Uma manhã no Parque Biológico de Gaia

No final do verão do ano passado tive a oportunidade de ir visitar o Parque Biológico de Gaia, e aquilo que era suposto ser uma sessão fotográfica acabou por se tornar num fabuloso passeio pela natureza.

Com um percurso de cerca de 3 quilómetros o parque biológico de Gaia permite aos seus visitantes conhecer os ecossistemas da região.
Durante o passeio é permitido aos visitantes conhecerem uma pequena reserva natural de fauna e flora; mais de 40 espécies de aves selvagens nidificam no Parque e outras tantas visitam-no durante as migrações.
A verdade é que o parque é marcado pelo contraste entre a paisagem agroflorestal e a zona urbana envolvente.

O parque Biológico de Gaia é ainda um centro de recuperação de animais selvagens que muitas vezes são encontrados feridos ou mantidos ilegalmente em cativeiro. Além dos animais também as plantas encontram-se protegidas, anualmente milhares de espécies de plantas são plantadas e crescem livremente.

 A história do Parque remete-nos até 1983 quando a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia abriu oficialmente as portas do parque, naquela altura com apenas dois hectares.
Entre os anos de 1997 e 1998 o Parque deu início ao projeto de melhoria das suas condições.
O conjunto de várias experiências e ambições que foram surgindo e se criando ao longo dos anos veio anos mais tarde dar inicio ao conceito de parque que hoje conhecemos.

Atualmente o parque conta com mais de 70 espécies de aves vivem ou visitam o Parque durante as migrações, das quais mais de 30 espécies nidificam no Parque. Acrescentem-se 18 espécies de mamíferos, 14 de répteis e anfíbios, 9 de peixes, e várias dezenas de invertebrados, somadas a 300 espécies espontâneas de plantas, e tem-se uma ideia da medida do valor natural do local.

Devido às medidas de proteção tomadas, espécies novas estão a fixar-se, e outras a aumentarem a sua população, hoje, no Parque, abundam, em liberdade, os coelhos-bravos, Esquilos, Garças-reais e outras espécies.

A verdade é que um passeio pelo parque nos ajuda a criar laços com a natureza, aliás, o facto de existir um espaço rural no meio do centro urbano permite-nos perceber que existe muito mais natureza do que podemos imaginar e que muitas espécies podem existir e coexistir de o ambiente for propicio a tal. 


E tu, já alguma vez visitaste o Parque Biológico? O que achaste desta experiência?

 

Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Youtube | Pinterest

13 comentários:

  1. Nunca fui a esse parque! . Obrigada pela partilha!

    -
    Se o mundo rodasse numa esfera colorida
    -
    Beijo e um excelente dia

    ResponderEliminar
  2. Que fotos legais!
    O parque parece ser muito lindo :)
    Eu adoro ir em parques assim.

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderEliminar
  3. Gosto imenso de visitar o Parque Biológico. E, curiosamente, uma das memórias mais especiais que tenho do meu 6º ano diz respeito a um fim de semana que, através da escola, ficamos lá a dormir :)

    ResponderEliminar
  4. Já tinha ouvido falar bastante desse lugar, mas nunca me deu para ir visitar
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  5. Acredito que seja um parque maravilhoso de visitar.
    .
    Cumprimentos poéticos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  6. Que lugar lindo😍😍😍
    Realmente a conexão com a natureza é tudo de bom. Amei as fotos.
    Beijos,
    Paloma Viricio.💫💙

    ResponderEliminar
  7. Está tao bonito <3 É dos meus sitios preferidos da minha terrinha <3

    ResponderEliminar
  8. Nunca tinha ouvido falar, mas pelo que dizes e mostras, parece ser super interessante.

    ResponderEliminar