#Resumo da semana nº21/2021

Junho está mesmo à porta e eu como acontece todos os anos estou ansiosa, pois para mim junho é o mês de receber o verão, o mês dos Santos Populares e dos feriados. 

Apesar das restrições e dos cuidados a ter por causa da pandemia, tenciono aproveitar muito bem este mês e me divertir muito.

Esta semana também vamos ter também a festa de aniversário do blog. Inicialmente tinha pensado em fazer uma pequena festa/convívio entre a equipa do blog e os leitores, mas além de o B não conseguir estar presente por motivos pessoais, a verdade é que apesar de todos os cuidados exigidos, não me pareceu bem, fazer tal coisa em tempo de pandemia.

Legenda:


1. Faz hoje três anos que resgatei esta pequena peste da rua... três anos depois ela está muito mimada, mal habituada e muito, mas mesmo muito lady!

2. O teu sorriso, pode mudar o dia de alguém...

3. De visita ao Cavelete do Poço de São Vicente...
Em breve conto tudo no blog (link ma bio)

4. Grandes coisas, geralmente começam com gestos pequenos...

5. Os nossos planos não eram visitar o Cavalete do Poço São Vicente, mas até que calhou bem...

6. Pronta para aproveitar mais um domingo à tarde...

7. Porque hoje é dia de TBT...
Nada como ir ao baú buscar uma foto com mais de dez anos, que me lembra daqueles bons momentos passados no café, entre horas de estudo, horas a jogar às cartas mas acima de tudo horas de amizade... gostava de voltar atrás, mas como não é possível ficam só as memórias desta época em que conseguiamos fazer tudo e mais algumas coisa...

 

Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Youtube | Pinterest

A paixão pela história

Quem segue o blog com frequência deve ter reparado que eu gosto bastante de história. Essa minha paixão inclui claro visitar locais históricos, e conhecer a sua história, ver ler livros e ver filme e documentários sobre o assunto. Por isso, não deve soar completamente estranho quando eu te disser que quando era mais nova, o meu sonho era seguir uma carreira na área da história.

Desde que me conheço que sempre me senti fascinada por história. Aliás não era a toa que esta era a minha melhor disciplina na escola. Gosto de compreender os comportamentos e acontecimentos da antiguidade e nunca, mas mesmo nunca deixo de me fascinar com as coisas que ainda hoje aprendo.

Quando me perguntavam o que eu queria ser quando fosse grande, eu nem hesitava e respondia logo "quero ser historiadora". Afinal de contas sempre me senti fascinada por todas aquelas pessoas que em livros, filmes ou documentários, dedicavam a sua vida a estudar o passado, e a explica-lo às outras pessoas.

 

Claro que o destino acabou por me mandar para outras paragens e lá fui eu acabar num curso de jornalismo, onde tencionava contar histórias. De qualquer forma, a paixão pela história sempre me esteve no sangue e nunca consigo ignorar a possibilidade de conhecer um pouco mais sobre o passado.

 

A verdade é que muitas pessoas podem até não compreender ou achar estranho este meu amor pelo passado, mas a verdade é que desde muito nova eu aprendi a compreender os acontecimentos históricos e a perceber o quanto eles, vierem em muitas aspetos mudar ou até mesmo definir aquilo que pensamos e construímos.  

Existe simplesmente uma magia muito grande em compreender a nossa história, em conhecermos o passado, em conhecermos todos os detalhes, todas as guerras, todas as descobertas e suas personagens.


E tu, gostas de história?

 

Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Youtube | Pinterest

Quero ser blogger... Processo criativo para a produção de conteudos para as redes sociais (2ª Parte)

Na edição do mês passado passado da rubrica "Quero ser blogger", falei-te sobre inspirações que deves ter em conta e sempre à mão para manteres as tuas redes sociais mais ativas. Hoje o desafio é continuar a dar-te dicas de conteúdos que podes e deves ter planeados se pretendes manter as tuas redes sociais mais ativas. 

11. FAC

Uma boa maneira de manter o público e criar interação com eles é fazeres uma, ou várias publicações onde respondes às perguntas mais frequentes.

 

12. Breaking News

Fornece notícias quentes que se enquadrem com o teu nicho, ou então, partilha noticias de interesse publico. Ser o primeiro a anunciar algo tem também um forte potencial viral, mas nunca te esqueças de partilhar a fonte.


13. Estudo caso

Mostra e analisa casos de sucesso que podem ser teus ou de outras pessoas que tenham relação com o trabalho e com os temas que abordas.


14. Fotografia pessoal + historia

Dar a conhecer um pouco de ti pode ser uma maneira de ajudar a criar laços com os teus leitores e seguidores. Podes partilhar uma fotografia tua e partilhar a história por trás dessa memória.


15. Os melhores da semana

Faz uma publicação onde fales dos melhores posts feitos durante aquela semana. Este tipo de publicação ajuda a reativar a memória dos leitores.


16. Foto/vídeo quotidiano

Analisa as coisas simples simples do teu dia-a-dia e partilha essa análise com os teus seguidores.


17. Tutoriais

Quase toda a gente gosta de tutoriais e DIY's, porque não criar ou adaptares algum e partilhares com os teus leitores?


18. Celebra as conquistas

Partilha as tuas conquistas, os teus resultados e as tuas metas.


19. Eventos futuros

Ajuda a tua audiência a perceber o que vai acontecer. A curiosidade é um bom gatilho para publicações futuras.


