4 dicas para cuidar da pele usando máscara

Durante o último ano tenho percebido que na zona onde uso a máscara a minha pele está muito estragada, com manchas e borbulhas, e como aparentemente a máscara ainda se vai manter nas nossas vidas por algum tempo, decidi fazer algumas pesquisas e partilhar contigo algumas dicas para cuidares da saúde da tua pele enquanto usas a máscara

1. Hidratação:
A hidratação parece aquele cliché que está sempre presente quando o assunto é cuidar da nossa pele, mas com o uso de máscara parece que este ritual é ainda mais importante, por isso é fundamental hidratar a pele todos os dias de manhã e à noite evitando o uso de produtos que contenham ácidos como o glicólico ou o retinol, pois estes podem aumentar a sensibilidade da pele.

2. Reduzir o atrito:

Criar uma barreira entre a pele e máscara é fundamental para manter a pele saudável. Para tal podes optar por vaselina pura que podes colocar no septo nasal e nas maças do rosto (as zonas habitualmente mais afetadas), ou então podes também também recorrer a pensos de silicone, principalmente para quem passa mais de 12 horas diárias com a máscara. Outra boa opção são os sticks anti-fricção que ajudam a máscara a deslizar sobre a pele.

3. Evita a maquilhagem:
Se a maquilhagem já era culpada por muitos males da pele do rosto, agora com o uso da máscara ela pode ainda contribuir ainda para prejudicar principalmente quando usada em grandes quantidades pois vai contribuir para a total obstrução dos poros piorando as crises de acne. A máscara também pode arrastar a maquilhagem causando assim a oclusão das gandulas sebáceas piorando o a saúde da pele.

4. Lavagem:
Depois de usar a máscara é fundamental lavar bem a cara com água abundante e um gel ou leite de limpeza com um ph equilibrado que ajude a eliminar os resíduos ou a sujidade.

Claro que, como sempre estes concelhos são baseados na minha pesquisa, sendo solução para situações banais e de forma preventiva, em situações mais extremas ou persistentes o ideal será consultares um especialista.

 

Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Youtube | Pinterest

5 minutos para conhecer... Monique Larentis

Depois de um ano a ter todas as semanas uma edição da rubrica "5 minutos para conhecer...", esta na hora de dizermos adeus. Durante um ano inteiro trouxe até ti novos novos blogs, e acredita gostei bastante do desafio. Por agora vamos dizer adeus, mas não sem antes te apresentar a Monique Larentis, a menina de 33 anos do Rio Grande do Sul, e autora do blog "Vivendo Sentimentos".

Ontem é só Memória: Quando eu era criança e me perguntavam o que queria quando fosse adulta respondia sempre que... 

Monique Larentis: ...eu queria ser espiã.
Ontem é só Memória: Se alguém me quiser conquistar pelo estômago, devem oferecer-me... 

Monique Larentis: ...Chocolate 70% cacau, amo!
Ontem é só Memória: Ontem esqueci-me de... 

Monique Larentis: ...planejar a semana.
Ontem é só Memória: Tenho uma coleção de... 

Monique Larentis: ...fotos e experiências por lugares.

 

Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Youtube | Pinterest

Crónica | Porque é que os Aliens não visitam Portugal?

Confesso que ainda não cheguei a nenhuma conclusão relativamente ao facto de existirem outras vidas no universo, contudo e supondo que estas vidas marcianas existem, eu creio que já sei porque motivo Portugal, parece ser uma país de fracos avistamentos, afinal de contas porque motivo algum marciano iria querer visitar o nosso país?

Para reforçar a minha teoria vejamos a seguinte situação hipotética. O pobre marciano viaja anos e anos pelo espaço, e suponde que ele não perdeu toda a sua juventude para chegar aqui, porque escolheria vir a Portugal?
Quer dizer, primeiro, temos que ter conta Roswell está para os marcianos, como Caparica está para os emigrantes franceses, por isso as hipóteses de qualquer alien parar em Portugal intencionalmente é bastante remota.
Ou seja, a única forma de Portugal ser visitado por extraterrestres só vai acontecer se um dia o combustível do OVNI acabar e eles ficarem algures perdidos por terras lusas, e o que é que acontecia ao pobre alien? Pois bem, essa é uma boa história que tenho para te contar...

Assim que o seu OVNI parar algures perdido no nada, o Alien vai perceber que vai ter que andar quilómetros para chegar a um posto de combustível, claro que, até lá chegar, já o tentaram assaltar duas ou três vezes pelo caminho, mas o mais grave de tudo é o choque que o pobre marciano sofre ao ver o preço dos combustíveis, ele como qualquer português até sente vontade de chorar na hora de abastecer a viatura!
Entretanto e para animar um pouco a sua modesta vida de turista decide parar num café, mas eis que para sua surpresa todas as mesas estão lotadas e o distanciamento social parece não ser obrigatório ali. Bem pelo menos estes indivíduos não devem ser ladrões pois estão a usar a máscara no queixo e não no rosto.

O nosso amigo marciano estava admirado com tudo o que via neste planeta chamado Terra quando uma mulher com pouca roupa o abordou sem elegância nenhuma, prometendo-lhe o meu serviço do mundo e arredores. O marciano sentiu uma enorme alegria apoderar-se de si. Aquela elegante criatura do sexo oposto era do espaço como ele. Senão como é que os serviços dela poderiam ser considerados os melhores do mundo e arredores? Feliz abraçou-se a esta mulher que lhe estendeu a mão à espera do pagamento. Simpaticamente ele apertou-lhe a mão e afastou-se.

