Uma tarde no Sanatório de Valongo

No outro dia eu e o J aproveitamos a liberdade de circulação para irmos visitar o antigo sanatório de Valongo

Como queríamos evitar locais com poucas pessoas, achamos que um passeio a pé pela serra seria uma boa alternativa, e não estávamos errados.

Apesar de ser frequentemente denominado por Sanatório de Valongo, a verdade é que este estabelecimento é oficialmente denominado de Sanatório de Montalto ou Sanatório de Monte Alto.
Este estabelecimento situado na freguesia de São Pedro da cova em Gondomar, e foi um estabelecimento de saúde para o tratamento da tuberculose.

Este sanatório funcionou apenas durante um curto período de tempo, sendo a sua inauguração ocorreu em 1958 e acabou por ser encerrado em 1975, entrando de seguida num profundo estado de degradação que é visível nos dias atuais.

A instalação do Sanatório de Valongo inseriu-se no âmbito de uma fase da história da saúde em Portugal, durante a qual o governo empreendeu a construção de vários estabelecimentos especializados para combater a tuberculose, doença que então assolava o país.
O local para a construção deste sanatório foi a Serra de Santa Justa, onde supostamente o ar era mais puro e um local que estava suficientemente isolado dos centros urbanos, para assim diminuir o risco de contágio.
Quando no inicio dos anos 70, se começou a verificar um controlo maior e mais eficiente sobre a tuberculose, os sanatórios começaram a perder a sua utilidade.

Ao todo, o complexo do sanatório, que ocupava nove hectares, isso também incluía uma escola, uma lavandaria, um reservatório de água, e uma capela dedicada a Nossa Senhora dos Enfermos.
É ainda importante relembrar que chegaram a estar internadas cerca de 350 pessoas em simultâneo, apesar de a lotação inicial ser de 50 camas, talvez por isso existam muitos mitos em torno destas instalações que muitos dizem ser assombrada.
Após o seu encerramento, o sanatório de Valongo foi pilhado, vandalizado e danificado por incêndios.

E tu, já conhecias este sanatório? O que achaste deste lugar?


Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Youtube | Pinterest

21 comentários:

  1. É uma pena os proprietários, ou o Estado Português, ou as Câmaras, seja quem for, deixe chegar estes edifícios a tão cruéis estados de degradação.
    Se calhar se fosse ocupado por alguma etnia pobre, ciganos, negros, aparecia logo alguém a reclamar o espaço. É o País que temos.
    .
    Cumprimentos poéticos

    ResponderEliminar
  2. Já tinha ouvido falar desse lugar, mas sim é mesmo uma pena estar nesse estado que se encontra
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  3. Um passeio muito interessante. Pena que um imóvel que desempenhou um importante pepel na saúde dos portugueses esteja assim ao abandono. Só não entendo porque a menina e o J, quiseram evitar locais com poucas pessoas. Não devia ser o contrário?

    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tentamos visitar vários locais, mas em tempos de pandemia eu pessoalmente prefiro evitar locais muito movimentados por motivos óbvios...

      Eliminar
  4. Desconhecia.
    Uma tristeza ver património destruído dessa forma.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Acho uma tristeza
    pois aqui havia também um
    mas que ao fim de anos e anos de abandono
    lá se rejuvenesceu
    e agora está um esplendor de Pousada '_~)

    https://www.pousadas.pt/pt/hotel/pousada-serra-estrela

    Beijinhos e um belo dia de Sol Teresa.

    ResponderEliminar
  6. Ainda não conheço!
    Mas está nos meus planos, um dia aparecer por aqui!
    Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que faz bem, pelo menos o passeio pela serra é muito bonito!

      Eliminar
  7. Não conhecia de todo! :)
    beijinhos

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  8. Não conhecia, mas deve ter um ar tão pesado. Ainda bem que foi desabilitado.

    Beijo.
    Cores do Vício

    ResponderEliminar
  9. Nunca fui nem conhecia, mas acredito que seja um locais para uma visita interessante, não diria bonita, mas interessante pela sua história.

    ResponderEliminar
  10. Na realidade já o conhecia e o seu estado de degradação atingiu tal ponto que chegou a ser, não sei se ainda é, madrigueira de toxicodependentes.
    Possa embora parecer surreal, também serviu de cenário para sessões fotográficas.
    Abraço.
    Juvenal Nunes

    ResponderEliminar