Editorial 2021

Tal como aconteceu no natal, decidi aproveitar o fim de semana prolongado para estar com a família, por isso, a próxima publicação já só vai aconteceu em 2021. E como sabes, eu gosto de manter a tradição, por isso hoje deixo-te com o editorial de 2021.

Tenho quase a certeza que tal como eu, também queres que este ano termine e queres deixar para trás muitas coisas relativas a 2020. E apesar de todos os anos por esta altura encararmos o novo ano como uma nova oportunidade, a verdade é que para 2021 temos muitas coisas que queremos ver, fazer e mudar...


E por falar em fazer e mudar... Essas vão ser provavelmente as palavras de ordem para o blog durante 2021. Depois um ano relativamente calmo, estou a pensar agitar um pouco as coisas. Em 2021 tenciono regressar às duas publicações diárias, continuar a falar de lifestyle, moda, beleza, sociedade, comportamento, ou até mesmo de saúde. Tenciono trazer mais convidados e até mesmo apostar mais nas redes sociais, e quem sabe, talvez seja em 2021 que eu volte a apostar no youtube.

Vou também apostar num contacto ainda mais próximo com os meus leitores e seguidores, dando-te a conhecer um pouco mais sobre mim e sobre o meu dia-a-dia, e permitindo estar perto de ti e de todos.


Até lá, aproveito para te desejar uma boa passagem de ano! Regresso segunda-feira com mais uma edição do resumo da semana.

 

Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Youtube | Pinterest

Top 5 publicações mais vistas de 2020

2020 está a chegar ao fim, e tal como acontece todos os anos, como quase todas as pessoa, está na hora de fazer alguns balanços. Hoje decidi animar um pouco e falar-te das publicações mais vistas de 2020:

1. Desligar é bom e faz bem!
Quero acreditar o motivo de sucesso desta publicação se deveu ao facto de as pessoas estarem com com saudades minhas depois de um pequeno período de férias. Bem brincadeiras à parte, fiquei feliz de esta publicação estar no topo das mais vistas, pois ela tem uma forte mensagem sobre a importância de descansar e estar offline.


2. Quero ser blogger... Blogger Planner para 2021

Confesso que fiquei feliz ao ver que esta publicação estava entre as mais visualizadas deste ano. Na verdade criei o planner com muito cuidado e de forma a satisfazer a necessidade de todas as pessoas que tem um blog e precisam de se organizar, por isso, descobrir que esta publicação estava neste top deixou-me verdadeiramente satisfeita.

 

3. Não sei o que vestir

A frase que talvez é mais pronunciada pelas mulheres e o titulo da terceira publicação mais vista deste ano. Este post patrocinado, está repleto de sugestões de como e quando usar um determinado modelo de vestido.

 

4. 7 do momento...nº65

Saber que as minhas sugestões são bem recebidas pelos meus leitores é sempre um bom motivo para me sentir orgulhosa e continuar a fazer rubricas como esta. 

 

5. #Resumo da semana nº44/2020 

Ver uma edição do "Resumo da Semana", entre as 5 mais visualizadas, é uma maneira muito agradável de saber que tu, e todas pessoas que visitam o o blog gostam de acompanhar o meu dia-a-dia, e de manter contacto com as minhas publicações pessoais.


Mais um vez, tenho que te agradecer e a todas as pessoas que dia após dias visitam o meu blog, falam dele com os amigos, que me seguem nas redes sociais e que gostam de acompanhar o meu trabalho. Estou a preparar muitas novidades e coisas novas para o próximo ano, por isso continua a visitar-me e fica atenta às redes sociais!

 

 Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Youtube | Pinterest

#Resumo da semana nº52/2020

Deve confessar que ao contrário daquilo que eu estava à espera, o natal correu surpreendentemente bem. Como eu disse nas redes sociais, acho que este ano, presenciei uma espécie de milagre de natal.

Tirando isso, esta foi uma semana calma, com direito a muitos jantares (aguenta fígado), algumas compras, e claro muita diversão. 

