quinta-feira, 16 de março de 2017

Sabes te Organizar 06

Ser organizado é mais do que ter uma agenda, usar aplicações e tomar nota de tudo. A verdade é que ser organizado requer muita disciplina e método.

Um dos maiores segredos de uma agenda bem organizada é a antecipação. Tirem uma hora do vosso dia e sentem-se com um bloco à vossa frente e pensem nas coisas que tem mesmo que ser marcadas na vossa agenda. Nessa lista devem constar os aniversários, e as consultas médicas. No caso das consultas médicas vejam bem quais são aquelas que tem mesmo que ser feitas este ano. Os check-in anuais também devem estar na lista e depois de marcarem as respetivas consultas e exames, coloquem logo na vossa agenda para evitar ter que andar a correr.
Os aniversários, as consultas médicas e os exames são uma verdadeira ratoeira para a organização financeira. Quando estiverem com a vossa lista de aniversários e exames médico à frente, tentem conjugar da melhor maneira. Se vai existir um mês em que vão ter mais despesas com prendas de aniversário tentem marcar os exames ou para o mês anterior ou seguinte.
O mesmo acontece com despesas como por exemplo seguros, óculos, carro, animais e afins. Neste caso as despesas que não surgirem inesperadamente devem ser agendadas para meses em que o rendimento por norma seja mais elevado (subsídios de férias e natal), ou então em meses que não existam outras despesas que já sabemos que não temos como fugir.
Todas as despesas contam para os gastos de uma pessoa ou família, por isso é importante que cada um saiba para onde o dinheiro vai. Para quem tem crianças este tipo de procedimento é ainda mais importante pois ajuda as crianças a ter noção dos gastos que fazem com as suas coisas. No final de cada mês juntem todos os talões, recibos e faturas e vejam o que gastam em quê. Aproveitem este momento para analisar o que realmente é necessário ou não para a família. Criem um ficheiro base para o dinheiro que entra e o que sai. Saber para onde o dinheiro vai é uma boa maneira de o controlar e na hora de poupar ou ter que fazer frente a uma situação inesperada.

Espero que as dicas tenham ajudado. Algum de vocês faz alguma destas coisas?


23 comentários:

  1. Confesso que é uma coisa que não use muito mas adorei cada dica
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  2. Excelente post :) Tento ser o mais organizada possivel, nao consigo ser de outra forma, facturas teem de estar em pastas, despesas organizadas, agenda para o blog, caderno das ideias, e o telemovel e uma ferramenta fundamental que completa tudo o resto :)
    Bjinhosss e boa quinta*
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
  3. A minha agenda é a minha salvação ;)
    Beijinho
    http://adiaryb.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. É verdade, tens toda a razão. Boas dicas.

    ResponderEliminar
  5. Sempre. Organização usar e planear projectar...Vida de docente é assim
    Kis :=}

    ResponderEliminar
  6. É bom! ;D

    Eu até que sou organizada, viu?! hehehe!

    Ótima quinta!

    Beijo! ^^

    ResponderEliminar
  7. Boas dicas! Tento ser cada vez mais organizada.

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também, acho que nesse aspecto estamos sempre a aprender!

      Eliminar
  8. Organizo-me... mas sem agenda... pelo que de vez em quando... lá sai algo menos organizado... ou feito à ultima da hora...
    Mas admiro quem seja organizado!...
    Beijinhos!
    Ana

    ResponderEliminar