Avançar para o conteúdo principal

"Para ser guarda-redes é preciso ter paixão... E ganhar paixão!"

Nestes últimos dias muito se tem falado de futebol. Mas como é que tudo começa? Quem é que está por trás do sucesso dos jogadores? Antes de uma equipa vencer a liga, antes de um jogador se juntar à seleção, antes de alguém ser o melhor do mundo existem outros homens que ajudam isso acontecer: A equipa técnica
José Serrão é um desses homens. Atualmente é o reforço da equipa técnica do Santa Clara, mas durante vários anos foi guarda-redes em clubes como o Farense, União da Madeira e Ovarense e treinador em clubes como o Leixões, Rio Ave e Paços de Ferreira
Mas afinal como é que começa a viagem de um guarda-redes? Prontos para descobrir?

Ontem é só Memória: Não podia começar esta entrevista sem a pergunta da praxe: Como é que surgiu a paixão pelo futebol?
José Serrão: Desde pequenino que acompanhava os meus pais aos jogos de futebol amador ao sábado à tarde, e aos domingos acompanhava-mos a equipa do Leixões para todo o lado... Posso dizer que a minha paixão por este desporto foi incutida pelo meu pai desde miúdo e nunca mais desapareceu.

Ontem é só Memória: Numa época em que todos querem ser goleadores como o Cristiano Ronaldo (na tua época de jogador seria comparável ao Figo), o que é que te levou a ser guarda-redes?
José Serrão: Ora bem, guarda-redes porquê? Tudo começou numa mera brincadeira na praia em que não havia ninguém para ir à baliza. Acabei por ir eu e as coisas coisas acabaram por correr bem. Sem saber, estava um formador da formação do Leixões a ver o jogo e acabei por ser convidado a fazer um treino de captações o Leixões, e acabei por ficar logo no primeiro treino. Nessa altura tinha apenas 8 anos.

Ontem é só Memória: Que conselho darias a uma criança que te dissesse que queria ser guarda-redes?
José Serrão: Acima de tudo é importante experimentar, sentir o estar à baliza, porque esta é uma posição diferente de todas as outras em campo. É necessário gostar muito, até porque muitos miúdos vão a primeira vez à baliza e desistem.
Para ser guarda-redes é preciso ter paixão... E ganhar paixão!

Ontem é só Memória: Se tivesses a oportunidade de treinar qualquer guarda-redes do mundo, quem seria e porquê?
José Serrão: Um dos meus filhos... Ser guarda-redes para mim é uma paixão e gostava de transmitir essa paixão num treino intensivo com ele.

Ontem é só Memória: Para quem não sabe, qual é a maior diferença entre o treino do guarda-redes do resto da equipa?
José Serrão: A diferença é muita porque o treino do guarda-redes é um treino especifico, onde se treinam muitas componentes que o resto da equipa não treina. Um guarda-redes não pode e não deve errar. O seu nível de concentração deve ser fora do normal para atingir bons resultados.

Ontem é só Memória: Se pudesses criar uma equipa de "sonho", qual é que seria o teu 11?
José Serrão: Para a baliza escolheria o De Gea, para lateral direito a minha escolha seria o Dani Alves, Thiago Silva na defesa, Hummeys para defesa central, Marcelo para lateral esquerda, no meio campo defensivo teria o Cassimiro e Modric, e Iniesta. No ataque teria o Ronaldo, Messi e Cavani.

Ontem é só Memória: Quais são os teus projetos para o futuro?
José Serrão: Continuar a treinar na 1ª liga em Portugal, chegando o mais longe possível.

Comentários

  1. É sempre bom ler testemunhos de pessoas que chegaram longe, apenas pelo seu esforço e dedicação :)

    ResponderEliminar
  2. A dedicação e a humildade faz toda a diferença! :)))

    O pedido de casamento, entre duas mulheres que se amam.
    .
    Beijinhos molhados :)))

    ResponderEliminar
  3. Confesso que não conhecia, mas adorei a entrevista
    Beijinhos
    Novo post (Review Camisola?) // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  4. Não conhecia o José Serrão, mas gostei das suas respostas. Que tenha sorte e vá tão longe na sua carreira, quanto deseja.
    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Mais uma boa publicação. Entendo muito pouco ou nada de Futebol :))

    Grandeza da lua, e do amor

    Bjos
    Votos de óptima Sexta - Feira.

