7 dicas para viver (ainda melhor) o amor

Já sabemos que existem vários tipos de amor, e várias maneiras de experimentar e sentir o amor. Nenhum amor ou paixão é igual à anterior e independentemente disso, da cultura, da educação, da idade e da experiência e vida, existem fatores transversais ao ato de amar e ser amado.

Desde a infância que sentimos necessidade de nos compararmos aos outros e de colocarmos em causa um conjunto de aspetos fisiológicos, psicológicos e emocionais. Isto leva a que procuremos ser melhores em vários aspetos, numa tentativa de obtermos amor, aprovação e respeito, e isso influencia, e muito, a forma como vivemos o amor.

 

Para viver o amor da melhor maneira os especialistas apontam algumas coisas que deves ter em consideração:

1. O amor não é paixão

De certeza que alguém já te disse que amar não é a mesma coisa que estar apaixonado. A paixão é orientada pela intensidade e pelo momento. Já o amor tem uma orientação a médio e longo prazo sendo experienciado de uma forma mais serena.


2. O amor é uma escolha consciente

Ao contrário do que as pessoas dizem, o amor é uma escolha consciente, pois é importante escolhermos amar, e responder aos desafios que esse amor representa. É preciso ter consciência que ao longo dos anos as emoções podem alterar a intensidade do sentimento, dai ser fundamental a escolha de um amor consciente, pois isso pode fazer toda a diferença na manutenção de uma relação estável.


3. É possível fortalecer a capacidade de amar

Investindo em nós, e aprendendo a focar no momento presente aprendemos também a atenuar os medos e a impulsividade, bem como aumentar a regulação emocional.


4. Amar sem culpa

Amar deve ser algo livre, por isso é importante sentir as emoções e de as expressar livremente, isso ajuda a usufruir de mais prazer e contribuiu para o desenvolvimento das relações.


5. Também se aprende a amar

É possível aprender a amar, isto se tivermos em conta que o amor pleno exige abertura e honestidade, e que ambas as coisas podem originar ferida, também elas podem contribuir para a reparação das mesmas permitindo assim uma vivência emocional de qualidade.


6. Menos rigidez e mais flexibilidade

O amor não deve ser exigido, por isso o ideal é relacionares-te mais com a versão real do teu companheiro(a), do que com a sua versão ideal.


7. Amor-próprio

Acredita que o amor-próprio não é um cliché, e que isso de nos amarmos a nós mesmos é fundamental para o sucesso das nossas relações. 


E tu, concordas com os especialistas? O que achas que é necessário para se viver melhor o amor?

 

Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Youtube | Pinterest

29 comentários:

  1. Bom fim de semana com amor Teresa *_^)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Muito bem observado! Temos de saber valorizar o amor, desde o próprio, até ao que sentimos pelos outros. Porque só dessa forma o poderemos sentir em pleno

    ResponderEliminar
  3. Tens aí umas boas dicas
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  4. Concordo com o que foi dito e reforço especialmente o nº 2 - o amor é uma escolha consciente. E não me comovo nada quando as pessoas atribuem as suas más escolhas à fatalidade do amor. O amor não pode retirar a responsabilidade a ninguém, pelos seus actos.
    Bjs
    Coisas de Feltro

    ResponderEliminar

  5. Concordo na íntegra com as dicas "oferecidas"...
    .
    Deixando um abraço
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  6. Obrigada pelas dicas sempre uteis! :)
    -
    Dedico meu brinde, ao verbo amar.
    -
    Beijo e um excelente fim de semana

    ResponderEliminar
  7. This post is beautiful. I feel like I have a lot more to learn about love.

    www.fashionradi.com

    ResponderEliminar
  8. You look very beautiful.

    New Post - https://www.exclusivebeautydiary.com/2021/02/the-unrivaled-skincare-products-that.html

    ResponderEliminar
  9. Concordo totalmente com os especialistas! :)
    beijinhos

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  10. Boas dicas.
    Abraço, saúde e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  11. Oi!
    Das dicas gostei mais das 3,4 e 7!

