos, que é enfermeira, e também é autora do blog "Life of Cherry".

Ontem é só Memória: Quando eu era criança e me perguntavam o que queria quando fosse adulta respondia sempre que... 

Cherry: ...Ui, várias coisas! Já quis ser princesa (como todas as raparigas), cabeleireira, veterinária, até trabalhadora numa caixa de supermercado. A paixão pela área da saúde só surgiu mais tarde, a partir dos 10 anos.
Ontem é só Memória: Se alguém me quiser conquistar pelo estômago, devem oferecer-me... 

Cherry: ...Chocolate all the way! No primeiro date com o meu namorado, ele ofereceu-me chocolate (ele já sabia), foram logo pontos extra a favor dele!
Ontem é só Memória: Ontem esqueci-me de... 

Cherry: ...por acaso nada. Ultimamente comecei um novo método de organização, o bullet journal e tem-se relevado mais eficiente em lembrar-me das coisas do que qualquer agenda.
Ontem é só Memória: Tenho uma coleção de... 

Cherry: ...merchandising de Harry Potter. Um pouco de tudo, desde os livros e DVDs (claro!), a canecas, bonequinhos, marcadores de livros... Foi mais ou menos acidental, algumas coisas fui eu que comprei, mas a maior parte foi-me oferecida pelas minhas pessoas. 


 Gostavas de participar nesta rubrica? Então envia um e-mail para colaboracoes.ontemesomemoria@gmail.com

 

Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Youtube | Pinterest

Saudades da minha bela cidade

Nasci e cresci nos arredores no Porto, aprendi desde nova a admirar a beleza das nossas ruelas, a simplicidade do povo, e todas aquelas pequena coisa que tornam a cidade do Porto tão especial.

Sim, a cidade do Porto não é só misteriosa e cheia de encantos, existe nesta cidade uma aura mágica e cheia de histórias. E em qualquer recanto da cidade conseguimos imaginar uma batalha histórica, um romance proibido, uma revolução, ou até mesmo um casamento.

Existe sempre algo a contar sobre o Porto, as ruas contam historias, e eu tenho saudades dessas ruas. Continuo a viver no Porto, dia após dia conheço melhor a minha cidade, mas nos últimos meses percebi que a cidade que eu amo, parou mesmo estando em movimento. A pandemia tirou de nós, as gargalhadas constantes, as brincadeiras nas ruas, os turistas confusos... Até os palavrões parecem ter parado... A minha cidade, perdeu a sua vida, e também ela está em confinamento.

Hoje em dia já não me sinto confortável em caminhar pelas ruelas... Parece sacrilégio visitar locais onde circulam muitas pessoas. Numa altura em que os contactos e a proximidade são proibidos, a afabilidade da cidade, não pode existir. Tudo o que nos caracteriza está a ser apagado e eu só espero que não seja esquecido.

Quero voltar a ser turista na minha cidade, e passear pelos seus recantos. Apreciar o nosso povo e ser feliz na cidade que sobreviveu a um cerco, aguentou revoluções e durante anos preservou a sua magia.

 

E tu, sentes saudades da tua cidade? Mudou muita coisa nos últimos meses?

 

Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Youtube | Pinterest

DIY | Grinalda de Natal com material reciclado

Dezembro acabou de chegar e com ele veio aquele cheirinho do natal que se aproxima.

Concordo que este ano, nem parece natal, mas o calendário não engana, por isso está na altura de tirar as decorações de natal do armário e preparar as habituais celebrações de natal

A minha sugestão este ano (e eu tenho mais coisas pensadas para partilhar contigo sobre o assunto), é apresentar dicas, sugestões e DIY's sustentáveis, para que este natal seja um pouco mais especial. 