Tal como aconteceu a semana passada, também esta semana vamos ter umas miniférias, pois tenciono aproveitar os dias de festa para estar com a minha família.

Legenda:


1. Decidi dar uma oportunidade ao natal...

2. E então, como foi o vosso Natal? Confesso que por aqui apesar de tudo até correu melhor do que estava à espera... Acho que esse facto deve ser caractarizado como um pequeno milagre de natal.... 🎄🕯⭐

3. Merry christmas eve eve...

4. Vejo que estão todos muito bem dispostos... Já se pesaram hoje?

5. Feliz Natal 🎄🎁

6. Ainda sobre as declarações de natal...

7. O segredo de progredir é começar.

8. Sobre aquela coisa do espírito de natal...


Entretanto, e porque o prometido é devido, também já foi apurada a vencedora do sorteio de natal.

Muitos parabéns à Ana Lopes!!!

Peço-te por favor que me envies um e-mail até às 23h59 de dia 31 de dezembro com os dados para o envio dos miminhos.

Quanto às restantes, o meu sincero obrigada, e fiquem atentas que em breve tentarei realizar mais sorteios.


Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Youtube | Pinterest

Feliz Natal

Como sabes, os últimos dias não foram nada fáceis para mim e para a minha família. Para ser honesta este ano, nem parece natal, e a minha vontade para celebrar é praticamente nula.

De qualquer forma, sei que esta é uma época de paz e alegria, e vou tentar fazer os possíveis para tornar as coisas melhores. Como tal vou estar os próximos dias 100% dedicada à família, pois este ano, mais do que nunca precisamos de estar unidos. 

Entretanto aproveito para te desejar a ti e à tua família um feliz natal, volto na segunda-feira com mais um resumo da semana.

 

Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Youtube | Pinterest

Carta para o meu avô

Querido Avô,

 

Acordei com o despertador para mais um dia de trabalho... Choveu a noite toda e ainda está a chover... Penso que hoje está um dia está um dia triste e cinzento, e nem imaginava o que vinha por ai...

A minha mãe, a tua única filha, contou-me que faleceste durante a noite, sozinho numa cama de hospital... Oh meu Deus, como eu gostava de ter feito alguma coisa, como gostava de conseguido ajudar... Mas bem lá no fundo, eu soube desde o dia em que os bombeiros te levaram para o hospital, que isto podia acontecer... Sabes que eu sou uma pessoa realista, sabia que as probabilidades não estavam a teu favor, e sabia que isto podia acontecer, mesmo que eu me negasse a acreditar...

 

Numa época em que todos esperamos ansiosamente pela vacina que vai mudar o mundo, tu foste logo morrer nesta reta final... Não podias ter esperado mais um mês ou dois? Caramba Bô, eram só uns dias... Só precisavas de mais uns dias... Aguentamos a pandemia sem contaminação, porque é que aconteceu isto agora que já existia esperança... 

 

Nas ultimas horas, tenho-me lembrado de como tu e eu brincava-mos quando eu era criança... De andar às tuas cavalitas, de como montavas Legos comigo, de como ias comigo comprar guloseimas... Apesar de tudo, e de nos últimos anos não demonstrares, foste um bom avô.

 

Assusta-me pensar que estiveste 12 dias no hospital, nós queríamos muito te visitar, mas esta maldita pandemia não nos deixava... Por favor, não penses, nem por um segundo que te abandonamos... Sei que é fácil pensares que nos esquecemos de ti, que te mandamos numa ambulância para o hospital e nunca mais quisemos saber de ti, mas não era verdade, eu tentei saber todas as informações que podia sobre o teu estado, e os médicos ligavam quase todos os dias para dar noticias... Nós queríamos saber de ti, mas não podíamos fazer mais...

 

Desculpa, não ter estado mais presente, desculpa por não ter consigo fazer mais, sei que não podia, mas talvez devesse ter tentado... Espero que agora esteja com a avó, e que sejam finalmente felizes...


Com saudades...

