terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Um namoro violênto não é namoro e muito menos amor.

Devo dizer que fiquei admirada quando vi um artigo que dizia que em Portugal que muitos jovens não consideram violência forçar as relações sexuais.
Quer dizer, numa época em que a informação é passada livremente, em que se faz bastantes apelos contra a violência doméstica, como é que é possível que 23% dos jovens não acham errado forçar para ter relações sexuais?
fonte
O estudo foi feito com jovens com idades entre os 12 e 18 anos, e avança números que indicam que 3 em cada 10 rapazes consideram normal recorrer à violência para ter relações sexuais.
Este tipo de violência pode ser físico como psicológica. As jovens muitas vezes são pressionadas pelo parceiro a ter relações sexuais, mesmo quando não se sentem prontas. Afirmações como "não queres ter relações comigo porque não gostas de mim", ou então o famoso pedido de uma prova de amor (que é a prática sexual), são apenas alguns exemplos.
Talvez por isso é que 14.5% das raparigas não considerem violência este ato.
Não vou falar sobre como devem ser estas coisas. Toda a gente sabe, ou pelo menos afirma saber que quando o amor é verdadeiro uma pessoa espera até à outra se sentir confortável. Mas se és jovem, estás a ler isto e sofres deste tipo de violência, fica atento, isto até pode parecer banal, mas acredita que não é.
O teste simples que podes fazer é perguntar-te se serias capaz de fazer o mesmo ao outro? Vais ver que se o amas de verdade não serias capaz de fazer algo que ele não queira, não será suposto que a teoria funcione ao contrário?

36 comentários:

  1. Bem mas que valores.
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Também fiquei surpreendida, com estes números... ao que parece, forçar... parece ser uma forma de estar... aceite pelos jovens!...
    Uma triste realidade, sem dúvida... a que o teu post, veio dar voz, e chamar a atenção sobre o assunto... Gostei!
    Bjs! Boa semana!
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente não sei como é que isso pode ser normal...

      Eliminar
  3. Acredita parece que foste de encontro ao meu pensamento... Ate ja fuiz um post no Facebook sobre isto, e revoltante, parece que voltamos a idade da pedra :(
    Excelente post e excelente analise!
    Beijinhosss

    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
  4. Isso não é amor é possessão, mais a sua postagem estar maravilhsa
    Meu canal: https://www.youtube.com/watch?v=apP6eHn5PlI
    Blog:http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  5. eu fiquei mesmo chocada! temos tanta informação, como é possível acharem "normal"? é assustador...

    http://recuso-meaafundar.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Fiquei boquiaberta ao ver estes valores... Mas como é possível? Em que sociedade vivemos nós!! É o acto de a praticar e o acto de achar normal tal situação...

    ResponderEliminar
  7. Realmente hoje em dia isso é um escândalo. Não é normal os jovens acharem que violência é uma coisa comum. As mentalidades precisam mudar com urgência.
    Beijos

    ResponderEliminar
  8. São números assustadores com certeza...Não é normal forçar ninguém a nada...
    http://themarielement.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Muito obrigada pela visita volta sempre adorei
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia
    Facebook

    ResponderEliminar
  10. Sinceramente acho que são números muito assustadores! Além de ser um assunto grave este assunto reflectido nos jovens, mete-me medo! Enfim...

    Beijinhos,
    Joana*

    ResponderEliminar
  11. É daquelas coisas que... nem há palavras.
    Mas tenho a certeza que, se confrontar algum desses 'normais' com a possibilidade de uma irmã ser vítima dessa violência...
    Enfim, no namoro ou depois dele, a verdade é que em pleno século XXI continuam a morrer mulheres vítimas de violência, e isso é grave, muito grave.
    Boa semana.

    ResponderEliminar
  12. ME SURPREENDI COM OS NÚMEROS, AINDA MAIS POR SER UMA ESTATÍSTICA QUE SE REFERE A JOVENS QUE TEM ACESSO DE TANTAS FORMAS AO CONHECIMENTO, MAS, HÁ QUE SE FAZER MAIS PARA QUE APRENDAM, UM A NÃO AGREDIR OU FORÇAR E OUTRO A NÃO SE SUBMETER.
    ABRÇS
    -
    http://. zilanicelia.blogspotcom.br/

    ResponderEliminar
  13. Ainda estou de olhos em bico!! mas depois lembro dos exemplos de jovens que temos...basta passar os olhos pelos reality shows (e não é preciso ficar por esses canais muito tempo) para percebermos o que se passa!! Há muita coisa a mudar ...e urgente!!!
    elisaumarapariganormal.blogspot.com

    ResponderEliminar
  14. Acho completamente estúpido e vergonhoso. E com esses tais reality shows só se faz com que se aceite tudo e que se ache tudo normal.. Infelizmente, em Portugal é assim.

    ResponderEliminar
  15. Teresa realmente é uma situação muito triste para o nosso País, é lamentável como os valores conseguem ser altos !
    Kiss Jasmim** | Blog da Jasmim | Instagram | Bloglovin'

    ResponderEliminar
  16. Um novo blog.... um novo formato.... mas com uma coisa que não muda:
    Teu enorme talento em escrever, informar, apresentar-nos algo que eu nem de longe, em plena Europa, acharia que existia...
    Espero poder seguir-te!!!

    ResponderEliminar