Material necessário:

  • 9 ou 10 cartão dos rolos do papel higiénico;
  • Super cola
  • Tinta acrílica verde
  • Bolinhas de esferovite
  • Tinta dourada e vermelha (opcional)
  • Fio


Preparação:

Começa por fazer pequenas argolas com os rolos do papel higiénico (cerca de 1cm cada uma), presta atenção porque nem todos os rolos tem o mesmo tamanho e fazem diferença de tamanho e largura, mas à partida cada rolo, deve dar para teres cerca de 8 argolas.

Com as mãos alonga as argolas,e vai colando as pontas entre si, como mostro nesta imagem:

Segue este processo e junta cerca de 5 a 6 argolas e forma uma flor. Repete o processo até não teres mais argolas para fazer mais flores.

Pinta as flores com a tinta acrílica e deixa secar cerca de duas horas (tempo mínimo, mas confirma na embalagem se tem alguma informação sobre o tempo que demora a secar).

Se quiseres podes salpicar as flores com tinta dourada, vermelha ou purpurinas. Eu usei uma escova de dentes velha e fui salpicando com estas cores aqui ou ali.

Deixa secar novamente para não manchar as tintas. 

Enquanto a tinta seca, faz um molde de como queres que seja a tua grinalda. Pode ser um circulo, um triângulo, ou algo completamente aleatório. Confesso que a minha ideia era criar uma grinalda redonda, mas depois que comecei a colar as flores umas às outras decidi fazer algo diferente. 

Cola as flores umas às outras e depois cola aleatoriamente, algumas flores por cima de outras para dar volume à grinalda.

Deixa a cola secar, e depois cola as bolas de esferovite (eu já comprei bolas prateadas, mas se quiseres podes comprar brancas e pintar com as cores que quiseres), no centro das flores.

Coloca o fio no topo da tua grinalda e deixa secar bem, antes de a pendurares na tua decoração.

 

O que achas-te deste DIY? Já alguma vez fizeste algo parecido?


Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Youtube | Pinterest

#Resumo da semana nº48/2020

Repetindo o padrão das últimas semanas, vou ter que voltar a dizer que a semana foi marcada por dias de muito trabalho, e poucas horas de sono. Além disso, esta semana, quase todas as noite tive insónias que me deixavam acordada entre uma a duas horas por noite sem motivo aparente. O fim de semana não deu para descansar devido a algumas complicações aqui em casa (depois conto-vos tudo o que aconteceu), mas felizmente vou estar alguns dias em casa, e espero conseguir pelo menos descansar...

Legenda:

 

1. "Podemos escolher o que semear, mas somos obrigados a colher aquilo que plantamos"

2. Quando vens trabalhar para o Alentejo...

3. Por aqui, o fim-de-semana é aproveitado para a produção de conteúdos, e para estudar um pouco...

4. "Um homem nunca deveria ter vergonha de confessar que errou, pois na verdade é como dizer, por outras palavras, que hoje ele é mais sábio do que foi ontem" (Jonathan Swift)

5. A segunda-feira nunca é fácil, mas se tivermos um bom jantar à nossa espera tudo fica melhor...

6. Dizem que recordar é viver, por isso aqui está um TBT do lançamento do neu primeiro livro, no dia 07 de novembro de 2010... Belos tempos...

7. Os primeiros pimentos padron colhidos da minha mini-horta. Muito saborosos e picantes... Adorei!

8. Cada pessoa com quem convivemos é um teste, uma lição ou um presente.


Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Youtube | Pinterest

Crónica | Tempo perdido na casa de banho

Quase nada vida é mais sagrado que o tempo perdido na casa de banho. Esse tempo é aproveitado por uns para verificar o telemóvel, jogar aquele jogo irritante que instalamos especificamente para o momento em que estamos a fazer o numero dois, ou então aproveitado para ler uma revista ou um livro, entre outras coisas que podem variar de acordo com a imaginação da pessoa.

Sim, o tempo passado no "trono" é sempre aproveitado para relaxar um pouco, e claro, como qualquer atividade que prevê o relaxamento, também esta, por vezes se estende por mais tempo do que seria suposto. Por isso fico seriamente irritada quando decidem cronometrar o meu tempo dedicado a esta atividade, com iluminações equipadas de temporizador que sem falarem nos gritam constantemente "vá rápido, ou vais ca*** às escuras!"