20. Celebrar datas

Assinar determinados acontecimentos é também uma maneira de ajudar a manter as redes sociais ativas mesmo quando te falta a inspiração.


O que achas-te destas sugestões? Tens alguma que queiras partilhar?

 

Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Youtube | Pinterest

10 dicas para beberes mais água

Estamos cansados de ouvir dizer que beber água é fundamental e importante, os especialistas afirmam que beber dois litros de água por dia é a quantidade ideal para uma vida mais saudável, contudo e apesar de eu adorar água e até beber mais do que essa quantidade, sei que várias pessoas encontram várias dificuldades em beber tanta água ao longo do dia, por isso, e para ajudar que a hidratação seja parte da tua rotina reuni algumas dicas que te podem ajudar.

1. Começar bem cedo
Uma boa maneira de começar a ganhar o hábito de beber água é começar pela ingestão da mesma logo de manhã. Torna este habito fundamental e por exemplo associa-o ao facto de lavar os dentes para garantires que nunca te esqueces.

2. Sempre que beberes chá ou café
Outra maneira de incutir o hábito de beber água é incluir um copo sempre que vais beber um chá ou café. Se tal como eu és viciado(a) em café pensa nos copos que vais ingerir se tornares este habito uma rotina.

3. Anda sempre com uma garrafa
Andar com uma garrafa sempre contigo pode nem ser prático, mas acredita em mim, não é impossível. Eu nunca saio de casa sem uma garrafa de água para garantir que tenho sempre a bebida à minha disposição.
Para teres um controlo mais sobre a quantidade de água que bebes, podes usar garrafas que dispõe de medidores e assim controlares a quantidade que bebes num determinado período de tempo.

4. Usa aplicativos
Se mesmo assim não te sentes capaz de conseguir beber dois litros de água por dia, podes usar várias aplicações disponíveis para o efeito.

5. Estabelece metas

Porque não estabeleceres metas que deves cumprir ao longo do dia? Define a quantidade de água que deves beber em cada período para assim garantires que consegues controlar o teu consumo.

6. Água aromatizada

Se achas que a água só por si não te agrada e não tem sabor, podes experimentar aromatizar a água que bebes.

7. Beber de maneira diferente
Pode parecer estranho mas vários estudos apontam que beber água em copos de formato diferente, beber por uma palhinha, ou até mesmo por uma colher pode ajudar a aumentar o consumo de água. Segundo estes estudos quanto mais criativa for a maneira de beber mais água será consumida.

8. Gelo
Quando colocas gelo numa bebida estás a consumir essa água, por isso porque não aumentar o teu consumo de gelo?

9. Manter as garrafas cheias
Deixar a garrafa ou copo vazios pode ser perigoso na hora de beber água, pois o facto de o copo ou garrafa estarem vazios pode ajudar a que a pessoa se renda à preguiça.

10. Tem em atenção os temperos
A concentração de sódio (que se encontra no sal), colabora para a retenção de líquidos, por isso não estou a recomendar que salguem a comida, contudo lembra-te que temperos apimentados ou adocicados vou contribuir para que bebas mais água.

É igualmente fundamental que aprendas a gostar de beber água, para assim a incluíres na tua rotina de forma mais casual e sem tornares todo este ritual num sacrifício.

E tu gostas de beber? Bebes os 2 litros recomendados por dia?

 

Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Youtube | Pinterest

Uma manhã no Parque Biológico de Gaia

No final do verão do ano passado tive a oportunidade de ir visitar o Parque Biológico de Gaia, e aquilo que era suposto ser uma sessão fotográfica acabou por se tornar num fabuloso passeio pela natureza.

Com um percurso de cerca de 3 quilómetros o parque biológico de Gaia permite aos seus visitantes conhecer os ecossistemas da região.
Durante o passeio é permitido aos visitantes conhecerem uma pequena reserva natural de fauna e flora; mais de 40 espécies de aves selvagens nidificam no Parque e outras tantas visitam-no durante as migrações.
A verdade é que o parque é marcado pelo contraste entre a paisagem agroflorestal e a zona urbana envolvente.

O parque Biológico de Gaia é ainda um centro de recuperação de animais selvagens que muitas vezes são encontrados feridos ou mantidos ilegalmente em cativeiro. Além dos animais também as plantas encontram-se protegidas, anualmente milhares de espécies de plantas são plantadas e crescem livremente.

 A história do Parque remete-nos até 1983 quando a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia abriu oficialmente as portas do parque, naquela altura com apenas dois hectares.
Entre os anos de 1997 e 1998 o Parque deu início ao projeto de melhoria das suas condições.
O conjunto de várias experiências e ambições que foram surgindo e se criando ao longo dos anos veio anos mais tarde dar inicio ao conceito de parque que hoje conhecemos.

Atualmente o parque conta com mais de 70 espécies de aves vivem ou visitam o Parque durante as migrações, das quais mais de 30 espécies nidificam no Parque. Acrescentem-se 18 espécies de mamíferos, 14 de répteis e anfíbios, 9 de peixes, e várias dezenas de invertebrados, somadas a 300 espécies espontâneas de plantas, e tem-se uma ideia da medida do valor natural do local.

Devido às medidas de proteção tomadas, espécies novas estão a fixar-se, e outras a aumentarem a sua população, hoje, no Parque, abundam, em liberdade, os coelhos-bravos, Esquilos, Garças-reais e outras espécies.