Teresa Isabel Silva

 

Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Youtube | Pinterest

#Resumo da semana nº51/2020

Deves ter achado estranha a minha ausência nas redes sociais, e até mesmo por aqui nos últimos dias. Se bem te lembras, no último Resumo da Semana, falei sobre aqui em casa, toda a família menos eu tinha estado infetada com COVID-19, também te tinha dito que apesar de tudo ter corrido bem, o meu avô ainda tinha tido um agravamento dos sintomas, e estava no hospital... Pois bem, esta semana as coisas ficaram piores, e infelizmente o meu avô acabou por falecer.

Como podes imaginar não foi uma situação nada fácil, primeiro porque foi a primeira vez que perdi alguém tão próximo, segundo porque toda a situação associada à pandemia nos privou de despedidas, tornando tudo muito mais triste e difícil de aceitar...

Felizmente no trabalho todos foram muito compreensíveis, e consegui tirar o tempo necessário para organizar as ideias, e lidar com as emoções. O J e alguns amigos também foram uma grande ajuda, e claro o apoio da família foi fundamental, por isso sinto-me capaz de esta semana regressar à rotina e celebrar (dentro dos possíveis) as celebrações de natal.

Legenda:

1. "A mente que se abre a uma nova ideia jamais, voltará ao tamanho original" (Albert Einstein)

2. Saber sorrir é um talento...

3. "Se a gula é pecado, o inferno deve ser óptimo para fazer churrasco" (Autor Desconhecido)
 

Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Youtube | Pinterest

5 minutos para conhecer... Leslie Leite

Hoje temos a ultima edição de 2020 da rubrica "5 minutos para conhecer". E para fecharmos o ano com chave de ouro e recebemos a Leslie Leite, a menina de 27 anos de Curitiba, e autora do blog "Apenas Leite e Pimenta".

Ontem é só Memória: Tenho sempre na minha carteira...
Leslie Leite:
...a minha carteira de habilitação e números importantes escritos em um papel.
Ontem é só Memória: Ficava numa ilha deserta com...
Leslie Leite:
...meu marido, uma pederneira e um facão.
Ontem é só Memória: Fico mesmo muito irritada com...
Leslie Leite:
...injustiça e maus tratos, principalmente com minorias e animais.
Ontem é só Memória: Não consigo dormir sem antes...
Leslie Leite:
...ler e tomar meu anticoncecional, haha. Não quero ter filhos (por enquanto).

Gostavas de participar nesta rubrica? Então envia um e-mail para colaboracoes.ontemesomemoria@gmail.com 

 

Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Youtube | Pinterest

COVID-19 | Falando sobre os testes PCR

Apesar de não ter entrado em detalhes antes, devo-te dizer que recentemente passei por uma experiência muito complicada aqui em casa e que foi, por vários motivos muito difícil de lidar. Refiro-me claro, à COVID-19, que chegou a minha casa pedir autorização e infetou todas as pessoas menos eu. 

Mas desta vez não é sobre isso que te quero falar (isso vai ser conteúdo para outra publicação), hoje quero-te falar sobre os testes PCR, mais conhecidos como testes de zaragatoa, e explicar-te direitinho em que é que consistem, como são feitos e partilhar contigo a minha experiência. 

O que são testes PCR?

Os testes PCR verificam se o vírus SARS-CoV-2, que provoca a doença conhecida como COVID-19 está presente numa amostra.
Na realização deste teste é pesquisado o material genético (ácido ribonucleico, ARN ou RNA) do vírus, e, caso seja encontrado RNA do vírus numa amostra, então isso significa que o vírus, ou restos dele, está presente, logo isso significa que havia uma infeção ativa no momento em que a amostra foi colhida. Logo estamos perante um caso positivo de COVID-19.

Basicamente os testes PCR servem para pesquisar a existência do vírus  podendo dizer se num determinado momento existe ou não uma infeção ativa. Estes testes ajudam ainda a identificar pessoas que podem contagiar outras, ajudando também, a orientar a implementação de medidas de isolamento e proteção de forma a conter a infeção. Este tipo de teste, contribuiu ainda para ajudar a caracterizar a doença, ajudando assim a compreender as formas de transmissão e a sua gravidade nos diferentes escalões etários, bem como a relação entre a gravidade e a presença de outras doenças.