Continuou a sua viagem fascinado com o nosso país, quer dizer, aquilo a que os humanos humildemente chamavam de rotundas eram obviamente parques de estacionamento de naves espaciais, e eram tão cuidados que as haviam de todos os tamanhos e em todos os locais... Estes portugueses eram muito simpáticos e hospitaleiros, já tinham parques de estacionamento para naves ainda antes de estas serem necessárias para o efeito.

Alguns quilómetros mais à frente o nosso marciano de visita a Portugal foi abordado por outro indivíduo, que lhe ofereceu o melhor produto da galáxia, feliz por reconhecer outro ser conhecedor do espaço, aceitou o pequeno pacote do homem experimentando o seu conteúdo. Minutos depois e ele estava a viajar pelas galáxias do universo sem precisar da sua nave.
Achou que este povo que visitava era mesmo evoluído para ter um pó que substituísse as naves espaciais, mas assim que o efeito passou ele descobriu que estava no mesmo sitio.

Cansado de todas estas aventuras ele decidiu voltar à sua nave e regressar para casa, afinal de contas as férias são muito boas, mas não existe lugar como a nossa casa, não é?
Assim que chegou viu que no pára-brisas da nave estavam uns papéis. Abriu-os e ficou surpreendido. Eram uma multa por mau estacionamento, uma multa por o veículo não ser legal em Portugal, outra multa por não ter matricula e ainda uma multa por não ter pedido permissão para aterrar em solo português.

Sim, parar por estas terras não compensava, e pior que isso, ninguém falou dele no telejornal do dia seguintes, porque ao que parece um tal Sócrates tinha recebido um presente muito especial de um amigo...

 

Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Youtube | Pinterest

"Não encarámos a masturbação, com a naturalidade que os homens encaram entre si"

Com 37 anos, a Sónia Miranda e o seu Classe Cappuccino tem vindo a conquistar seguidores no instagram e feito muito sucesso entre as mulheres, principalmente porque ela escreve e pensar de mulher para mulheres.

Ontem é só Memória: Como é que nos dias atuais tu defendes o empoderamento das mulheres?
Sónia Miranda:
Elogiarmos, divulgarmos com gosto genuíno as outras mulheres. Não ser da boca para fora. Gostarmos e mostrarmos a essas mulheres que de facto gostámos de uma fotografia dela, de um penteado, de algo em que ela foi bem sucedida ou é talentosa.


Ontem é só Memória: Se tivesses a oportunidade de falar com a Sónia adolescente o que dirias a ti mesmo sobre ser mulher?
Sónia Miranda:
"Fónix, és fod@! Não continuas a importar-te, em demasia, com a opinião de quem não é importante na tua vida, faz toda a diferença para uma alma leve."

Ontem é só Memória: Na tua opinião qual é o maior tabu que existe entre nós mulheres, e como achas que esse assunto poderia deixar de ser tabu?
Sónia Miranda: Não encarámos a masturbação, com a naturalidade que os homens encaram entre si.

Ontem é só Memória: Sei que trabalhas na área da construção civil que é como sabemos, uma área maioritariamente masculina, como te sentes em relação ao balanceamento entre homens e mulheres no teu local de trabalho, sentes que de alguma forma és discriminada por seres mulher?
Sónia Miranda:
Não pelo ramo específico da Construção Civil, aqui até sinto alguma vantagem em ser mulher. Eles trabalham maioritariamente com homens e ver uma mulher, é uma lufada de ar fresco no dia deles. Ao longo da minha carreira, sempre senti que o 1º impacto é que como sou vaidosa, não serei eficiente. E, depois vão-se surpreendendo.

Ontem é só Memória: Quando se fala em igualdade de géneros é muito usual que o primeiro pensamento das pessoas seja sobre a igualdade no local de trabalho (salários iguais, cargos iguais etc...), mas para ti, além deste setor, onde achas que a igualdade de género deve ser trabalhada e por onde deve começar a evoluir?
Sónia Miranda: Sem sombra de dúvida na educação, logo desde criança.
 

Ontem é só Memória: Tu és sem dúvida uma inspiração para muitas mulheres (e na minha opinião fazes um excelente trabalho nessa área), mas de certeza que também tu te inspiraste noutras mulheres (pelo menos numa fase inicial da tua vida. Quem era essa, ou essas mulheres que te inspiraram?
Sónia Miranda: Se algum dia inspirei alguém de forma positiva, só posso ser grata, muito obrigada pelas tuas palavras. Inspirei-me e inspiro em várias mulheres, ao longo da vida. Depende da fase em que estou. A 1ª inspiração é a minha mãe, na educação e valores que me passou. A minha avó. A minha avó, é daquelas mulheres impossível de não gostar. É boa pessoa, passou e passa a vida dela a dar. Gostava de vir a ser metade da mulher que ela é. No meu estágio, a minha orientadora era fabulosa, as vezes que já a tentei encontrar pelas redes sociais, pois perdi o contacto com ela. Competente, gira, sexy, bem humorada e com imenso espírito de equipa. E as minhas melhores amigas, também me inspiram muito pela frontalidade que temos na nossa amizade.

Ontem é só Memória:  Existe algum estereótipo relacionado com as mulheres com o qual te identifiques? Por exemplo, que somos lamechas, temperamentais, ou que não sabemos conduzir.
Temperamental, tenho situações de responder torto na hora, principalmente se estiver desconfiada ou farta do assunto.

Sónia Miranda: E sou muito lamechas a ver filmes, choro com uma facilidade tremenda. Os meus olhos chegam a ficar pequeninos de tanto inchaço, do choro.


Ontem é só Memória:  Será que podias partilhar alguma experiência tua que consideres exemplar e inspiradora para outras mulheres?