A verdade é que um passeio pelo parque nos ajuda a criar laços com a natureza, aliás, o facto de existir um espaço rural no meio do centro urbano permite-nos perceber que existe muito mais natureza do que podemos imaginar e que muitas espécies podem existir e coexistir de o ambiente for propicio a tal. 


E tu, já alguma vez visitaste o Parque Biológico? O que achaste desta experiência?

 

Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Youtube | Pinterest

#Resumo da semana nº20/2021

Mais uma semana que passou a correr. Estou mesmo com a sensação que maio está a passar num abrir e fechar de olhos, afinal de contas, para semana já é fim do mês.

Para mim a semana também foi marcada por uma crise severa de enxaqueca, que me arrancou do trabalho para o posto de saúde, e me obrigou a medicação de SOS, e me fez ficar de cama quase um dia inteiro. Felizmente, como geralmente acontece com este tipo de crises, no dia seguinte já estava bem, mas com muito trabalho que ficou acumulado.

A semana, ou melhor, o fim de semana também foi marcado pelo festival da eurovisão, e tivemos a sorte de ver Portugal na final, entretanto a vitória foi para Itália que obviamente se destacou mais do que os restantes.


Legenda:


1. Algumas pessoas gostam da tua utilidade e não de ti...

2. Por aqui já se trabalha nos detalhes da decoração da casa...

3. Aproveitei o meu fim de semana para me dedicar aos trabalhos manuais... Isso também quer dizer que esta semana vamos ter um DIY super giro no blog

4.  O que eu quero é atitude, se eu quisesse palavras comprava um dicionário...


Mais Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Youtube | Pinterest

Vlog | Decisões estúpidas que são tomadas em filmes de terror

Eu adoro filmes de terror, mas sejamos sinceros, todos sabemos que a maioria deles está repleta de clichés e decisões estúpidas que tornam tudo muitos previsível e algumas vezes, muito menos realistas. 

Na publicação de hoje vamos falar dessas coisas estúpidas, que além de óbvias, muitas vezes condenam o final das personagens:

 

1. "Quem está aí?"

Tenho a certeza que concordas comigo quando eu digo, que em contexto de filme de terror esta é talvez a pergunta mais estúpida que pode ser feita. Quer dizer, sejamos honestos, se estiveres sozinho(a), em casa e ouvires um barulho estranho, será que vais mesmo perguntar quem está ai?


2. Mexer em coisas que não devem

O ditado diz que a "curiosidade matou o gato", e quando o assunto é um filme de terror já é certo e sabido que mexer em coisas que não se devem, muitas delas com avisos a dizer para não se mexer, vai acabar por gerar problemas. Além disso mesmo fora do contexto dos filmes de terror, além de mal-educado, não sabemos ao certo no que estamos a mexer pois não?


3. Fugir a correr por locais desconhecidos

Pior do que ir a gritar todo o caminho de fuga é fugir para locais desconhecidos de forma desordeira. Quer dizer, se estivermos num local que conhecemos fugir até pode ser uma boa ideia, mas quando estamos num lugar desconhecido será que é assim tão boa ideia sair a correr sem qualquer tipo de cuidado ou atenção? Não sabemos o que podemos encontrar principalmente se tivermos em conta todas as coisas estranhas que antecedem uma fuga num filme de terror.


Entretanto esta é apenas uma amostra de coisas estranhas e estúpidas que fazem nos filmes de terror, se ficaste com curiosidade e te queres divertir um pouco, então este vídeo que publiquei no youtube vai trazer até mais coisas estúpidas e estranhas que são feitas nos filmes de terror.

E tu, o que é que para ti é a coisa mais estúpida que acontece nos filmes de terror?


Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Youtube | Pinterest

Crónica | Dar o nó (da gravata)

Pela minha experiência existem dois tipos de homens, os que adoram as cerimónias para usarem os seus melhores fatos e aqueles que detestam as cerimónias porque tem que os usar. De qualquer forma, estes dois grupos de homens estão de acordo numa coisa: em cerimónias é obrigatório usar fatos (mesmo não sendo o noivo groomsmen suits). Se por algum motivo algum homem ponderar ir a uma cerimónia sem estar devidamente vestido, então pronto, estão perante o terceiro tipo de homem que pode existir: aquele que não tem noção!

Para muitos homens só o nó da gravata já é um verdadeiro filme de terror, não entendo muito bem porque mas parece que esta geração mais nova não sabe como dar um nó de gravata sem ver um tutorial no youtube. Já os nossos pais e avós pareciam aprender dar nós de gravata desde o berço, pois de certeza que em algum momento os viram fazer isso e quando questionados sobre como o aprenderam a fazer, de certeza que eles vos responderam que foi à muito tempo. 

1; 2; 3

À muito tempo ou não a verdade é que independentemente de usarem muito ou pouco a gravata os nossos pais e avós aprenderam a fazer o nó da gravata e ainda hoje não se esqueceram como o fazer, e estão ainda prontos para mostrar aos mais jovens como se faz sem ter que ver um vídeo de 10 minutos (porque o nós faz-se em cindo mas temos que deixar espaço para a publicidade.

 

Entretanto não existe muito que se possa fazer hoje existem lojas online como a All About Suits, e temos muitas opções mas até hoje apesar de tudo, é difícil competir com os conhecimentos dos nossos antepassados quando o assunto são os velhos truques de sucesso!


Facebook All About Suits | Site All About Suits



Este texto foi pago ou patrocinado.