Quem deve fazer este teste?

  1. Pessoas que contactaram com doentes COVID-19 confirmados.
  2. Pessoas com sintomas, ou suspeitas de contágio.


Como é feito?
Este tipo de testes é sempre analisado em contexto laboratorial. A sua realização pode ser feita diretamente num laboratório autorizado, ou num drive thru pertencente a um laboratório.
Neste teste, como já deves saber, é inserida uma zaragatoa no nariz, que fica lá por alguns segundos antes de ser recolhida e levada para análise.
No meu caso, e ao contrário do que muitas pessoas dizem, não achei o teste doloroso, mas sim desconfortante, pois sentes a zaragatoa a entrar pelo teu nariz e isso causa algumas impressão, contudo, não posso dizer que tenha sido um teste difícil de se fazer.

Informações Importantes:
Já toda a gente sabe que em caso de sintomas, ou em caso de contacto com um caso positivo, o procedimento será contactar diretamente a linha de saúde 24 (808 24 24 24), para que seja realizado o despiste e avaliada a verdadeira necessidade da realização do teste. Claro que, podes sempre realizar o teste de forma independente e particular, mantendo todos os cuidados já conhecidos.

 

Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Youtube | Pinterest

Inspirações para decorar a casa com papel de parede

Quando o assunto é decoração, também a velha máxima do "menos é mais" se aplica e por isso, hoje em dia é preferível apostas em quadros, posters, ou até mesmo papel de parede para criar a ilusão de espaço e de detalhe em vez de recorrer a muitas peças de decoração, que só vão encher e criar ruído na harmonia que se procura para cada divisão da casa.

Talvez por isso os padrões que surgem e derivam da natureza sejam sempre bem-vindo na decoração... cada vez mais procuramos uma maneira (mesmo que artificial), de estarmos em contacto com a natureza, por isso a madeira continua a estar entre as preferências das pessoas, sejam tetos em madeira, soalho em madeira, e paredes em madeira.


As wood wall background, podem ser uma boa opção para criar esse efeito "contacto com a natureza", permitindo trazer para dentro de casa a beleza que só encontramos no exterior e no meio da natureza. Se preferes só manter a elegância das casas de campo, podes sempre optar por forrar as paredes com wood backdrop, e criar a ilusão de paredes forradas a madeiras sem terem que fazer obras em casa.

Outra boa opção para usarem as vinyl wood backdrop, é criarem aquela parede única que existe em muitas divisões. Esta parede única é muitas vezes a responsável pela transformação de uma divisão, e pode ser através dela, e deste toque de madeira que venhas a conseguir aquele tipo de decoração que procuras.

Se mesmo assim, preferes algo mais arriscado podes sempre apostar nos wood floor backdrop, e forrar também o chão para conseguires uma decoração de madeira total.


E então, o que achaste destas sugestões? Gostas de ver madeira na decoração?



Este texto foi pago ou patrocinado.


Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Youtube | Pinterest

#Resumo da semana nº50/2020

Pois bem, muitas coisas aconteceram nas últimas semanas... E se por um lado, na semana passada disse que não ia entrar em detalhes, desta vez, estou disposta a contar-te tudo.

O que aconteceu, foi que também cá em casa, fomos vitimas da pandemia do momento. O meu pai, a minha mãe e o meu avô testaram positivo para a Covid-19, e como devem imaginar foram dias assustadores. Felizmente os sintomas dos meus pais foram ligeiros, e agora eles já estão foram de perigo, mas infelizmente o meu avô teve uma infeção respiratória e ainda está internado no hospital.

Não quero demorar a falar sobre este assunto, até porque isso é material para outra publicação, mas posso garantir que ver toda a família infetada e ser a única pessoa com um teste negativo se torna assustador e psicologicamente desgastante.

De qualquer forma, e apesar de ter estado em teletrabalho aproveitei os dias de isolamento profilático, para estudar uns manuais de estudo sobre o marketing digital e tirei muitas ideias para inovar aqui o blog.