Sónia Miranda: Cheguei a um novo trabalho, há uns anos, para ser responsável por uma equipa de cerca de 90 pessoas, questionaram, na lata, se ia ser capaz. Fui capaz até de tornar melhor o desempenho de toda a equipa.


Se ainda não conheces a Sónia, então deixa-te inspirar e segue a sua conta no instagram.

 

Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Youtube | Pinterest

#Resumo da semana nº16/2021

A semana que passou foi sem dúvida marcado pela chuva, e por isso, o dia de férias que eu o J metemos para estarmos juntos foi um desastre porque todos os nossos planos saíram furados. Seja como for, não foi por isso que deixamos de estar juntos, e até foi divertido.

 

As obras cá em casa também me estão a deixar bastante orgulhosa, apesar da demora, as coisas estão encaminhadas, e o quarto está já quase terminado. Agora só falta a casa de banho, mas acho que isso vai demorar um pouco porque percebi que o meu pai anda um pouco cansado das obras e prefiro que isto demore mais um mês ou dois mas que ele esteja confortável com o que estamos a fazer.

 

Como já disse em vários vídeos que partilho nas redes sociais, estou ansiosa para começar a tratar da decoração do meu quarto/casa, e já tenho as ideias a borbulhar.

Legenda:

1. O que não me faz bem não me faz falta.

2. 2011 foi um bom ano, mas o melhor ainda está para vir...

3. Pequenos prazeres da vida a dois...

4. Como é fácil eu me contagiar por este olhar...


Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Youtube | Pinterest


Vlog | Curiosidades sobre o 25 de abril

O 25 de abril é talvez um dos feriados mais importantes de Portugal. Este feriado tem uma forte mensagem e vem reforçar a vitória da liberdade sobre a ditadura num passado que não é assim tão longínquo.

Contudo, e como acontece sempre, nas aulas de história não nos ensinam alguns detalhes que são bastante curiosos e que de certeza, alteram por completo a visão que tínhamos dos acontecimentos, por isso trouxe para ti, alguns factos curiosos sobre o 25 de abril que nunca te ensinaram na escola.

1. Tudo começou com um pneu furado

Atualmente é possível encontrar várias memórias partilhadas por todos aqueles que fizeram parte da revolução, é possível também encontrar uma memória de Vasco Lourenço particularmente interessante. Nessa memória ele conta e ele e Otelo Saraiva de Carvalho estavam a regressar casa após uma das primeiras reuniões quando tiveram um pneu furado. Eram cerca de duas da manhã quando Vasco Lourenço disse a Otelo que não iam conseguir solucionar nada com requerimentos e papeladas e que o ideal seria fazer um golpe de estado e convocar eleições, dando assim origem à ideia inicial.

 

2. A data

Pode até parecer um choque mas o golpe de estado não era para acontecer no dia 25 de abril, mas sim no dia 16 de março.

A 16 de março de 1974, uma coluna militar saiu do seu regimento das Caldas da Rainha com destino a Lisboa, contudo uma rebelião que que estava a ocorrer em Lamego fez com os restantes militares preferissem não arriscar e acabaram por abortar a missão.


3. O cravo

Existem muitas histórias e teorias sobre como o cravo vermelho se tornou o símbolo desta revolução, contudo, uma coisa é verdade, naquela época o cravo era uma flor extremamente abundante e muito barata.

De qualquer forma, quando o assunto é "como o cravo se tornou o símbolo do 25 de abril", existem duas teorias que são bem aceites pelos estudiosos. 

A primeira teoria conta a história de Celeste Caeiro, a empregada de um restaurante em Lisboa que levava para casa um ramo de cravos vermelhos, e que ao ver que os militares pediam aos populares comida e cigarros, ela ofereceu uma flor porque não tinha nada mais para lhes dar.

Outra teoria defende que foram as floristas do Rossio a iniciar esta moda, pois tal como eu referi, na época esta flor era muito abundante e barata, e por isso elas começaram a distribuir cravos como forma de celebração.


4. Derramamento de sangue

Ao contrario do que nos ensinam na escola, a verdade é que o 25 de abril não aconteceu sem derramamento de sangue. 

A verdade é que no final de dia 25, muitos populares se dirigiram para junto da sede da PIDE para exigir o seu fim. De lá os seus dirigentes disparam sobre a população resultando em 4 mortos e vários feridos.


5. Envolvimento da CIA

Existe muita especulação sobre este assunto e até hoje não foram encontradas provas de que a agencia norte americana tenha estado envolvida na revolução, contudo um livro publicado em 2008 veio demonstrar que a CIA estava atenta às movimentações militares portuguesas. 

Nessa mesma obra é possível, ficarmos a saber também os norte-americanos sabiam da eminencia de uma revolução, mas apesar disso também eles foram apanhados de surpresa.


Se gostaste destas curiosidades e ficaste com vontade de saber não podes perder o vídeo que preparei para ti no canal do youtube:

 E tu, conhecias estas curiosidades? Tens alguma sobre a data que gostarias de partilhar?

 

Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Youtube | Pinterest

DIY | Quadro de cortiça

Tenho a certeza que a malta da minha idade se lembra daqueles quadros de cortiça que quase todos nós tivemos no quarto, com notas, post-its e fotografias durante a nossa infância e adolescência. Aliás, é bem provável que ainda hoje muitos de vocês recorram, ou sintam até falta desse quadro de cortiça que era sempre tão útil (mas muito pouco estético), por isso, e porque também eu sinto falta desse velho amigo, decidi personalizar um quadro de cortiça e adapta-lo à minha realidade.