 

 Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Youtube | Pinterest

DIY | Vaso para micado

Quando me mudei para a minha casa, reparei que uma das coisas que eu mais gostava e detestava na decoração era o micado. Adoro esta peça porque é uma maneira elegante de trazer uma fragrância agradável, mas ao mesmo tempo não gosto desta peça porque todos os frascos do liquido são iguais e sem graça, por isso, durante o fim de semana coloquei mãos à obra e fiz este delicado vaso  que fica muito melhor com a decoração cá de casa, e claro trouxe o DIY para te ensinar como fazer.

Material Necessário:


1. Cerca de 2 metro de corda a gosto

2. Cola quente

3. Película aderente, ou sacos plásticos antigos

4. Fita-Cola

5. Tesoura

6. Tigela


Preparação:

Começa por revestir toda a tigela com a película aderente ou com os sacos plásticos, contudo tem em atenção que se estiveres a usar sacos plásticos os mesmos devem ficar bem justos à tigela de forma a não estragar o molde e para isso usa a fita-cola para garantir que isso acontece e que os sacos ficam bem firmes onde se encontram.

Coloca um pouco de cola quente na ponta da corta para evitar que ela começa a desfiar, depois com a tigela ao contrario cola a ponta bem no centro e vai enrolando à volta em forma de caracol. Segue o processo em volta de toda a tigela e quando terminares cola a ponta e deixa um pouco de cola para voltar a evitar que desfie.

Retira a película aderente da tigela, e e corta o excesso que vai ficar junto à corda, depois volta a forrar a tigela seguindo a mesma lógica, mas desta vez em vez de começares pelo fundo da tigela, coça pelas bordas e segue a toda a volta até mais ou menos meio. Não te esqueças também de colocar cola nas pontas para garante que não desfia.

Volta a retirar a película aderente, e corta o que sobra tanto nas bordas como no centro.

Com as duas peças de corda pronta está na hora de a as juntares. Cola as duas bordas unindo a parte onde termina a extremidade da corda de ambas as peças e deixa secar. Depois é só colocares o micado lá dentro e está pronto.

 

Também podes usar esta peça como vaso, bastando para isso usares um copo dentro deste vaso. 

 

E então, o que achaste desta sugestão? Gostava de fazer o teu próprio vaso?

 

Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Youtube | Pinterest

#Resumo da semana nº19/2021

Apesar de ter sido mais calma que as semanas anteriores também a última semana foi cheia de trabalho e muito stress. Mas a verdade é que este regresso ao stress e à agenda sempre cheia é bem-vindo e me faz sentir um pouco mais normal depois de todo o confinamento.

Também fiquei muito feliz com o vosso feedback relativamente à entrevista da Marisa Matias, fiquei mesmo muito orgulhosa desta pequena conquista e muito orgulhosa por ter feito algo diferente do habitual.

Entretanto também já ando a planear as férias de verão, sei que nesta altura do campeonato nem sempre é bom fazer planos, mas além de estar a precisar desesperadamente de férias preciso mesmo de planear as férias e me sentir normal.

Legenda:


1. Acho que ela está com frio... Mas com o tempo que está nem é de estranhar...

2. Petiscos de sábado à noite: tripa enfarinhada e redenho... Um clássico do norte!

3. Podia ser uma publicação para o dia mundial da criança, mas é apenas um TBT com cerca de 10 anos...

4. Começa o dia com foco em coisas boas. És tu quem faz do teu dia um dia feliz.


Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Youtube | Pinterest

"(A política) aconteceu na sequência de outras vontades"

Marisa Matias é um nome com o qual já estamos familiarizados, afinal de contas, ainda no inicio do ano a eurodeputada concorreu à eleições presidenciais tendo ficado em quinto lugar com 3,95% dos votos. Este feito tornou-a na segunda mulher com mais votos numa eleição nacional à presidencia da republica. 

Créditos da fotografias: Sérgio Aires

Contudo, e apesar das suas várias conquistas, Marisa Matias, nem sempre ponderou uma carreira na politica, acabando por se formar em sociologia, contudo tal como ela explica a politica surgiu na sua vida por uma sequência de vontades.


Ontem é só Memória: Como e quando é que a Marisa percebeu que queria desempenhar um cargo político?
Marisa Matias:
Nunca foi um objetivo definido na minha vida. Aconteceu na sequência de outras vontades, como a participação em movimentos sociais de defesa do ambiente ou pela igualdade de género. A dada altura os caminhos cruzaram-se, mas nunca foi nada que tivesse planeado.


A eurodeputada é também conhecida, por ter uma voz ativa em causas ambientais, de saúde publica e de igualdade de género. O facto de ter conquistado o quinto lugar nas presidenciais deste ano veio provar que as mulheres estão a conquistar votos num mundo que ainda é maioritariamente masculino.


Ontem é só Memória: O que é que falta para que mais mulheres ocupem cargos de destaque?
Marisa Matias:
Falta muita coisa. Falta uma maior igualdade no espaço público e no espaço privado/doméstico. Falta uma verdadeira educação para a igualdade de género. Falta o real combate às desigualdades salariais. Enfim, já foi feito muito caminho, mas se continuarmos como até aqui precisamos de esperar 250 anos até atingirmos patamares de igualdade. Como é evidente, não podemos esperar tanto tempo. As quotas, não são como um fim em si mesmo mas como um meio, foram importantes para incluir mais mulheres em cargos de representação, mas as lideranças políticas são ainda muito masculinizadas.