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  12. Nunca esquecer o 7º. há muita boa gente que ao ganhar o alheio esquece-se do seu próprio.

    ResponderEliminar
  13. Oi Teresa, tudo bem?

    Que dicas maravilhosas! O amor é uma coisa tão preciosa que precisamos primeiro aprender amar a nós mesmos, com todas as nossas qualidade e imperfeições para ai sim, ter uma relação saudável com o próximo e com o mundo.

    Beijos;***
    Ariane Gisele Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderEliminar
  14. Bom dia com alegria
    que o Sol
    já nos faz companhia. Boa Semana Teresa

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Gostei muito das dicas 😍
    https://blogmariianaleal.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  16. Todas fazem sentido, mas sem dúvida que o amor próprio é, para mim, a mais importante, pois sem ele não há mais nada.

    ResponderEliminar
  17. Bulldog Francês Esse cãozinho rechonchudo conquista o coração de seus donos com as suas brincadeiras e a sua preguiça. Ele precisa de afeto quase que todos os dias; É um “carentão” nato e um o companheiro que segue o seu dono onde ele for.
    Cachorro Beagle O Beagle é um grande companheiro que tem uma energia que dá gosto. Adora brincadeiras com o seu dono, seja passeando, correndo atrás do que você jogar pra ele ou destruindo as coisas da casa.
    Cachorro Basset Hound Quem quiser um companheiro brincalhão e muitas vezes temperamental precisa conhecer a raça Basset Hound. Digamos que o Basset é o “boa praça” das raças e não quer ser inimigo de ninguém.
    Quanto Custa um Husky Siberiano O preço de um filhote Husky Siberiano com Pedigree, vermifugador, vacina importada aplica, microchip se necessário e toda documentação, tamanho e etc. Em em media o valor do filhote é:
    Cachorro Boxer O Boxer é um dos cachorros mais queridos do mundo, quem já teve ou tem um dog desta raça sabe muito bem o que estamos falando.
    Nomes de Cachorro Criamos este guia de raças de cachorro para ajudar a você que é amantes dos animais conhecer a origem de cada raça, o temperamento, a saúde e as curiosidades por trás de cada um dos nossos amigos peludos. O cachorro é sem duvidas o melhor amigo do homem e você vai se identificar com aquele que mais combina com o seu estilo de vida . Foi por esse motivo que nós do Pet Caramelo decidimos criar essa lista. Espero que aproveite, se divirta e conheça mais sobre o cachorro que você tanto ama.
    Raças de Cachorros Criamos este guia de raças de cachorro para ajudar a você que é amantes dos animais conhecer a origem de cada raça, o temperamento, a saúde e as curiosidades por trás de cada um dos nossos amigos peludos. O cachorro é sem duvidas o melhor amigo do homem e você vai se identificar com aquele que mais combina com o seu estilo de vida . Foi por esse motivo que nós do Pet Caramelo decidimos criar essa lista. Espero que aproveite, se divirta e conheça mais sobre o cachorro que você tanto ama.
    Nomes para Gatos Os mais lindos nomes para colocar no seu gatinho.

    ResponderEliminar
  18. Concordo em gênero, número e grau. Aprendi muito com o conteúdo desse post. Parabéns!

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está em Hiatus de verão entre 05 de fevereiro e 08 de março, mas não deixaremos de comentar nos blogs amigos. Também tem posts novos no blog.

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderEliminar
  19. Gostei muito das tuas dicas! Adorei a originalidade e a escrita delicada. A minha dica favorita é a número dois :) Amor que é amor é sempre uma escolha consciente! Beijinhos grandes! Adorei o teu blog*

    jiaescreve.blogspot.com (Sou nova neste mundo dos Blogs, por isso quando tiveres tempo livre faz-me uma visita e deixa a tua opinião)

    ResponderEliminar