Material necessário:

  • Uma folha de cortiça ou então um quadro velho de cortiça,
  • Uma moldura para quadros,
  • Fita decorativa,
  • X-ato ou tesoura


Preparação:

Devo começar por dizer que este DIY é tão simples de fazer que até pensei que poderia ser desnecessário fazer esta publicação, contudo como apologista de reciclar coisas velhas e lhes dar uma nova vida, trouxe até ti este DIY.

Começa por desmontar a moldura e desenhar o tamanho da mesma na cortiça e corta. Retira a parte de trás da moldura, se a mesma tiver um pé para segurar, guarda, se não tiver, podes descartar, descarta também a parte da frente da moldura que pode ser de vidro ou de acrílico.

Coloca a folha de cortiça, no local do vidro e fecha as presilhas. Se a tua moldura tiver suporte para segurar de pé, podes colocar o mesmo. Se tal como a minha não tiver, podes partir o acrílico da protecção a meio e forrar a toda a volta com fita decorativa para evitar pequenos cortes desnecessários. Prende também o acrílico às presilhas.

Depois é só colocares em cima da tua secretária evitando furos na parede e evitando ter aquele quadro enorme a ocupar espaço. Claro que podes, e deves adaptar o tamanho do quadro às tuas necessidades, mas o bom deste DIY é que permite que faças o mesmo quadro quantas vezes quiseres do tamanho que quiseres.


Gostaste desta sugestão? Ainda usas quadros de cortiça?


 

Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Youtube | Pinterest

5 minutos para conhecer... Thainá Christine

Esta semana vamos ter os nossos habituais "5 minutos para conhecer" na companhia de Thainá Christine, a menina do Brasil de 25 anos e autora do blog "Sonhando através de Palavras".

 Ontem é só Memória: Quando eu era criança e me perguntavam o que queria quando fosse adulta respondia sempre que...
Thainá Christine:
...cantora.
Ontem é só Memória: Se alguém me quiser conquistar pelo estômago, devem oferecer-me...
Thainá Christine:
...pizza, sanduíches ou um filé a parmegiana.
Ontem é só Memória: Ontem esqueci-me de...
Thainá Christine:
...estudar.
Ontem é só Memória: Tenho uma coleção de...
Thainá Christine:
...Livros.

Gostavas de participar nesta rubrica? Então envia um e-mail para colaboracoes.ontemesomemoria@gmail.com  

 

Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Youtube | Pinterest

7 do momento... nº71

Achei que hoje era um bom dia para partilhar contigo as minhas habituais sugestões. Pega no teu bloco de notas, porque hoje temos mais uma edição de os "7 do momento".

Como não podia deixar de ser, estas sete sugestões começam com uma sugestão literária. "O historiador" de Elizabeth Kostova é um thriller literário que nos leva numa aventura onde os segredos do passado do pai e do misterioso destino da mãe se ligam a um mal inconcebível escondido nas profundezas da história.

A primeira sugestão cinematográfica, vai para o filme de 2011, dirigido por David Cronenberg. "Um método perigoso", apresenta-te Carl Jung um psicanalista que trata da jovem Sabina Spielrein de histeria , causada pelos métodos de Sigmund Freud. Contudo, alguns anos depois, Jung inicia um romance com Sabina, o que contribuiu parara gerar rivalidade entre os médicos.

Baseado na obra de Stephen King, o filme de 2019 dirigido por Vincenzo Natali, "In the tall grass", leva-nos numa viagem a mundo paralelos onde a mesma história se repete vezes e vezes sem conta até que seja possível encontrar a solução para sair do meio de um campo de erva alta. Uma luta pela sobrevivência, num filme onde nem sempre conseguimos saber o que é real ou não.

Como deves saber eu adoro ver vídeos sobre curiosidades, por isso fiquei completamente rendida ao canal "Factos Desconhecidos" que podes encontrar facilmente no youtube. Com vários apresentadores e várias temáticas, este canal disponibiliza vários conteúdos informativos que de certeza vais querer conhecer.

E se gostas de ter sempre um jogo no telemóvel para passares os teus tempos livres, então tens que experimentar o jogo Parking jam, onde tens que movimentar veículos num estacionamento de forma estratégica e calculada. 

Continuamos esta edição de os "7 do momento", com uma série que acabei muito recentemente. "Pretty Little Liars", a história de quatros amigas que se veem arrastadas para um ciclo vicioso de mentiras e chantagens que podem destruir as suas vidas e as vidas das pessoas que amam, enquanto tentam descobrir se a morte de uma das suas melhores amigas foi um acidente ou um assassinato.

E para terminar falo-te do meu queridinho do momento. o perfume da Oilily, foi o primeiro perfume que tive ainda antes da adolescência, e como deves imaginar marcou-me para sempre. Depois de vários sem o encontrar à venda, reencontrei-o à venda num supermercado e desde então ele tem feito as minhas delicias.

 

E tu, conhecias alguma destas sugestões? O que achaste?

 

Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Youtube | Pinterest

Uma tarde na Ponte Velha de Mirandela

Finalmente já podemos circular e voltar a conhecer melhor o nosso país, contudo e infelizmente eu ainda não tive a oportunidade de ser turista por terras lusas, por isso até lá desafio-te a conheceres um dos últimos locais que visitei antes do confinamento.  

Conhecida também como Ponte Velha ou Ponte Medieval de Mirandela, a Ponte sobre o rio Tua é uma ponte de estilo românico que se encontra sobre o Rio Tua.
A Ponte Velha é um ex-libris de Mirandela e está classificada desde 1910 como monumento nacional.

Quem visita esta ponte encontra indícios da existência de uma ponte romana ou da idade média, devido às marcas de canteiros nos arcos originais. Apesar de a data da construção nunca ter sido determinada, acredita-se que ela terá sido erguida nos finais do século XV ou inicio do século XVI.