Créditos da fotografias: Sérgio Aires
Sendo uma voz ativa da sociedade e uma defensora da igualdade também as situações de escândalos políticos não ficam fora do radar, sendo uma presença constante quando o assunto é o combate contra a corrupção, contudo quando questionada, ela afirma que é possível conquistar a confiança das pessoas.


Ontem é só Memória: Infelizmente é muito usual vermos membros dos órgãos de soberania, envolvidos em escândalos e situações ambíguas, como é que acha que o povo português, pode voltar a restituir esta confiança, nos seus governantes?

Marisa Matias:
A confiança nos órgãos de soberania e nos governantes tem sido muito deteriorada ao longo do tempo por escândalos de corrupção e de portas giratórias entre o poder político e o setor dos negócios. Só com um real combate à corrupção e com muito mais transparência se pode reganhar a confiança dos cidadãos e das cidadãs.

 

E porque ao longo desta entrevista já se falou da igualdade de género, não se podia deixar de falar sobre os ataques que a Marisa Matias foi alvo durante a sua campanha às presidenciais de 2021, tornando-se o reflexo de uma sociedade e de muitas mulheres que lidam com a discriminação e com o sexismo.


Ontem é só Memória: Durante a campanha às presidenciais de 2021, a Marisa foi um exemplo da luta das mulheres contra o machismo, e um exemplo de que qualquer mulher independentemente da idade, cargo, ou estatuto social pode ser "julgada". Que conselho dá às mulheres que lidam com situações semelhantes?

Marisa Matias:
Enfrentar essas situações é uma prática recorrente de qualquer mulher com exposição pública. Discriminação, sexismo e machismo estão em toda a parte. Creio que a solidariedade é uma das armas mais poderosas que temos, tal como ficou claro na situação que refere. A perceção de que o ataque que me foi feito não foi apenas contra mim, mas antes contra todas as mulheres, permitiu gerar um movimento alargado e genuíno, independentemente das opções ideológicas de cada um/a. É por isso que é tão importante o movimento feminista organizado. Foram esses coletivos que nos ajudaram a garantir direitos como o voto, o acesso ao mercado de trabalho, entre muitos outros, e acredito que em conjunto conseguiremos também derrotar o sexismo e o machismo.

Ontem é só Memória: E porque falamos em mulheres e em solidariedade entre elas, o que é para si uma mulher de poder?

Marisa Matias:
Qualquer mulher que, em qualquer circunstância, tenha autonomia para decidir sobre a sua vida e o seu corpo.

Créditos da fotografias: Sérgio Aires

Mas, para aqueles que conhecem apenas a Marisa do mundo da politica, está na hora de conhecerem uma Marisa que é tão normal como todos nós, quando vi uma entrevista informal que ela deu ao canal Esquerdanet, soube que a tinha que desafiar para uma pequena brincadeira.

 

Ontem é só Memória: Só para animar e descontrair um pouco... Vi numa entrevista (ver aqui) que sabe muito sobre a história do peru, mais alguma curiosidade sobre esta ave que queira partilhar?

Marisa Matias:
Muitas vezes interesso-me por temas que são considerados secundários, gosto de saber a razão das coisas serem como são. Daí a curiosidade sobre o peru ou, por exemplo, sobre a influência do lobby da caça no processo de adesão de Malta à União Europeia ou outras particularidades desvalorizadas :)


Quanto ao futuro, a Marisa Matias defende que existem muitas conquistas, contudo ela mostra-se positiva e garante que cabe a cada um de nós fazer o melhor por nós e pelo nosso país.

Ontem é só Memória: Na sua opinião, por onde passa o futuro do nosso país?
Marisa Matias:
A vantagem de vivermos numa democracia é que o nosso futuro depende do que for a vontade coletiva e, nesse sentido, só depende de nós.

Ontem é só Memória: Quais são os seus projetos para o futuro?
Marisa Matias:
Não costumo pensar a muito longo prazo no que a mim me diz respeito, faço esses planos a médio/longo prazo mais para pensar a intervenção política e o seu impacto na sociedade. De qualquer das formas, encaro a representação como uma comissão de serviço, uma missão, que deve ser limitada no tempo.

 

 

Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Youtube | Pinterest

7 do momento... nº72

 Hoje preparei para ti as minhas tradicionais 7 sugestões, por isso, já sabes como é, pega no teu bloco de notas, que hoje temos aqui no blog, mais uma edição de os "7 do momento".

Como é habitual não podia faltar uma sugestão literária, e hoje, mais uma vez trago-te uma obra de Lesley Pearse. "O dia em que te perdi", conta a história de dois gémeos que depois de se mudarem para a casa da avó se preparam para ver as suas calmas vidas mudarem repentinamente quando o jovem Duncan desaparece sem deixar rasto. Contudo a sua irmã nunca desistiu de o procurar e toda esta aventura em busca da verdade leva-nos numa longa jornada em busca do que realmente terá acontecido a Duncan.

Se um filme tem a indicação "baseado na obra de Stephen King", já sabemos que dificilmente vamos ficar desiludidos. "Jogo Perigoso", de 2017, dirigido por Mike Flanagan, conta-nos a história de um casal que procura acender a chama da sua relação, mas quando ele subitamente tem um ataque cardíaco, deixando-a algemada à cama, as suas hipóteses de sobrevivência são muito pequenas, principalmente quando ela é constantemente assombrada pela sua consciência.

