COVID-19 | Falando sobre os testes PCR

Apesar de não ter entrado em detalhes antes, devo-te dizer que recentemente passei por uma experiência muito complicada aqui em casa e que foi, por vários motivos muito difícil de lidar. Refiro-me claro, à COVID-19, que chegou a minha casa pedir autorização e infetou todas as pessoas menos eu. 

Mas desta vez não é sobre isso que te quero falar (isso vai ser conteúdo para outra publicação), hoje quero-te falar sobre os testes PCR, mais conhecidos como testes de zaragatoa, e explicar-te direitinho em que é que consistem, como são feitos e partilhar contigo a minha experiência. 

O que são testes PCR?

Os testes PCR verificam se o vírus SARS-CoV-2, que provoca a doença conhecida como COVID-19 está presente numa amostra.
Na realização deste teste é pesquisado o material genético (ácido ribonucleico, ARN ou RNA) do vírus, e, caso seja encontrado RNA do vírus numa amostra, então isso significa que o vírus, ou restos dele, está presente, logo isso significa que havia uma infeção ativa no momento em que a amostra foi colhida. Logo estamos perante um caso positivo de COVID-19.

Basicamente os testes PCR servem para pesquisar a existência do vírus  podendo dizer se num determinado momento existe ou não uma infeção ativa. Estes testes ajudam ainda a identificar pessoas que podem contagiar outras, ajudando também, a orientar a implementação de medidas de isolamento e proteção de forma a conter a infeção. Este tipo de teste, contribuiu ainda para ajudar a caracterizar a doença, ajudando assim a compreender as formas de transmissão e a sua gravidade nos diferentes escalões etários, bem como a relação entre a gravidade e a presença de outras doenças.

Quem deve fazer este teste?

  1. Pessoas que contactaram com doentes COVID-19 confirmados.
  2. Pessoas com sintomas, ou suspeitas de contágio.


Como é feito?
Este tipo de testes é sempre analisado em contexto laboratorial. A sua realização pode ser feita diretamente num laboratório autorizado, ou num drive thru pertencente a um laboratório.
Neste teste, como já deves saber, é inserida uma zaragatoa no nariz, que fica lá por alguns segundos antes de ser recolhida e levada para análise.
No meu caso, e ao contrário do que muitas pessoas dizem, não achei o teste doloroso, mas sim desconfortante, pois sentes a zaragatoa a entrar pelo teu nariz e isso causa algumas impressão, contudo, não posso dizer que tenha sido um teste difícil de se fazer.

Informações Importantes:
Já toda a gente sabe que em caso de sintomas, ou em caso de contacto com um caso positivo, o procedimento será contactar diretamente a linha de saúde 24 (808 24 24 24), para que seja realizado o despiste e avaliada a verdadeira necessidade da realização do teste. Claro que, podes sempre realizar o teste de forma independente e particular, mantendo todos os cuidados já conhecidos.

 

Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Youtube | Pinterest

16 comentários:

  1. Eu acho que de uma forma ou de outra todos vamos passar pelo Covid19. Este ano nem se fala das ditas gripes normais que, outros anos entupiam as urgências dos hospitais e centros de saúde. Ou, por medo, não vão ao médico, ou toda a gripe é covid!

    Sim, cuidados sempre.
    **
    Se, o outro lado for a distância que nos separa
    *
    Beijo e um excelente dia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Creio que tenhas razão!
      Quanto às gripes, alguns estudos apontam que a utilização das máscaras, está a fazer com que este ano existam menos casos de gripe!

      Eliminar
  2. Por acaso nunca tive necessidade de fazer o teste, mas a minha mãe, a minha sogra e o meu cunhado já fizeram e nenhum diz que dói, mas que é apenas desconfortável.
    Um beijinho,
    http://myheartaintabrain.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Por acaso nunca fiz o teste, mas já tive pessoas da familia que fizeram mas deu negativo, acho que este ano é mesmo um ano de aprendizagem
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  4. Ainda não tive necessidade de fazer o teste e Deus queira que não tenha que é bom sinal. Minha nora é Técnica de exames no hospital do Barreiro. E vem todos os dias a minha casa já que fico com a neta de meses, e também com a irmã quando não há aulas. Uma colega da minha nora ficou infetada e a minha nora apesar do teste negativo esteve 14 dias em casa. Se ela tivesse dado positivo é claro que eu e o marido teríamos ido fazer o teste. Mas como ela deu negativo não foi preciso.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
  5. Obrigada pela tua partilha tão elucidativa! Até ao momento, não tive necessidade de fazer o teste

    ResponderEliminar
  6. O importante é sempre fortalecer a imunidade, seja através da alimentação, suplementos vitamínicos e atividades físicas. ;)

    mundoalternativo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apesar de ser importante manter um estilo de vida saudável, a verdade é que só isso não é suficiente para combater o vírus...

      Eliminar
  7. Felizmente não precisei fazer o teste ainda. Que bom que vc não pegou e espero que seus familiares que pegaram estejam todos bem.

    Beijos/Kisses.



    Anete Oliveira

    Blog Coisitas e Coisinhas

    Fanpage

    Instagram

    ResponderEliminar
  8. Elucidar é bom
    e com alegria
    se faz um bom dia
    com otimismo
    é saúde da boa sem eufemismo '.~)

    Beijinhos, também ao look bonito na foto.

    ResponderEliminar
  9. Nunca tive de fazer o teste, felizmente, mas é sempre bom saber mais informação sobre o tema.

    ResponderEliminar