No século XVI, no reinado de D. Manuel I, dá-se a construção da atual ponte com vinte arcos. Até 1886, a ponte de Mirandela apresentava 20 arcos visíveis, mas anterior a esta data terá sido possível que tenha tido 22 arcos.

Até finais de 1909 passou a ter 19 arcos isto porque um deles ficou soterrado. Devido às cheias de dezembro de 1909 quatro dos 20 pilares caíram, tendo sido sido necessário recorrer-se à construção de dois arcos quebrados com maiores vãos. Atualmente a ponte inclui grandes estruturas de ferro pintadas de verde fazem iluminação da ponte através de lanternas, colocadas nas laterais sobre os arcos.
Inicialmente a ponte tinha um comprimento aproximado de 270 metros; após as cheias o comprimento da ponte ficou reduzido a 228,5 metros. A largura média do seu leito, antes das obras de modificação de 1876-1878, variava entre 4,8 metros e 5,3 metros.

E tu, já conhecias esta Ponte? Gostavas de a visitar?


Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Youtube | Pinterest

#Resumo da semana nº15/2021

E pronto, já começou a terrível semana do relatório único e do anexo D, e por isso a quantidade de papéis acumulados em cima da minha secretária do escritório cresceu  uma forma alarmante, por isso, alguma coisa me diz que esta semana vou ter muito trabalho.

Bem o lado bom é que na sexta-feira vou ter o dia de férias e vou dar um passeio com o J para celebrar o seu aniversário

Entretanto e tal como estava a planear estou finalmente a conseguir tempo para me dedicar ao blog como gosto e estou finalmente a conseguir colocar tudo em ordem por aqui.

Legenda:


1. Vamos amar o próximo, porque o anterior a gente já sabe que não valeu a pena...

2. Espalhando charme...

3. Preparando o próximo DIY do blog...

4. Petiscos de sábado à noite: Lasanha.

 

Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Youtube | Pinterest

Quero ser blogger... Processo criativo para a produção de conteudos para as redes sociais (1ª Parte)

Quando se tem um blog, estar presente nas redes sociais é quase uma obrigação, por isso, por vezes percebemos que nem sempre temos inspiração para produzir tantos conteúdos como aqueles que precisamos, contudo o planeamento é fundamental para que nunca nos faltem ideias.

Por isso, e para que nunca te faltem ideias na edição de hoje da rubrica "Quero Ser Blogger", partilho contigo sugestões de conteúdos que podem ser sempre usados com sucesso:

 

1. Aparições Publicas

Partilha uma entrevista sobre ti ou sobre o teu blog, ou fala sobre qualquer aparição publica que tenhas feito.


2. Depoimentos ou o famoso "antes e depois"

Mostra aos teus seguidores a transformação de algo, como uma dieta te ajudou a perder quilos extras, como eram as tuas estaticistas antes e depois de adotares técnicas de SEO, como consegues fazer novas parcerias...


3. Encorajamento

Incentiva a tua audiência com uma mensagem positiva. Sabe sempre bem não é?


4. Conteúdo épico

 Escolhe um tópico popular e escreve algo detalhado sobre ele.


5. Fotos de bastidores

Mostra tudo, ou quase tudo, o que é feito por trás das câmaras e telas dos computadores. Isto ajuda a que os teus seguidores se sintam mais perto de ti e do teu processo criativo.

 

6. História

Partilha um pouco da tua história, das tuas aprendizagens dando ênfase a algo que conecte com os temas que abordas.

 

7. Questionários

Pergunta sobre as preferências dos teus seguidores e leitores. As redes sociais já disponibilizam várias opções para isso, por isso não tenhas medo de as usar.


8. Desafios

Podes criar uma meta ou desafio e convidar o teu publico a participar, por exemplo, partilhando algo.


9. Objeção

Mostra o teu ponto de visto sobre algo.


10. Perguntas

Faz um post pergunta para incentivar a interação da tua audiência e aproveita para gerar novos conteúdos com ela.

 

Espero que tenhas gostado destas dicas, para a próxima edição da rubrica prometo partilhar contigo muitas mais para que em breve as tuas redes sociais estejam tal como desejas.

Entretanto existe alguma sugestão que gostasses de partilhar? O que é que funciona bem para ti e para as tuas redes sociais, quando o assunto é gerar conteúdos?

 

Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Youtube | Pinterest

5 minutos para conhecer... Bruno Rodrigues

Hoje vamos ter "5 minutos para conhecer" o Bruno Rodrigues, o menino de 27 anos, programador informático do Barreiro e o autor do blog "Deep Really Deep".

Ontem é só Memória: Tenho sempre na minha carteira...
Bruno Rodrigues:
...Fotos dos meus filhos
Ontem é só Memória: Ficava numa ilha deserta com...
Bruno Rodrigues:
...A minha família
Ontem é só Memória: Fico mesmo muito irritado com...
Bruno Rodrigues:
...Falsidade e egoísmo
Ontem é só Memória: Não consigo dormir sem antes...
Bruno Rodrigues:
...Concluir todas as minhas tarefas diárias.


Gostavas de participar nesta rubrica? Então envia um e-mail para colaboracoes.ontemesomemoria@gmail.com 

 

Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Youtube | Pinterest

Dia Mundial do café - A beleza da sua cor

Dia Mundial do Café, hoje é um dia especial para este grão que faz parte da nossa vida há tantos anos.

Seja um café ou expresso, seja um galão ou meia de leite, o café está presente no dia a da das nossas vidas.

Agora temos o Cappucino, o Latte Macchiato, Café Mocha, e tantas outras bebidas com este precioso nectar da natureza (já para não falar dos doces).