Tudo bem, eu entendo e ideia dos donos dos cafés em colocar temporizadores na luz e na água. Mas meus senhores, o tempo que colocam nos vossos temporizadores não é tempo suficiente para uma pessoa tratar dos seus assuntos pessoais com a sanita.

Quer dizer, já é constrangedor o suficiente ter que ir de emergência a uma casa de banho pública, mas ter que estar a dançar o malhão a meio de uma cólica torna tudo muito mais ridículo. Isto na melhor das hipóteses. A outra hipótese é ficares sentada na sanita, provavelmente numa posição nada confortável às escuras. Depois procuras o papel higiénico às escuras, limpas-te às escuras e enquanto isso, apesar de teres gesticulado como um palhaço no circo, a luz não acendeu porque afinal o sensor, não está para ai virado (literalmente).
Existem ainda questões de foro psicológico que devem ser analisadas, eu pessoalmente, acredito que, muita boa gente, assim que as luzes se apagam, imaginam logo uma mão a trepar as profundezas da sanita para lhes beliscar o rabinho. Deve ser assustador...
Mas sejamos sinceros, quando as luzes se apagam e ficamos a sós com sanita, fica na divisão uma sensação de vazio, em que só pensamos: e agora?!

(Nunca o "e agora?" fez tanto sentido).

 

De repente até parece que fica tudo em silêncio e só existimos nós e o WC, entramos em simbiose e deixamos nos ficar sentados, de calças para baixo, no escuro a pensar na vida (ou na me*** da vida).

Toda a gente devia de experimentar este momento de entrega e cegueira, em que nem o papel higiénico, conseguimos encontrar. Depois só pensamos como é que nos vamos salvar desta! Acreditem, a hipótese de não limpar o rabinho parece o fim do mundo, mas só dura uns segundos para o mortal comum, uma eternidade para quem está nesta situação.

Enquanto isso, pensamos “Será que alguém está a imaginar a figurinha que eu estou a fazer aqui?!”, e apesar de sabermos perfeitamente que não, é impossível não se ficar constrangido com a ideia de alguém saber a triste figura e o pânico que estamos a sentir, só porque fomos à casa de banho e ficamos às escuras.

Quem diria, até para ir à casa de banho requer ciência... E dá conteúdo para uma crónica!

Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Youtube | Pinterest

5 minutos para conhecer... Bruna Ferreira

Esta quinta-feira, vamos ter "5 Minutos para Conhecer" a Bruna Ferreira, a menina de 20 anos que mora no Recife e que é a autora do blog "Seja Agridoce".

Ontem é só Memória: Não consigo dormir sem...
Bruna Ferreira:
...o meu gato! 

Ontem é só Memória: A minha sanduíche perfeito tem que incluir...
Bruna Ferreira:
...molho parmesão
Ontem é só Memória: Quando era criança, adorava...
Bruna Ferreira:
...tomar banho de mangueira!
Ontem é só Memória: Se eu fosse uma princesa da Walt Disney seria...
Bruna Ferreira:
...a Merida, do filme Valente

Gostavas de participar nesta rubrica? Então envia um e-mail para colaboracoes.ontemesomemoria@gmail.com


Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Youtube | Pinterest

7 do momento... nº67

Está pronta mais uma edição de os "7 do momento", e provavelmente a última de 2020, pois em dezembro tenho muitas publicações pensadas e não sei se vou conseguir fazer mais uma outra edição antes de o ano mudar.

Nenhuma edição de os "7 do momento" está completa sem a habitual sugestão cinematográfica de terror."Canibais" de 2013, tem a famosa e indiscutível assinatura de Eli Roth, um dos mestres de terror da atualidade. Neste filme, acompanhamos um grupo de estudantes ativistas que viajam para a amozónia para dar rosto a um protesto, mas que infelizmente acabam por sofrer um acidente. os sobreviventes do acidente são então confrontados, com uma tribo canibal, que não os vais deixar fugir de maneira nenhuma. Intenso, assustador e com imagens fortes de mutilação e violência.

