Avançar para o conteúdo principal

Algures no mundo, uma criança está a chorar porque hoje é dia da mãe

Lembro-me perfeitamente de quando andava na escola primária e tínhamos que fazer aqueles trabalhos manuais para oferecer à nossa mãe no dia das mães... E também me lembro de uma colega que não tinha mãe e de como estes pequenos gestos eram uma tortura para ela...
As crianças não deviam ser "obrigadas" a passar pela perda de uma mãe, e mesmo que acabem por oferecer a prenda ao pai ou aos avós nunca será a mesma coisa, e isto é algo tão duro para um adulto imaginem para uma criança que tem que aprender a canalizar esta dor desde tão cedo.
Nos últimos anos alguns amigos, colegas e conhecidos perderam as suas mães... Mas algumas colegas, amigas e conhecidas, tornaram-se elas próprias mães, e eu começo a ver um ciclo, porém nenhuma das fases deste ciclo substitui o outro e por isso esta data tem sempre o seu lado bom e o seu lado mau.
fonte
Antes de falarem nesta data, de obrigarem uma criança a fazer um postal ou lhe perguntarem o que vai oferecer à mãe, lembrem-se que esta criança, pode ser aquela vossa amiga, colega ou conhecida... Celebrem a data, assinalem a data, mas não a imponham a ninguém.

Feliz dia da mãe, para as mães presentes, para as mães ausentes, para os pais que são mães, para as avós, para as que partiram e para as que estão a começar esta viagem no mundo da maternidade.

Comentários

  1. Tão lindo!

    Beijo... Bom Domingo
    Feliz dia da Mãe.

    ResponderEliminar
  2. Oh que lindo, feliz dia da mãe
    Beijinhos
    Novo post (Review Nova?) // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  3. Mesmo, mas os miúdos ainda fazem. embora simples. :))

    Hoje:- {Poetizando e Encantando.} Mãos que nos guiam em voos de ternura .

    Bjos
    Votos de Bom Domingo (Feliz dia da Mãe)

    ResponderEliminar
  4. Que texto lindo, Teresa! :D

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Eu já não tenho mãe, mas já a perdi em adulta. Nenhuma criança devia passar por isso.
    Beijinhos, bom domingo !

    ResponderEliminar
  6. Verdade Teresa, não há quem a substitua .
    Beijinhos a ti e à tua mãe ❤

    ResponderEliminar
  7. Estas datas conseguem sempre dividir por isso mesmo!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  8. Muito bonito. Feliz dia das mães todas.
    Xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
  9. ahahah boa, boa :D

    é muito isto, sem dúvida alguma!

    NEW TIPS POST | THE PERFECT KOREAN BEAUTY ROUTINE. :o
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  10. Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  11. é uma grande verdade, é triste... com estas coisas nem sei bem o que dizer. Vejo pelo dia do pai, que para mim é sempre um dia mais complicado..

    Beijinho
    doce-branca.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  12. Tão bonito, fiquei com os olhos em lágrimas..
    Beijinhos,
    https://chicana.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  13. Acredites ou não, as crianças que não têm mãe, ou pai, as que foram abandonadas, as que vivem com os avós, as que são adotadas, etc., lidam muito melhor com estas situações do que possa imaginar e são elas próprias que muitas vezes querem fazer algo para oferecer ao pai ou à mãe, muitos até querem fazer para colocar no cemitério. Acho que a morte hoje em dia deixou de ser o tabú que era na nossa altura de estudantes e as coisas são faladas mais abertamente, o que ajuda as crianças e estas acabam por não sofrer tanto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez nos dias de hoje seja diferente, eu falei porque sabia que a coleguinha que tinha na escola ficava sempre muito triste!