Hoje já vou regressar à minha rotina após os 14 dias de isolamento profilático. Estou com a sensação que esta vai ser uma boa semana.

 Legenda:

 

1. Quando o verbo é equívoco, o silêncio é corretivo.

2. "Só existem dois dias no ano em que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã. Portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver." (Dalai Lama)

3. Momentos deliciosos...

4. Petiscos de sábado à noite: Panadinhos de frango.

5. Antigamente 1h00 da manhã era cedo para mim, hoje, passa das 22h00 e eu já estou a cair de sono. Acho que estou a perder as habilidades de jovem...

6.  "Todos os dias, faz um pouco mais do que aquilo que tu julgas que consegues"

 

Aproveito para te dizer que esta semana vamos ter um sorteio de natal aqui no blog, por isso fica atenta, porque tenho a certeza que vais gostar!

Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Youtube | Pinterest

Receita #28 - Bolo de Natal

E então como vão os teus preparativos para o natal? Por aqui, continuamos as nossas publicações especiais de natal, desta vez, e como não podia deixar de ser, com uma receita de natal.

Ingredientes:

  • 400gr de açúcar
  • 200gr de farinha
  • 8 ovos
  • Raspas de chocolate
  • Corante verde
  • 100gr de coco ralado
  • 200ml gramas de natas
  • 1 embalagem de chocolate de culinária

 

Preparação:

Separa as claras das gemas e bate as claras em castelo até ficarem bem firmes.

Mistura bem as gemas, e junta o açúcar até conseguires uma massa uniforme, depois, aos poucos junta a farinha e as claras. Envolve bem.

Unta com manteiga e farinha, uma forma em forma de pinheiro. Se a forma for de silicone não precisas de untar. Leva ao forno a 180º por mais ou menos 30 a 45 minutos. Mas a partir dos 30 minutos vai fazendo o teste do palito para verificar a cozedura da massa.

Coloca o coco ralado num recipiente e junta um pouco de corante verde, recomendo que uses luvas neste processo, pois o corante é difícil de tirar da pele. Com as mãos mistura bem o corante com o coco ralado e vai adicionando pequenas gotas de corante até conseguires o tom de verde que pretendes.

 

Prepara o recheio e a cobertura do bolo. Derrete em banho-maria o chocolate, assim que estiver derretido junta as natas até conseguires a textura que pretendes... Lembra-te que a cobertura não pode ser liquida de mais, por isso o ideal é ir juntando as natas aos poucos... 


Desenforma o bolo e deixar arrefecer. Espalha a cobertura de chocolate por cima do bolo de forma uniforme, e depois polvilha toda a parte de cima do pinheiro com o coco ralado pintado de verde, e o caule do pinheiro polvilha com raspas de chocolate. Se quiseres podes ainda colocar algumas bolinhas decorativas, e polvilhar com açúcar em pó.

 

E então, o que achaste desta receita? Tencionas experimentar?

 

Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Youtube | Pinterest

5 minutos para conhecer... Catarina Silva

Hoje é dia de termos "5 minutos para conhecer" a Catarina Silva, a menina de 23 anos, estudante do 3º ano da licenciatura de Tradução e Interpretação em Língua Gestual Portuguesa na Escola Superior de Educação do Porto, e o rosto por trás do canal do youtube "Catarina Silva"

Ontem é só Memória: Não consigo dormir sem...
Catarina Silva:
...assistir a um vídeo no youtube e sem uma manta da primark.
Ontem é só Memória: A minha sanduíche perfeita tem que incluir...
Catarina Silva:
...ovo e batata frita de pacote
Ontem é só Memória: Quando era criança, adorava...
Catarina Silva:
...ser cabeleireira, afinal de contas eu cortava o cabelo a mim própria e às minhas bonecas.
Ontem é só Memória: Se eu fosse uma princesa da walt disney seria...
Catarina Silva:
...Tiana da princesa e o sapo. 