Nunca o estilo de vida sustentável e natural esteve tanto na moda, por isso cada vez mais, dou por mim, completamente rendida a lojas que seguem este conceito. A "Murta", é uma loja online recente e expansão que vem provar que nos dias que correm não existem desculpas para se ter uma atitude natural e sustentável. Nesta loja, vais encontrar cosméticos naturais (desde hidratantes, sabonetes entre outros), a produtos para a casa e ainda produtos de higiene feminina. Além disso, nesta loja podes encontrar a prenda de natal perfeita para aquele amigo ou amiga que gosta deste conceito.

Não é a primeira vez (e provavelmente não vai ser a última) que te falo da Wanapix, a loja online onde podes personalizar os teus produtos favoritos, desde cadernos e agenda, passando pelas máscaras que agora fazem parte do nosso dia-a-dia, terminando em produtos que podem ir desde a decoração para a casa, passando pelo vestuário.

Porque ajudar também é importante, desafio-te a conhecer a animais de rua. Esta associação, tal como o numa indica, acolhe animais de rua e ajuda-os a encontrar um lar. Existem várias maneiras de ajudar esta (e outras associações), mas nesta em particular podes comprar cadernos, agendas e ainda podes apadrinhar um animal de estimação.

Um dos meus mais recentes passatempos tem sido o cultivo e uma mini-horta que decidi ter em casa. Se me segues nas redes sociais, deves ter reparado que até estou a gostar desta experiência, por isso tenho procurado sempre mais e melhores maneiras de melhorar a minha mini-horta, e isso passa por passar algum tempo num horto que existe perto de minha casa. O Progresso Plantas, apresenta não só uma vasta variedade de sementes e flores, como de materiais para te ajudarem a dar os primeiros passos nesta experiência.

A obra de Paul Tournier, intitulado "As cortesãs", das mulheres que por serem favoritas ou cortesãs de homens de poder mudaram a história. Esta obra, vem responder a várias questões sobre quem eram estas mulheres e o que é que elas fizeram para ter tanto poder, e para influenciarem o curso da história. 

Finalmente, terminamos em grande com o famosos e mais recente documentário sobre Paris Hilton. Em "This is Paris", conhecemos um lado diferente e mais humano da famosa socialite. A verdade é que através deste documentário não vimos só o lado fantástico desta mulher que conquistou o mundo, mas conhecemos um lado que a maioria desconhecia, e nele, vimos o que existe um ser humano que para chegar onde chegou, tomar as decisões que tomou, foi moldado por várias situações da vida, e acredita em mim, algumas delas não foram nada fáceis.


Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Youtube | Pinterest

3 aprendiagens que fiz com a série "Teoria do Big Bang"

A "Teoria do Big Bang" foi uma das séries que mais sucesso fez nos últimos tempos, leve e descontraída, ela apresenta-nos um grupo de nerds, uma vizinha completamente normal, e outras personagens bem características da nossa sociedade. Mas e ao contrário do que muitos pensam a série não só comédia, e existem coisas que podemos aprender com ela se estivermos bem atentos...

1. A química e a ciência não precisam de ser algo aborrecido

Quando andamos na escola, estas são aquelas disciplinas para as quais torcemos o nariz, a verdade é que na série, as personagens são pequenos génios destas e outras áreas, e conseguem muitas vezes explicar de forma divertida e clara, coisas que na sala de aula de aula parecem muito aborrecidas. Aliás algumas das experiências que eles fazem provam irrefutavelmente que a ciência pode ser uma verdadeira aventura.