    ResponderEliminar
  6. É uma posição difícil, porque exige concentração máxima!
    Gostei imenso de ler esta entrevista :)

    ResponderEliminar
  7. Awesome interview! Love watching futbol . The world cup is super interesting. Can't wait to see who will win!

    www.fashionradi.com

    ResponderEliminar
  8. É uma profissão como outra. Não conheço esse Sr mas achei que deve ser uma pessoa humilde sem grandes exibicionismo .
    Boa entrevista;)
    Bjxxxxx

    ResponderEliminar
  9. As coisas que tu descobres! =)

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  10. Gostei da entrevista.
    Beijinho
    Bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  11. Gostei muito da entrevista! :D

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  12. Guarda-redes sempre foi a minha posicao preferida em campo muito por causa do Vitor Baia :) gostei de conhecer o Jose Serrao por ser da geracao que eu mais curti o futebol :)
    Bjinhosss
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
  13. Não conheço mas acho que adora o que faz e isso é o mais importante.
    Xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
  14. Adorei a entrevista!... Confesso que não estava a par do seu percurso, no mundo do futebol!
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

As férias acabaram... Como é que ficaram os animais abandonados?

Existe uma dura realidade que após as férias de verão fica esquecida. Se no inicio do verão as campanhas de sensibilização são muitas (e mesmo assim não são suficientes), a verdade é que depois dos dias dourados de verão, já ninguém pergunta o que aconteceu ao cão idoso que abandonaram às portas de uma instituição, ou então como está aquele cachorrinho que deixaram na beira da estrada.
A minha pergunta para vocês é: Afinal o abandono está a diminuir?
E infelizmente a resposta é não! No final do verão contactei várias instituições que recolhem animais e as respostas são sempre iguais: Não! Não diminuiu.
Para vos ilustrar esta realidade, pedi a várias instituições dados sobre o abandono de animais durante os meses de verão, porém só a Associação Midas no Porto é que se ofereceu para disponibilizar dados concretos:

2015 - 53 animais acolhidos pela instituição.
2016 - 107 animais acolhidos pela instituição. 
2017 - 71 animais acolhidos pela instituição.

Porém antes de começarem a bater palmas…

A menina bonita

Decerto que lhe conhecem a imagem, a menina de nove anos, chama-se Kristina Pimenova, e é já considerada uma das raparigas mais belas dos últimos tempos.
A criança, é modelo para marcas como Armani, Vougue e Dolce & Gabanna, e desde os 3 anos que assina contratos milionários. Kristina Pimenova, nasceu em Moscovo, e está inscrita em agências de modelos desde tenra idade. Quem patrocinou tudo isto?! A sua mãe, Glikeriya Pimenova, também uma ex-modelo, tem levado a filha à ascensão, porém, tem também sido criticada por isso. Além de muita gente a criticar por não permitir que Kristina tenha a vida de uma criança normal, a mãe da mesma é ainda mais criticada por ter permitido que recentemente a filha pousasse maquilhada e vestida de forma pouco própria para a sua idade. Glikeriya Pimenova, gere os contratos milionários da filha, bem como as redes sociais da mesma que já tem mais de 300 mil seguidores. Porém não é o numero de seguidores que vai determinar a infância que muitos dizem p…

TAG| 100 perguntas que ninguém pergunta

Sabendo como eu gosto de responder a TAGs a Matilde do blog "O Cantinho da Tily", nomeou-me para este desafio bem simples e divertido.
As regras são simples, responder às 100 perguntas, e nomear quem quisermos. Vamos a isso? 1. Você dorme com as portas do seu armário aberta ou fechada? Prefiro fechada por uma questão de organização, mas não me faz diferença. 2. Você leva embora os shampoos e condicionadores dos hotéis? Sim!!! 3. Você dorme com seu edredão dobrado para dentro ou apra fora? Tanto faz! 4. Você já roubou uma placa de rua? não, mas confesso que gostava de ter uma! 5. Você gosta de usar post-it? Adoro! 6. Você corta cupões, mas depois nunca usa? Sim! 7. Você prefere ser atacado por um urso ou um enxame de abelhas? Venha o diabo e escolha! 8. Você tem sardas? Nop. 9. Você sempre sorri para fotos? Quase sempre! 10. Qual é a sua maior neura? Ui se as coisas não levarem o rumo que eu quero fico do pior! 11. Você já contou seus passos enquanto você andava? Sim. 12. Você já fez x…