Gostavas de participar nesta rubrica? Então envia um e-mail para colaboracoes.ontemesomemoria@gmail.com 

 

Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Youtube | Pinterest

Cetim, o tecido chave para todas as ocasiões

Sexy e feminino. Estas são as primeiras palavras que passam na cabeça das pessoas quando se fala em cetim. Talvez por isso, os vestidos de cetim sejam considerados tão elegantes, sensuais e femininos e provavelmente os favoritos entre as mulheres.

Os vestidos de cetim são elegantes, e perfeitos para ocasiões mais formais, onde o dress code pede algo sofisticado. Contudo, ao longo dos anos, o cetim tem vindo a tornar-se um tecido versátil e usado em vários tipos de peças como camisas, saias, entre muitas outras... E mesmo os vestidos tem sofrido várias metamorfoses, e hoje em dia podem ser combinados, com blazer, suéter, ou até mesmo sapatilhas. Trata-se todo de uma questão de bom gosto, na hora de criar combinações com este tecido. Sim, o cetim está em alta quando se fala de misturar peças de roupa mais sofisticadas com peças de roupa mais informais.

Mas apesar de o cetim se ter tornado num tecido versátil, a verdade é que os clássicos como os satin bridesmaid dresses, continuam entre os preferidos das mulheres e fazem um enorme sucesso em festas formais como por exemplo casamentos.

Como de certeza já sabes, o cetim é composto por um tecido fino, brilhante e nobre conseguindo assim uma modelagem perfeita no corpo feminino. Por todos estes e outros motivos que já te falei, o cetim tornou-se, tal como o veludo, num tecido associado à nobreza e à elegância.

Estamos também a falar de um tecido que pode (e deve) ser usado por mulheres de todas as idades, e com qualquer formato de corpo, desde as mais altas às mais baixas, das mais magras às mais gordinhas. Sendo que claro, se aplica a regra do bom senso o do bom gosto e cada mulher deve escolher aquilo que mais a favorece.

E tu, gostas de cetim? Usas muito este tecido?



Este texto foi pago ou patrocinado.

 

Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Youtube | Pinterest

#Resumo da semana nº49/2020

Não quero entrar em detalhes, pelo menos para já, mas os últimos dias têm sido verdadeiramente complicados, devido a problemas de saúde familiares. Só espero que durante esta semana as coisas melhorem, e então nessa altura, quando tudo estiver mais calmo, falarei do que aconteceu.

Entretanto, como deves ter reparado tenho feito algumas publicações especiais de natal, espero que estejas a gostar, pois ainda tenho mesmo muito boas ideias e sugestões para partilhar contigo até ao natal.

Legenda:

1. É claro que eu acredito em amor à primeira vista, tem rouoas que ei vejo que foram feitas para mim!

2. Mais uma grinalnada de natal feita em casa com material reciclado...
Em breve teremos o diy no blog.

3. 2011 foi um ano incrível... Porque vários motivos!!!

4. Dizem por aí que exiatem mais de 1000 maneiras de cozinhar bacalhau... Por aqui, hoje, ele vai ser cozido e bem acompanhado.

5. Petiscos de sábado à noite: Peitos de frango em molho de sopa de cebola com batatas fritas.
Se quiseres podes procurar a receita no blog!

6. De vez em quando eu escuto conversas de estranhos, presto atenção e aibda dou a minha opinião mentalmente.

7. "A mente que se abre a uma nova ideia já mais voltará ao seu tamanho original." (Albert Einstein)

8. Mimos, mimos e mais mimos...

9. "Se não mudar o que eu faço hoje, todos os amanhãs serão iguais a ontem" (Autor Desconhecido)

10. Durmam com ideias, acordem com atitudes...

 

Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Youtube | Pinterest

A importância de ouvir o nosso corpo

Tem sido cada vez mais frequente, perceber que eu, e quase todas as pessoas que me rodeiam se esquecem de dar ouvidos ao próprio corpo, se já antes era assim, agora com a COVID-19, parece ser mais fácil esquecer as outras doenças, a única coisa prioritária são os sintomas da COVID-19, e o resto acaba por ser relegado para segundo ou terceiro plano.