Mas hoje o que vos trago para comemorar o dia mundial do café são, alguns produtos de maquilhagem e beleza que nos transportam para o mundo imenso das combinações com café.
Começamos com os olhos, para além de cores que nos remetem aos tons das misturas de cafés e outros produtos, temos também alguns produtos de cuidado em que o café é um ingrediente do mesmo.
Neste caso a cafeína ajuda a descongestionar e atua a nivel de papos e olheiras (ir sempre sem grandes expectativas porque infelizmente não há milagres).

E trazermos o aroma e beneficios do café para tratamentos de rosto e corpo, como não amar?

Por fim, mas não menos importante, as maquilhagens de rosto e lábios com cores que nos lembram Cappucinos e Café com leite, mas também o café na sua cor natural.
 
Agora o difícil vai ser escolher qual ou quais experimentar primeiro, alguma ideia?
Já têm algum destes produtos? Deixem o vosso feedback para que outras pessoas possam ver antes de comprar.

Dia 16 podem ver como fazer a maquilhagem da primeira fotografia e os produtos usados no meu Instagram.

Caso queiram experimentar algum produto Flormar têm 10% de desconto em todos os produtos da marca no site da MassPerfumarias só precisam de colocar o código no final da compra - Sovilela10 (acumulável com campanhas da marca)

No site da Youth Lab também podem ter 15% de desconto basta colocar o código  - Sovilela15 (não acumulável com campanhas).

Beijinhos Coloridos 
Soraia Vilela

Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Youtube | Pinterest

Mulheres que influênciaram a minha vida

Não existe nada de errado em nos deixarmos inspirar por outras mulheres. Fala-se muito sobre a lealdade entre as mulheres e a importância da amizade feminina e o impacto que estas relações podem ter na vida de uma mulher. A verdade é que nós mulheres temos a necessidade de conviver com outras mulheres. 

Tive a sorte de crescer rodeada de mulheres fortes, corajosas e temerárias, e com elas aprendi valiosas lições. A minha mãe foi sem duvida a maior influência da minha vida e foi fundamental para definir o meu crescimento enquanto mulher.

Apesar de ela ter optado por ficado em casa a cuidar de mim depois de eu nascer, ela sempre reforçou a importância de eu crescer, de trabalhar e conquistar a minha independência. Como sou filha única ela sempre fez (e faz) questão de que eu aprenda a viver sozinha e não dependa de ninguém.

Outra grande influência no meu crescimento enquanto mulher foi a minha avó materna, infelizmente esta influência não veio até mim de forma, uma vez que ela faleceu quando eu tinha apenas 6 anos, mas a minha mãe sempre me falou muito dela, e com o passar dos anos percebi que tenho muitas coisas que aparentemente herdei dela. A minha avó cresceu na aldeia e veio trabalhar para a cidade do Porto muito nova. Nunca teve medo de ir à luta e quebrar tabus e preconceitos, era uma mulher corajosa que numa época em que era suposto as mulheres ainda se submeterem aos homens, ela não se submetia, era independente e autónoma, e sinceramente gostava muito de a ter conhecido melhor.

A verdade é que os maus exemplos também nos fazem crescer, e este é o caso da minha avó paterna com quem não tinha uma boa relação. A verdade é que sempre a considerei uma pessoa má e odiosa, mas graças a ela eu aprendi a ser dura, aprendi que por vezes é importante saber entrar "em joguinhos" e aprendi a manipular as pessoas. Considerar-me fria e manipuladora não é algo bonito de se dizer, mas temos que ser realistas ao concordar que são características que dão muito jeito na vida.

 

Quais foram as mulheres que influenciaram a tua vida? O que aprendeste com elas?

 

Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Youtube | Pinterest

#Resumo da semana nº14/2021

Foi bom regressar à rotina do trabalho e do trabalho blog depois da semana de obras aqui em casa. Ainda existe muito a ser feito e as obras apesar de não estarem atrasadas, parecem durar muito mais do que o idealizado.

Esta semana aproveitei para colocar o trabalho em dia tanto no escritório como no blog, o que foi bastante satisfatório. Sentia mesmo que precisava de me sentar e tratar das coisas com a devida calma que as coisas merecem mas que nem sempre é possível dar.

Também ando a planear as férias de verão, mas começo a ter algum receio devido à situação do país, Por isso e apesar de já ter uma casa de férias em vista, acho que vou optar por perder o negócio e esperar mais uns meses para ver como as coisas correm.

Legenda:

1. Porque hoje a best faz anos!!!

2. Por algum motivo que não consigo compreender há 10 anos isto até pareceu boa ideia... Vamos lá entender os jovens

3. Já a pensar nas férias de verão...

4. Se não for agora, vai ser quando?

5. Boa Páscoa!!!

6. Digam-me que eu não era a única que estava a morrer de saudades das esplanadas...

 

Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Youtube | Pinterest

Receita #32 - Iscas de bacalhau

As iscas de bacalhau são aquele petisco tão português, e tão delicioso que sabe bem em qualquer refeição. Esta também é um daqueles pratos simples, mas que parecem sempre ter um segredo não é verdade? Mas não te preocupes, eu vou partilhar contigo a minha receita de iscas de bacalhau.

Ingredientes:

  • 200gr de bacalhau
  • 1 chávena de farinha de trigo
  • 1/4 de chávena de água
  • 1 ovo
  • Salsa QB
  • Pimenta e sal QB


Preparação:

Coze o bacalhau durante mais ou menos 8 minutos e desfia-o bem. Numa tigela junta o bacalhau desfiado, a farinha e o ovo e envolve bem. Se preferires podes fazer este processo com as mãos para ser mais fácil misturar tudo, junta a água aos poucos, pode ser necessário mais ou menos água dependendo da absorção da farinha por isso o ideal é fazer este processo com calma. 