2. Não faz mal ser diferente
Identifico-me em muitas coisas com o Sheldon, seja o hábito de me sentar no mesmo sítio, de não gostar que alterem a rotina, ou a necessidade de explicar tudo (não de fazer contratos como ele, mas sim deixar as coisas bem alinhadas), entre outras coisas, e compreendi o quanto isso pode ser complicado para as pessoas ao meu redor. Contudo esses são os traços de personalidade do Sheldon e isso não o impede (e não me impede a mim) de sermos felizes à nossa maneira. Ser diferente dos outros é apenas uma maneira de ser.

3. As pessoas evoluem
A Penny é talvez o maior exemplo disso. Ela era uma aluna mediana que aspirava ser atriz, mas com o passar dos anos e das temporadas existem um crescimento significativo na personagem que mostra o quanto ela aprendeu e amadureceu. Ela é uma personagem muito inteligente que através da convivência com um grupo de amigos supostamente muito mais inteligentes do que ela, aprendeu a filtrar o conhecimento e a mostrá-lo quando necessário. A prova que ninguém é "burro demais" para aprender em qualquer altura da vida.

E tu, já viste esta série? O que é que aprendeste com ela?

 

Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Youtube | Pinterest

#Resumo da semana nº47/2020

Apesar das mil e uma coisas que surgiram, esta semana já teve um sabor mais natural, e finalmente consegui, organizar-me, descansar e manter quase todo o trabalho em dia. 

Por aqui o fim-de-semana com restrições também foi bem aproveitado. Aproveitei as horas fechada em casa, para cuidar da minha mini-horta, para preparar algumas edições especiais para o natal, estudar marketing digital, entre outras coisas...

Legenda:


1. Existem aparências que enganam... Depois existem outras que assustam...

2. "Sê o tipo de pessoa, que gostarias de ter por perto" (Autor Desconhecido)

3. "Pequenas nuvens, não podem esconder muitas estrelas" (Provérbio popular australiano)

4. Petiscos de sábado a noite.

5. Não deixes pessoas vazias, ocuparem a tua vida.


Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Youtube | Pinterest

Quero ser blogger... Blogger Planner para 2021

Por incrível que custe a acredita, 2021 está já ai ao virar da esquina. E, tal como aconteceu no ano passado, decidi partilhar algumas dicas de organização e um planner para todos aqueles que tem um blog.

Como todas as pessoas que têm um blog sabem, o sucesso deste está em grande parte pendente da criatividade, da qualidade, mas acima de tudo da organização. Quando um blog se torna num projeto mais sério (e quem sabe, com algum lucro financeiro) a organização das publicações, da gestão das redes sociais e dos contactos é fundamental. A pensar nisso, criei um blogger planner, que consegue preencher (pelo menos para mim), todas essas necessidades.

 

 Este blogger planner inclui:

 

1. Planeamento mensal 

Perfeito para anotar a validade de banneres, e ideal para se ter uma vista mensal onde constam as festas, datas especiais, e ainda para ter uma visão alargada das publicações para o mês inteiro.


2. Planeamento das publicações 

Estas páginas podem ser replicadas as vezes necessárias de forma a preencher as tuas necessidades. Nestas páginas podes planear todas as tuas publicações, desde o titulo, às imagens e preparei ainda uma checklist obrigatória para cada publicação.

 

3. Planeamento das publicações pagas 

Se é habitual fazeres publicações pagas, uma boa maneira de manter tudo organizado é ter uma página onde ficam registados os contactos, o tipo de parcerias que foi feita, qual o valor combinado, e se o pagamento está em dia ou não. Também estas páginas, podem e devem ser impressas mais do que uma vez para que possas gerir os teus contactos.


4. Faturação 

Se o tópico acima é bom para ti, então a página de faturação vai ser imprescindível para registares todos os recebimentos e pagamentos feitos.

 

5. Notas e ideias 

Aqui podes apontar todas as ideias que ainda estão soltas e que não sabes como organizar, estas páginas são perfeitas principalmente para criar listas de temas, sobre os quais pretendes falar, aqui também vais encontrar espaço para apontares algumas ideias de publicações que pretendas fazer nas redes sociais. Tal como alguns dos tópicos anteriores estas páginas podem ser impressas quantas vezes necessitares.