Acredito que seja fácil, esquecer os pequenos sinais que o nosso corpo nos manda. Afinal de contas, o que é uma moedeira, picadas ou outra coisa qualquer que não implique um sofrimento constante e gritante? Se nos queixarmos de coisas pequeninas, pequenas dores, mau estares ou outra coisa qualquer, vamos nos sentir mesquinhos e pensar que o resto da sociedade à nossa volta vai apenas achar que somos mimados e que não somos capazes de lidar com pequenas coisas sem nos queixarmos.


Confesso que sofro da síndroma da resposta ideal, sempre que me questionam se estou bem, chuto logo um "Sim! Estou!", e só recentemente percebi que nunca prestei realmente atenção à esta pergunta. Ninguém está realmente bem, constantemente, seja um dor de cabeça, seja um problema pessoa, seja até mesmo uma cólica ou quem sabe uma unha encrava. Por vezes (mais vezes do que gostaríamos,), não estamos bem, mas dizemos que sim porque existe o hábito de menosprezar as pequenas coisas.

Tirei algum tempo para pensar nisso, quando foi a última vez que ouvi o meu corpo? Não me refiro a dores físicas, mas também às dores psicológicas? Quando foi a ultima vez que me sentei e deitei cá para fora aquilo que me magoa?

Só no outro dia, quando uma colega de trabalho me ligou depois do horário de expediente e me perguntou abertamente "o que é se anda a passar a contigo?" é que percebi, que pela primeira vez em muito tempo, o que a pergunta queria realmente dizer, e então percebi que existia muita coisa que me ocupava a cabeça e que me deixava fisicamente esgotada. Nesse dia desabafei e quando desliguei o telefone, percebi que me sentia melhor.

 

O que eu quero dizer com isto, é que, não devemos descurar as pequenas coisas, e devemos ouvir os pequenos sinais do nosso corpo sem esperar que aquilo que nos incomoda se torne em algo gritante e que muitas vezes pode ou não ser reversivo.

E tu, ouves o teu corpo? Quando foi a última vez que respondeste honestamente quando alguém te perguntou como estavas?

 

Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Youtube | Pinterest

5 minutos para conhecer... Cherry

Hoje, e tal como acontece em todas as quintas-feira vamos ter "5 minutos para conhecer", a Margarida Gonçalves, mais conhecida entre os blogs como Cherry, a menina de Braga de 23 anos, que é enfermeira, e também é autora do blog "Life of Cherry".

Ontem é só Memória: Quando eu era criança e me perguntavam o que queria quando fosse adulta respondia sempre que... 

Cherry: ...Ui, várias coisas! Já quis ser princesa (como todas as raparigas), cabeleireira, veterinária, até trabalhadora numa caixa de supermercado. A paixão pela área da saúde só surgiu mais tarde, a partir dos 10 anos.
Ontem é só Memória: Se alguém me quiser conquistar pelo estômago, devem oferecer-me... 

Cherry: ...Chocolate all the way! No primeiro date com o meu namorado, ele ofereceu-me chocolate (ele já sabia), foram logo pontos extra a favor dele!
Ontem é só Memória: Ontem esqueci-me de... 

Cherry: ...por acaso nada. Ultimamente comecei um novo método de organização, o bullet journal e tem-se relevado mais eficiente em lembrar-me das coisas do que qualquer agenda.
Ontem é só Memória: Tenho uma coleção de... 

Cherry: ...merchandising de Harry Potter. Um pouco de tudo, desde os livros e DVDs (claro!), a canecas, bonequinhos, marcadores de livros... Foi mais ou menos acidental, algumas coisas fui eu que comprei, mas a maior parte foi-me oferecida pelas minhas pessoas. 


 Gostavas de participar nesta rubrica? Então envia um e-mail para colaboracoes.ontemesomemoria@gmail.com

 

Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Youtube | Pinterest

Saudades da minha bela cidade

Nasci e cresci nos arredores no Porto, aprendi desde nova a admirar a beleza das nossas ruelas, a simplicidade do povo, e todas aquelas pequena coisa que tornam a cidade do Porto tão especial.