O ideal é teres uma mistura que não seja muito espessa nem totalmente liquida, o ideal para encontrares esta espessura é pegares numa colher de sopa e retirares um pouco da massa das iscas ao verteres o conteúdo ele deve deslizar sem problemas, não não de imediato, ou seja deve ir deslizando da colher.

Prova a massa das iscas e tempera de sal e pimenta a gosto. Coloca também salsa picada a gosto e mexe bem.

Frita as iscas em óleo bem quente, e depois retira a gordura com papel absorvente.

Serve iscas num tamanho mais pequeno com uma salada de grão para uma entrada especial, ou faz iscas um pouco maiores e serve com arroz de tomate para uma refeição principal.

 

E que tal, gostas de iscas de bacalhau? Tens algum segredo? Eu confesso que esta é uma receita que faço mais ou menos a olho, mas acho que consegui partilhar contigo o melhor desta receita.

 

Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Youtube | Pinterest

5 minutos para conhecer... Ariane

Começamos o mês de abril com mais uma edição de "5 minutos para conhecer", e desta vez vamos conmhecer a Ariane, a menina de 35 anos, analista de markting de São Paulo, autora do blog "My Dear Library".

Ontem é só Memória: Quando eu era criança e me perguntavam o que queria quando fosse adulta respondia sempre que...
Ariane:
...ia ser jornalista. Acabei estudando comunicação e trabalhando com marketing, mas ainda pretendo estudar jornalismo.
Ontem é só Memória: Se alguém me quiser conquistar pelo estômago, devem oferecer-me...
Ariane:
...bolo de chocolate.
Ontem é só Memória: Ontem esqueci-me de...
Ariane:
...tomar minha vitamina D
Ontem é só Memória: Tenho uma coleção de...
Ariane:
...canetas


Gostavas de participar nesta rubrica? Então envia um e-mail para colaboracoes.ontemesomemoria@gmail.com
 

Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Youtube | Pinterest

Fobias estranhas (5ª Parte)

Já não se falava de fobias aqui no blog há algum tempo, por isso achei que devíamos começar o mês de abril com algumas fobias curiosas.

38. Abissofobia — Medo de abismos, precipícios;

Eu pessoalmente não lido muito bem com abismos ou precipícios, por isso é que nunca viram uma foto minha num desses locais.


39.  Aicmofobia — Medo de agulhas de injeção ou objetos pontudos;

Apesar de não ter medo de agulhas, consigo perceber o motivo pelo qual algumas pessoas tem medo de agulhas.


40. Botanofobia — Medo de plantas

Estranho, mas a verdade é que alguma plantas até conseguem mesmo meter medo.


41. Cacorrafiofobia — Medo de fracasso ou falhar

E não é normal ter medo disto?


42. Cromofobia ou cromatofobia — Medo de cores;

Deve ser muito complicado viver com este tipo de fobia não achas? 

 

43. Dorafobia — Medo de pele de animais; 

Concordo que é um pouco nojento e até compreendo por que motivo algumas pessoas podem ter esta fobia.


44. Eurofobia — Aversão ou preconceito a europeus e/ou sua cultura.

Cá para mim, isto é um tanto ou quanto fobia não?


45. Hoplofobia — Medo de armas de fogo;

Muito compreensível...


46. Logofobia — Medo de palavras;

Estranho, mas compreendo que algumas palavras sejam tão longas que até dão medo.


47. Motorfobia — Medo de automóveis;

Não de todo das fobias mais estranhas...


48. Nucleomitufobia — Medo de armas nucleares;

Eu também tenho medo delas...


49. Orientalofobia — Medo de orientais

Tal como a eurofobia, cá para mim isso é racismo...


50. Rupofobia — Medo de sujeira

Mas existe alguém que gosta de sujeira?


Conhecias estas fobias? Sofres de alguma fobia?

 

Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Youtube | Pinterest

#Resumo da semana nº13/2021

A semana de férias passou a correr mas sem um minuto para descansar e recarregar baterias. Apenas no domingo é que consegui arranjar tempo para me dedicar às minhas coisas e me mentalizar que estou de regresso ao trabalho.

Abril vai ser um mês duro no trabalho, mas espero que não seja tão duro como março e que eu consiga retomar a atividade normal aqui do blog até porque tenho muitas coisas pensadas que quero mesmo colocar em prática.

Quanto às obras, e se me segues nas redes sociais, deves ter acompanhado os progressos, e percebido que estou bastante orgulhosa daquilo que estou a construir e ansiosa para chegar à parte da decoração.

Legenda:


1. Se não for agora, vai ser quando?

2. Dizem por aí que hoje é dia de comer peixe...

3. Estou com a sensação de que vou precisar de férias para descansar das férias...

4. Aqui está a Becas a testar o novo chão... Tendo em conta que ainda não saiu do sítio dá para perceber que é bom!

5. Este ano, o Chef Panda tornou o aniversário da minha mãe bem mais doce...


Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Youtube | Pinterest

Falando sobre "Os Cinco" de Enid Blyton

As fabulosas aventuras de "Os Cinco" de certeza que não te passam ao lado, e se, tal como eu gostas de ler, tenho quase a certeza que estas aventuras marcaram presença na tua estante.

Enid Blyton começou a escrever a série infantojuvenil 'Os Cinco' em 1942, inaugurando-a com o livro Os Cinco Na Ilha Do Tesouro. E a partir daí ao longo de 21 títulos publicados até 1963, acompanhamos as aventuras do Júlio, Ana, David, Zé e Tim.