 

6. Resultados

Apontar resultados mensais e anuais é importante, não só para termos um feedback do nosso trabalho, mas para compreendermos como podemos melhor mês após mês. Nesta página final podem apontar não só os balanços financeiros do vosso blog, como apontarem as estatísticas do blog e das redes socais.


Podem ver e experimentar este fabuloso blogger planner de forma gratuita, para isso basta clicares neste link e desfrutares.


E então, o que achaste deste blogger planner? O que não pode fazer falta na tua organização na hora de publicares no blog?

Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Youtube | Pinterest

5 minutos para conhecer... Pathy Guarnieri

Esta semana, na rubrica "5 minutos para conhecer", vamos conhecer a Pathy Guarnieri, a menina de 34 anos, auxiliar administrativa e estudante de marketing autora do blog "Cores do Vicio".


Ontem é só Memória: Não consigo dormir sem...
Pathy Guarnieri:
...Coberta. Seja um lençol ou uma manta, preciso me cobrir, nem que seja pelo menos os pés.
Ontem é só Memória: A minha sanduíche perfeito tem que incluir...  
Pathy Guarnieri:
...cebola, muuuita cebola!
Ontem é só Memória: Quando era criança, adorava...
Pathy Guarnieri:
...Jogar vídeo game, coisa que adoro fazer até hoje!
Ontem é só Memória: Se eu fosse uma princesa da Walt Disney seria...
Pathy Guarnieri:
...Nunca pensei em ser uma princesa da Disney, mas se fosse escolher, seria a Mérida de Valente. Adoro a personalidade dela.

Já conhecias a Pathy? Gostaste da participação dela aqui no blog?

 

Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Youtube | Pinterest

Uma tarde no Sanatório de Valongo

No outro dia eu e o J aproveitamos a liberdade de circulação para irmos visitar o antigo sanatório de Valongo

Como queríamos evitar locais com poucas pessoas, achamos que um passeio a pé pela serra seria uma boa alternativa, e não estávamos errados.

Apesar de ser frequentemente denominado por Sanatório de Valongo, a verdade é que este estabelecimento é oficialmente denominado de Sanatório de Montalto ou Sanatório de Monte Alto.
Este estabelecimento situado na freguesia de São Pedro da cova em Gondomar, e foi um estabelecimento de saúde para o tratamento da tuberculose.

Este sanatório funcionou apenas durante um curto período de tempo, sendo a sua inauguração ocorreu em 1958 e acabou por ser encerrado em 1975, entrando de seguida num profundo estado de degradação que é visível nos dias atuais.

A instalação do Sanatório de Valongo inseriu-se no âmbito de uma fase da história da saúde em Portugal, durante a qual o governo empreendeu a construção de vários estabelecimentos especializados para combater a tuberculose, doença que então assolava o país.
O local para a construção deste sanatório foi a Serra de Santa Justa, onde supostamente o ar era mais puro e um local que estava suficientemente isolado dos centros urbanos, para assim diminuir o risco de contágio.
Quando no inicio dos anos 70, se começou a verificar um controlo maior e mais eficiente sobre a tuberculose, os sanatórios começaram a perder a sua utilidade.

Ao todo, o complexo do sanatório, que ocupava nove hectares, isso também incluía uma escola, uma lavandaria, um reservatório de água, e uma capela dedicada a Nossa Senhora dos Enfermos.
É ainda importante relembrar que chegaram a estar internadas cerca de 350 pessoas em simultâneo, apesar de a lotação inicial ser de 50 camas, talvez por isso existam muitos mitos em torno destas instalações que muitos dizem ser assombrada.
Após o seu encerramento, o sanatório de Valongo foi pilhado, vandalizado e danificado por incêndios.

E tu, já conhecias este sanatório? O que achaste deste lugar?


Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Youtube | Pinterest