As produções com toque espanhol estão em alta, e quando o assunto é terror eles conseguem sempre nos surpreender. "Aterrados", de 2017, dirigido por Demián Rugna, conta a história de um policia e investigadores do paranormal, que se veem envolvidos num triângulo paranormal, onde assombrações, mortos e muitos mistérios parecem vir ao de cima e prontos para destruir tudo aquilo que as pessoas conhecem como normal.

Já te disse várias vezes que desde que a pandemia começou a pele da minha cara tem ficado muito danificada por causa do uso das máscaras. Depois de experimentar vários produtos descobri um que apesar de não resolver o meu problema ajudou a atenuar a situação. O gel de limpeza "Avene cleanance", ajuda dia após dias a remover as impurezas do dia-a-dia, e ajuda a revitalizar a pele.

E para quem gosta de passar algum tempo a ver programas de televisão, tenho que te sugerir o programa "Ancient Discovery", um programa do canal História que nos fala das construções antigas, de como foram feitas, idealizadas e tudo aquilo que envolveram e desenvolveram no seu apogeu e anos depois.

Não podia faltar uma série nesta edição de os "7 do momento", por isso, tenho que te falar da série que acabei de ver muito recentemente. "Big Little Lies", fez muito sucesso em 2017 e durou até 2019, e com duas temporadas conta a história de 5 mulheres cujas vidas se cruzam entre si, mas que se veem unidas ao esconder um estranho crime que aconteceu.

Finalmente, e não menos importante, falo-te do jogo "water sort puzzle", um jogo para o telemóvel que segue a mesma linha do "ball sorte puzzle", que já te falei numa edição de os "7 do momento". Na minha opinião, não é um jogo bestial, mas é muito bom para entreter e ajudar a passar o tempo.


 E então, gostaste desta edição de os "7 do Momento"? De qual delas mais gostaste?

 

Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Youtube | Pinterest

As principais tendências para esta Primavera

Cor, luz e combinações infinitas vão estar presentes tanto na maquilhagem como nas nossas unhas. Hoje trago-vos algumas das tendências de maquilhagem e unhas para esta primavera, que tenho a certeza que vão querer experimentar.

7 pequenas coisas que devemos apreciar, mas que muitas vezes nos esquecemos...

Já disse várias vezes por aqui que uma das coisas que eu mais gosto de fazer é apreciar as pequenas coisas que a vida nos dá, afinal de contas existem tantas coisas coisas, pequenas e simples que tornam o nosso dia melhor se soubermos apreciar cada uma delas.

1. Acordar 

Ninguém gosta de acordar com o despertador para mais um dia de trabalho, mas já pensaste o quanto é reconfortante o ato de acordar? Esse pequeno gesto que quase nunca apreciamos é talvez o gatilho para todo o resto, afinal de contas, acordar quer dizer que, estamos vivos e bem e que estamos prontos para aceitar e viver mais um dia.


2. Refeições

Felizmente para ti e para mim fazer uma refeição, ou comer o teu prato favorito, não é algo difícil ou impossível, mas ter acesso a uma refeição é algo que devemos apreciar e valorizar, porque além de fundamental na nossa existência é algo que sem nos darmos conta nos dá muito prazer.


3. Trabalhar

Tenho a sorte de trabalhar em algo de que gosto, mas durante muitos anos trabalhei num emprego que eu não gostava mesmo nada, mesmo assim, apreciava o facto de ter emprego, primeiro pela questão monetária, mas também pela possibilidade de sair e conhecer pessoas, e para ter novos desafios. Trabalhar pode parecer algo menos bom, mas acredites ou não que deves apreciar aquilo que tens pois de certeza é melhor que nada.


4. Bom dia!

Não sei quanto a ti, mas eu adoro dizer "bom dia", "boa tarde" ou "boa noite" às pessoas, e gosto quando sou retribuída, gosto particularmente quando entro num entro no café de manhã e comprimento os clientes habituais e eles retribuem. Este pequeno gesto é a prova de que as pequenas coisas podem ser grandes quando bem apreciadas.


5. Chegar a casa

Todos nós sabemos que não existe nada como chegar a casa depois de um dia de trabalho, afinal o nosso lar é o nosso porto seguro, mas quantas vezes nos esquecemos de lhe dar o devido valor? É tão normal dia após dias sair e entrar de casa, que no esquecemos facilmente do quanto é gratificante ter uma casa para onde voltar todos os dias.

 

6. Família

Claro que nenhuma família é perfeita e infelizmente existem famílias que não devem ser incluídas nesta categoria, mas a verdade é que a maioria das famílias, faz parte da nossa vida desde sempre e talvez por isso não seja fácil nos recordarmos todos os dias do quanto essas pessoas são importantes para nós.


7. Animais de estimação

Quem tem animais de estimação sabe que o reconhecimento deles é sempre muito grande e que eles expressam esse reconhecimento e amor de uma maneira tão simples e tão natural que acabamos por deixar de lhe dar valor. Apreciar a maneira como o nosso animal de estimação fica feliz quando chegamos a casa, ou quando lhe damos mimos é talvez uma daquelas coisas que te vai aconchegar o coração.

 

E tu, quais são as pequenas gostas que gostas de apreciar?


Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Youtube | Pinterest

#Resumo da semana nº18/2021

Acabou por ser uma semana mais calma do que esperava, e ainda tive a sorte de estar com o E que esteve de visita a Portugal. Foi bom estar com ele até porque já não o via desde 2019. 