      Eliminar
  14. A minha mãe já partiu há muito tempo...
    Ontem mandei um beijo à mãe dos meus filhos.
    Tudo de bom.
    Boa semana ;)

    ResponderEliminar
  15. Que bacana esse texto.
    Realmente muitos não pensam nisso.
    Muita gente não tem a mãe, tanto crianças, adolescentes e/ou adultos.
    http://www.pamlepletier.com/

    ResponderEliminar
  16. Eu, como mãe, gosto de receber os mimos que são oferecidos nestes dias. Contudo, concordo contigo e acho que devia erradicar-se esses dias nas escolas, porque nem todas as crianças lidam bem com essas perdas, e instaurar-se apenas e só o dia da família. E as crianças festejam com quem têm!

    ResponderEliminar
  17. Precisamente, pelo facto, de nem todos terem mãe... nunca assinalo este dia no meu canto...
    Espero que tenhas passado este dia, de uma forma muito feliz, perto da tua...
    Beijinhos!
    Ana

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

As férias acabaram... Como é que ficaram os animais abandonados?

Existe uma dura realidade que após as férias de verão fica esquecida. Se no inicio do verão as campanhas de sensibilização são muitas (e mesmo assim não são suficientes), a verdade é que depois dos dias dourados de verão, já ninguém pergunta o que aconteceu ao cão idoso que abandonaram às portas de uma instituição, ou então como está aquele cachorrinho que deixaram na beira da estrada.
A minha pergunta para vocês é: Afinal o abandono está a diminuir?
E infelizmente a resposta é não! No final do verão contactei várias instituições que recolhem animais e as respostas são sempre iguais: Não! Não diminuiu.
Para vos ilustrar esta realidade, pedi a várias instituições dados sobre o abandono de animais durante os meses de verão, porém só a Associação Midas no Porto é que se ofereceu para disponibilizar dados concretos:

2015 - 53 animais acolhidos pela instituição.
2016 - 107 animais acolhidos pela instituição. 
2017 - 71 animais acolhidos pela instituição.

Porém antes de começarem a bater palma…

A menina bonita

Decerto que lhe conhecem a imagem, a menina de nove anos, chama-se Kristina Pimenova, e é já considerada uma das raparigas mais belas dos últimos tempos.
A criança, é modelo para marcas como Armani, Vougue e Dolce & Gabanna, e desde os 3 anos que assina contratos milionários. Kristina Pimenova, nasceu em Moscovo, e está inscrita em agências de modelos desde tenra idade. Quem patrocinou tudo isto?! A sua mãe, Glikeriya Pimenova, também uma ex-modelo, tem levado a filha à ascensão, porém, tem também sido criticada por isso. Além de muita gente a criticar por não permitir que Kristina tenha a vida de uma criança normal, a mãe da mesma é ainda mais criticada por ter permitido que recentemente a filha pousasse maquilhada e vestida de forma pouco própria para a sua idade. Glikeriya Pimenova, gere os contratos milionários da filha, bem como as redes sociais da mesma que já tem mais de 300 mil seguidores. Porém não é o numero de seguidores que vai determinar a infância que muitos dizem p…

TAG| 100 perguntas que ninguém pergunta

Sabendo como eu gosto de responder a TAGs a Matilde do blog "O Cantinho da Tily", nomeou-me para este desafio bem simples e divertido.
As regras são simples, responder às 100 perguntas, e nomear quem quisermos. Vamos a isso? 1. Você dorme com as portas do seu armário aberta ou fechada? Prefiro fechada por uma questão de organização, mas não me faz diferença. 2. Você leva embora os shampoos e condicionadores dos hotéis? Sim!!! 3. Você dorme com seu edredão dobrado para dentro ou apra fora? Tanto faz! 4. Você já roubou uma placa de rua? não, mas confesso que gostava de ter uma! 5. Você gosta de usar post-it? Adoro! 6. Você corta cupões, mas depois nunca usa? Sim! 7. Você prefere ser atacado por um urso ou um enxame de abelhas? Venha o diabo e escolha! 8. Você tem sardas? Nop. 9. Você sempre sorri para fotos? Quase sempre! 10. Qual é a sua maior neura? Ui se as coisas não levarem o rumo que eu quero fico do pior! 11. Você já contou seus passos enquanto você andava? Sim. 12. Você já fez x…