Sim, a cidade do Porto não é só misteriosa e cheia de encantos, existe nesta cidade uma aura mágica e cheia de histórias. E em qualquer recanto da cidade conseguimos imaginar uma batalha histórica, um romance proibido, uma revolução, ou até mesmo um casamento.

Existe sempre algo a contar sobre o Porto, as ruas contam historias, e eu tenho saudades dessas ruas. Continuo a viver no Porto, dia após dia conheço melhor a minha cidade, mas nos últimos meses percebi que a cidade que eu amo, parou mesmo estando em movimento. A pandemia tirou de nós, as gargalhadas constantes, as brincadeiras nas ruas, os turistas confusos... Até os palavrões parecem ter parado... A minha cidade, perdeu a sua vida, e também ela está em confinamento.

Hoje em dia já não me sinto confortável em caminhar pelas ruelas... Parece sacrilégio visitar locais onde circulam muitas pessoas. Numa altura em que os contactos e a proximidade são proibidos, a afabilidade da cidade, não pode existir. Tudo o que nos caracteriza está a ser apagado e eu só espero que não seja esquecido.

Quero voltar a ser turista na minha cidade, e passear pelos seus recantos. Apreciar o nosso povo e ser feliz na cidade que sobreviveu a um cerco, aguentou revoluções e durante anos preservou a sua magia.

 

E tu, sentes saudades da tua cidade? Mudou muita coisa nos últimos meses?

 

Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Youtube | Pinterest

DIY | Grinalda de Natal com material reciclado

Dezembro acabou de chegar e com ele veio aquele cheirinho do natal que se aproxima.

Concordo que este ano, nem parece natal, mas o calendário não engana, por isso está na altura de tirar as decorações de natal do armário e preparar as habituais celebrações de natal

A minha sugestão este ano (e eu tenho mais coisas pensadas para partilhar contigo sobre o assunto), é apresentar dicas, sugestões e DIY's sustentáveis, para que este natal seja um pouco mais especial. 

Material necessário:

  • 9 ou 10 cartão dos rolos do papel higiénico;
  • Super cola
  • Tinta acrílica verde
  • Bolinhas de esferovite
  • Tinta dourada e vermelha (opcional)
  • Fio


Preparação:

Começa por fazer pequenas argolas com os rolos do papel higiénico (cerca de 1cm cada uma), presta atenção porque nem todos os rolos tem o mesmo tamanho e fazem diferença de tamanho e largura, mas à partida cada rolo, deve dar para teres cerca de 8 argolas.

Com as mãos alonga as argolas,e vai colando as pontas entre si, como mostro nesta imagem:

Segue este processo e junta cerca de 5 a 6 argolas e forma uma flor. Repete o processo até não teres mais argolas para fazer mais flores.

Pinta as flores com a tinta acrílica e deixa secar cerca de duas horas (tempo mínimo, mas confirma na embalagem se tem alguma informação sobre o tempo que demora a secar).

Se quiseres podes salpicar as flores com tinta dourada, vermelha ou purpurinas. Eu usei uma escova de dentes velha e fui salpicando com estas cores aqui ou ali.

Deixa secar novamente para não manchar as tintas. 

Enquanto a tinta seca, faz um molde de como queres que seja a tua grinalda. Pode ser um circulo, um triângulo, ou algo completamente aleatório. Confesso que a minha ideia era criar uma grinalda redonda, mas depois que comecei a colar as flores umas às outras decidi fazer algo diferente. 

Cola as flores umas às outras e depois cola aleatoriamente, algumas flores por cima de outras para dar volume à grinalda.

Deixa a cola secar, e depois cola as bolas de esferovite (eu já comprei bolas prateadas, mas se quiseres podes comprar brancas e pintar com as cores que quiseres), no centro das flores.

Coloca o fio no topo da tua grinalda e deixa secar bem, antes de a pendurares na tua decoração.

 

O que achas-te deste DIY? Já alguma vez fizeste algo parecido?


Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Youtube | Pinterest