No trabalho as coisas as coisas estão calmas apesar de continuar com muito trabalho, e estou com a sensação de que esta semana as coisas vão ser complicadas, mas creio que vai correr bem.

Quem me segue nas redes sociais já deve ter visto o resultado "quase final" do meu quarto/casa, mas se não viste, ou não me segues por lá, gostarias de uma publicação sobre o assunto?

Legenda:


1. Petiscos de sábado à noite: Bacalhau com natas.

2. A vida é como uma câmara. Foque no que é importante, capture bons momentos, desenvolva a vida a partir de negativos. E, se as coisas não derem certo, tire outra foto.

3. Nada é mais importante que o dia de hoje...

4. Acho mesmo que ela passou ao lado de uma carreira de modelo...

5. O lixo que tu deitas ao chão não fala, mas diz muito sobre ti...

 

Entretanto, gostava de te dizer que esta semana vamos ter aqui no blog mais uma mega entrevista, com uma convidada muito especial. A Marisa Matias, a Eurodeputada, vai estar aqui no blog e falar comigo sobre politica e sobre mulheres em cargos de poder, de certeza que não vai querer perder!


Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Youtube | Pinterest

Sabes te Organizar (13)

Quando o assunto é organização, existe muito que se pode dizer sobre o assunto. Existem mil e uma dicas espalhadas pela internet, vários livros de auto ajuda, e outros tantos vídeos com tutoriais, mas o que nunca nos dizem sobre a organização é que ela nunca é igual.

Antes de mais tens que perceber que o método de organização que funciona com uma gaveta quadrada pode não funcionar com uma gaveta retangular, e que até mesmo a altura da gaveta vai influenciar o teu método de organização.

Se estás a pensar organizar as tuas gavetas, começa por descartar e catalogar as coisas que tens, que preferes ou precisas de manter, e as que já não são necessárias. Lembra-te também que o difícil não vai ser organizar as gavetas mas sim mantê-las organizadas, por isso não deves seguir à risca as dicas dos gurus, mas sim adaptar as sugestões e dica deles à tua realidade.

  • Dividir as coisas em categorias é provavelmente a opção mais clássica e antiga de todos os tempos, e talvez aquela que nunca falha.
  • Se gostas de gavetas com cheiro agradável, em vez de espalhares os saquinhos cheiro, opta por colocar o saquinho preso a uma fita ou uma renda junto à parte lateral da gaveta.
  • Coloca os objetos pequenos em chávenas, em potes ou pequenas caixas, assim evitas que eles fiquem espalhados pela gaveta e se percam juntamente com outras peças.
  • Se tiveres jeito para os trabalhos manuais, porque não utilizar canos de PVC cortados para organizar e separar peças de roupa mais pequenas, ou outros objetos.
  • Para evitares que as caixas ou outros recipientes que colocas dentro da gaveta fiquem se movimentado, cola um pouco de velcro entre o recipiente a gaveta.
  • Reutilizar caixas de ovos e de cereais pode também ser uma boa opção, além disso as caixas de ovos como já veem com buraquinos são perfeitas para guardar objetos pequenos.
  • Uma das melhores maneiras de arrumar lenços e cachecóis é enrolar os mesmos em capas de arquivo e dispor as mesmas em pé numa gaveta.
  • Também as formas de gelo e talhares podem ser organizadores de gavetas, ajudando a que elas fiquem organizadas por muito mais tempo.


E tu, que dicas tens para manter as tuas gavetas organizadas? Usas algumas das dicas que partilhei?

 

Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Youtube | Pinterest

Recamier, o elemento decorativo que faltava

Sabes aquelas cadeiras ou sofás que é muito usual vermos junto aos pés das camas principalmente em filmes e séries? Aquele detalhe cheio de charme que torna um quarto normal em algo especial? Pois bem, esses móveis são também conhecidos como recamier e é sem dúvida uma peça chave na decoração.

1; 2; 3;
Os recamieres são mais versáteis e funcionais do que aquilo que podes pensar. Além disso eles são peças muito decorativas e por isso não podem ser deixadas de fora, principalmente quando o assunto é procurar elegância na decoração.

Apesar de ser tradicional vermos o recamier junto aos pés da cama, a verdade é que este móvel pode ser facilmente colocado junto a uma parede, se tiveres um closet também o podes colocar lá e usar como móvel auxiliar na hora de te vestires.
Também na sala de estar o recamier é bem-vindo pois ajuda no momento de receber as visitas, até porque não sendo um móvel muito espaçoso dá aquele lugar extra na hora de receber as visitas.

Nos corredores e hall de entrada, o recamier, pode ajudar, tornando uma divisão que por normal é sem graça, em algo charmoso e sofisticado.

4; 5; 6

Se estás a pensar adquirir um recamier para tua casa, então tem em atenção as seguintes sugestões:

  • Para decorações mais clássicas opta por um recamier de braços curvados com acabamento e estafamento feito com tecidos nobres.
  • Se por outro lado, preferes inserir o teu recamier num estilo mais moderno e clean, aposta em modelos com linhas retas.


Também uma poltrona pode ser uma boa opção na hora de conjugar uma decoração clássica e elegante e ao contrário do que te possas pensar, elas ficam muito combinadas com recamieres, basta para isso que se crie a harmonia perfeita entre os móveis e a divisão.

E tu, gostas desta peça de mobiliário? Como a usarias?