Conhece as personagens:

  1. Júlio é o mais velho de Os Cinco e tem doze anos. É valente, gentil e sensato, sendo o chefe do grupo.
  2. David tem onze anos e adora pregar partidas às pessoas, sendo no entanto capaz de se pôr em risco para proteger os outros. Acha que férias sem aventuras são uma perda de tempo.
  3. A Ana tem apenas dez anos, e sendo a mais organizada e altruísta, é também a mais calada e a mais medrosa.
  4. Maria José, ou Zé, quer ser um rapaz.
  5. O cão Timmy tem uma predileção especial por coelhos.


Enid Blyton:
Enid Mary Blyton (11 de Agosto de 1897 – 28 de Novembro de 1968) foi uma escritora inglesa de livros de aventuras para crianças e adolescentes.
Os seus livros encontram-se entre os mais vendidos do mundo desde a década de 1930 e ainda hoje continuam a ser populares.  Algumas das suas obras já foram traduzidos em cerca de 90 línguas, e ao longo de toda a sua vida terá escrito mais de 800 obras.
 Os seus livros têm sido criticados como sendo elitistas, sexistas, xenófobos e, pontualmente, com o ambiente liberal que emergia no pós-guerra no Reino Unido, mas, ainda assim, continuam a ser grandes sucessos de venda desde a sua morte em 1968.

Os 21 títulos que compõe a coleção de "Os Cinco":

  1. Os Cinco na Ilha do Tesouro (1942)
  2. A Nova aventura dos Cinco (1943)
  3. Os Cinco Voltam à Ilha (1944)
  4. Os Cinco e os Contrabandistas (1945)
  5. Os Cinco e o Circo (1946)
  6. Os Cinco salvaram o tio (1947) 
  7. Os Cinco e o Comboio Fantasma (1948) 
  8. Os Cinco na Casa do Mocho (1949) 
  9. Os Cinco e a Ciganita (1950) 
  10. Os Cinco no Lago Negro (1951) 
  11. Os Cinco no castelo da Bela-Vista (1952)
  12. Os Cinco na torre do farol (1953) 
  13. Os Cinco na planície misteriosa (1954) 
  14. Os Cinco e os Raptores (1955) 
  15. Os Cinco na casa em ruínas (1956) 
  16. Os cinco e os aviadores (1957)  
  17. Os Cinco nas montanhas de Gales (1958)    
  18. Os Cinco na quinta dos Finniston (1960)     
  19. Os Cinco nos Rochedos do Demónio (1961)
  20. Os Cinco e a Ilha dos Murmúrios (1962)    
  21. Os Cinco e a torre do sábio (1963) 


A minha opinião:

Apesar de se tratar de uma coleção infantojuvenil, confesso que ainda hoje dou comigo a relembrar estas fabulosas histórias e a deixar-me contagiar com elas. Aliás foram estas histórias que me fizeram desenvolver o gosto pela leitura, até porque inicialmente era a minha mãe que as lia, mas depois percebi que ficava tão ansiosa para saber a história que era preferível ler eu do que esperar que a minha mãe me pudesse ler mais um pouco.

Das 21 obras publicadas, confesso que não li duas delas, mas entre as restantes ainda mantenho as minhas favoritas entre elas "Os Cinco no Lago Negro", "Os Cinco e o Circo" e "Os Cinco na casa em ruínas".

 

E tu, conhecestes estas obras? Já leste algum destes livros? O que achaste?

 

Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Youtube | Pinterest

Amor em tempo de pandemia

De certeza que já ouviste dizer que a vida está cheia de ironias. E claro, a minha vida não é exceção a esta teoria pois, cerca de dois anos depois de me ter divorciado, recebi um pedido de amizade no facebook que me deixou verdadeiramente surpreendida. 

Esse pedido de amizade era do J, e ele era nada mais, nada menos que o meu primeiro namorado. Saímos, tomamos café e desenvolvemos uma amizade engraçada, cada um teve os seus namorados desde então. Contudo cerca de dois meses antes de começar a pandemia já nos tínhamos aproximado muito mais. 

 

Os sentimentos foram crescendo durante o confinamento de 2020, mas em maio quando foi possível as pessoas voltarem a sair, eu e ele saímos e começamos a namorar desde então.

Claro que começar uma relação em plena pandemia, é tudo menos fácil e normal, contudo talvez até seja bom, e uma maneira de ajudar a evitar alguns erros que foram cometidos no passado. 

Quando namoramos pela primeira vez foi no secundário e eu tinha apenas 18 anos, a nossa relação durou cerca de um ano até que nos separamos porque eu não estava assustada por ser tão nova e estar a fazer planos para o futuro.

 

De qualquer forma, as coisas pelo menos, até ao momento estão a correr bem entre nós, ainda sinto aquele frio na barriga quando estamos juntos, e ainda fico com saudades quando estamos muito tempo sem nos vermos e sim, fico muito feliz quando estamos juntos. Finalmente sinto que tenho uma relação madura e estável, onde cada um respeita o espaço e o tempo do outro e onde ambas as partes fazem sacrifícios para estarem juntas, mas não cobram à outra quando alguém tem que cancelar algo porque vai ter que trabalhar até tarde. Sim, esta relação é equilibrada, pelo menos para mim.

Compreendo que muitas pessoas podem achar toda esta história um pseudo conto de fadas, afinal de contas quantas pessoas voltam a namorar com o primeiro namorado cerca de 12 anos depois?

Pois bem, se é verdade ou não cabe a ti descobrir até porque hoje é dia das mentiras, por isso diz-me lá, achas que é verdade ou que é mentira?

 

Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Youtube | Pinterest