Facebook Atelier Clássico | Site Atelier Clássico



Este texto foi pago ou patrocinado.

 

Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Youtube | Pinterest

Receita #33 - Lasanha

Sempre achei que a receita de lasanha era algo tão simples e básico que não valia a pena partilhar aqui, mas a verdade é que depois de ter partilhado a foto da lasanha que fiz muitas pessoas me pediram a receita, por isso, aqui estou eu a partilhar a minha receita contigo.

Ingredientes:

  • 1/2kg de carne picada;
  • 150gr de milho doce;
  • 150gr de cogumelos laminados;
  • Folhas de massa fresca para lasanha;
  • Sal e pimenta QB;
  • 5 colhes de sopa de polpa de tomate;
  • 1 cebola média;
  • 1 dente de alho;
  • Vinho branco QB;
  • 1 folha de louro.
  • Azeite QB;
  • Queijo ralado;
  • 200gr de natas;
  • 200gr de bechamel;
  • Noz-moscada ralada QB.

 

Preparação:

Começa por preparar  o tradicional refogado, com a cebola picada, o algo e o azeite. Assim que a cebola estiver translúcida podes juntar a carne, o milho e os cogumelos. Mexe bem, e deixa fritar um pouco antes de juntares o louro, a polpa de tomate e o vinho. 

Deixa levantar fervura e deixa apurar em lume médio. Assim que o vinho evaporar, junta um pouco de água e continua a deixar apurar por cerca de vinte minutos, repetindo este processo sempre que necessário.

Enquanto isso mistura as natas com o bechamel, e coloca uma pitada de noz-moscada. Começa por colocar um pouco da mistura das natas com o bechamel no fundo do recipiente que vais usar para levar ao forno, depois coloca uma porção generosa da carne, mais um pouco das natas e depois uma folha de massa. Repete o processo até terminarem os ingredientes. Por cima, coloca mais um pouco de natas e bechamel, e polvilha com queijo ralado a gosto, e leva ao forno a gratinar por cerca de 5 a 10 minutos até ficar bem dourado.

E tu, gostas de lasanha? O que achaste desta receita?

 

Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Youtube | Pinterest

Quem Quer Ser Milionário - Alta Pressão | A experiência

O ano passado tive a oportunidade de participar num verdadeiro desafio... Falo da minha participação no programa "Quem Quer Ser Milionário - Alta Pressão". Ainda não tinha falado aqui dessa experiência, pois a verdade é que nem sabia por onde começar, até porque regressei a casa sem o tão ambicionado prémio.

Depois de muito meditar, percebi que só o facto de ter sido selecionada para participar no programa já foi uma grande conquista. Acredites ou não, é feita uma seleção dos participantes, e durante esses testes os nossos conhecimentos são colocados à porta. Além disso, sei que se não me tivesse deixado levar pela pressão e pela ansiedade podia ter trazido o prémio. Não vais acreditar, eu sabia as respostas, mas os nervos levaram a melhor sobre mim, e optei por passar uma resposta e esse foi o meu maior erro.

Uma das minhas maiores surpresas foi a Filomena Cautela, por algum motivo tinha a ideia que ela era mais ou menos da minha altura, mas na verdade fiquei muito surpreendida ao descobrir que ela é mais baixa do que eu.

Também a equipa de produção foi muito atenciosa e prestável, sempre prontos a ajudar e a esclarecer qualquer dúvida que poderia surgir. Para não falar, da equipa de maquilhagem que me deixou linda, como podes ver nesta fotografia:

Não posso dar detalhes sobre a produção do programa por motivos contratuais, mas posso dizer que foi uma experiência bem interessante, e que apesar de não ter trazido dinheiro, trouxe uma valiosa lição e muitos novos conhecimentos.

 

Entretanto, a pensar nesta minha participação no programa "Quem Quer Ser Milionário", o B, decidiu fazer um desafio, que eu aceitei, e onde testei os meus conhecimentos mais uma vez: 

E tu, gostas deste programa? Gostarias de participar?

 

Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Youtube | Pinterest

#Resumo da semana nº17/2021

Mais uma semana cheia de trabalho e cheia de coisas boas. Aliás, foi uma semana tão preenchida que eu estava com receio de não conseguir preparar esta publicação.

No escritório andei cheia de trabalho por causa do relatório único e do anexo D, e em casa o meu tempo foi aproveitado para acabar as obras e as mudanças na minha casa. As obras já terminaram, e durante o fim de semana terminei as mudanças. Estou oficialmente no meu quarto/casa novos e como deves imaginar estou mesmo muito feliz e orgulhosa com o resultado.

Também aproveitei a semana para estar com o J, com a S e com o B, e claro como não podia deixar de ser foram momentos bem passados.

Claro que, com todo este rebuliço eu quase nem tive tempo para publicar nas redes sociais, mas se tudo correr bem, esta semana terei muitas coisas para publicar por lá.


 Legenda:

 

1. Que o vento leve o necessário e me traga o suficiente.

2. "Os pequenos atos de cada dia fazem ou desfazem o caráter" (Friedrich Nietzsche)

3. "Ame seus pais, sua vida e seus amigos. Seus pais, porque são únicos. Sua vida, porque é curta demais. Seus amigos, porque são raros."(Autor desconhecido)

4. Quando algo ruim acontece você tem três escolhas: deixar isso definir você, deixar isso destruir você ou fazer isso te deixar mais forte.


Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Youtube | Pinterest