Avançar para o conteúdo principal

As férias acabaram... Como é que ficaram os animais abandonados?

Existe uma dura realidade que após as férias de verão fica esquecida. Se no inicio do verão as campanhas de sensibilização são muitas (e mesmo assim não são suficientes), a verdade é que depois dos dias dourados de verão, já ninguém pergunta o que aconteceu ao cão idoso que abandonaram às portas de uma instituição, ou então como está aquele cachorrinho que deixaram na beira da estrada.
A minha pergunta para vocês é: Afinal o abandono está a diminuir?
E infelizmente a resposta é não! No final do verão contactei várias instituições que recolhem animais e as respostas são sempre iguais: Não! Não diminuiu.
fonte
Para vos ilustrar esta realidade, pedi a várias instituições dados sobre o abandono de animais durante os meses de verão, porém só a Associação Midas no Porto é que se ofereceu para disponibilizar dados concretos:

2015 - 53 animais acolhidos pela instituição.
2016 - 107 animais acolhidos pela instituição. 
2017 - 71 animais acolhidos pela instituição.

Porém antes de começarem a bater palmas por esta diminuição entre o ano passado e este ano, tenho que vos deixar refletir sobre algumas coisas:
- O acolhimento de animais novos está pendente da disponibilidade de boxes, não havendo boxes disponíveis as associações não podem nem conseguem receber novos animais.
- A procura de animais para adoção também tem reduzido ao longo dos anos, e mesmo neste caso, os gatos acabam por ser mais facilmente adotados  facto de serem animais mais autónomos permite que os donos se ausentem mais facilmente.

Ou seja, o numero de animais abandonados na instituição não diminuiu, existe igualmente animais a ser abandonados, apenas não existe espaço para os acolher, uma vez que adoção também diminui.

Creio que já vos deixei a pensar sobre isto.
Se ponderam um dia abandonar um animal, nem se deem ao trabalho de adotar. A adoção é um trabalho para a vida e requer maturidade. Não faz sentido devolver um animal só porque vamos de férias, porque o dono idoso morreu e os filhos não querem responsabilidades, ou porque os animais são trabalho.
Se não sabem o que fazer, se não sabem se tem condições informem-se antes de adotar.
Já não se trata só abandono, trata-se de ter animais a mais entre jaulas porque os donos não souberam fazer o melhor. 

Comentários

  1. belíssimo post
    As pessoas descartam animais como se de lixo se tratasse, infelizmente as pessoas ainda têm muita falta de respeito por eles. Quando vejo uma pessoa a passear o cão de raça comprado, fico furiosa, em minha opinião, essas pessoas não gostam de animais, porque quem gosta adota, não compra .

    bjxxxx linda.

    ResponderEliminar
  2. Já se deram todos os passos que havia a dar em matéria de legislação. O abandono de animais é um crime previsto na lei portuguesa. Falta apenas que os magistrados apliquem as penas devidas quando são confrontados com estes casos.
    Tenho uma correcção a fazer: se pensam em abandonar um animal, deixem este mundo. Não são dignos de cá andar.

    ResponderEliminar
  3. Não ah palavras para tanta crueldade
    sou família de acolhimento de 2 meninas que foram retirado de uma família por maus tratos , não ah como não gostar daquelas meninas
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Nova Review Carimbo / Review De Creme de corpo
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens mesmo razão, não há como não gostar dos animais!

      Eliminar
  4. Infelizmente, continua a ser uma prática comum. Não consigo entender o porquê de adotarem e depois abandonarem os animais. Não faz qualquer sentido

    ResponderEliminar
  5. Fui pela primeira vez a um canil em Agosto e doeu tanto :( ver tantos animais a precisar de uma família. Acabei por trazer a minha Sasha, uma cachorrinha que tinha sido deixada lá a porta no dia antes apenas com 2 meses. Tem sido a minha alegria mesmo tendo já duas gatas. Faltava-me algo. Faltava um amor que só um cão nos sabe dar, o seu carinho, as suas brincadeiras que só me fazem rir. Tem sido uma alegria e uma aventura tê-la na família.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha Becas também veio do canil fiquei com o coração partido quando lá fui!

      Eliminar
  6. Infelizmente uma dura realidade...
    Tudo de bom!
    :)
    ;)

    ResponderEliminar
  7. Falta de respeito com os animais..falta de carinho, de amor !!!
    Quando isso acontece... os animais ficam à solta....
    Aqui no Brasil é mesma coisa.... amar é gesto de entrega... e ninguém quer fazer isso.... todos querem ser amados... mas amar não!!!
    Beijos!!!

    ResponderEliminar
  8. Excelente post de alerta... por mais bom senso entre os humanos.
    Beijinhosss
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
  9. É de extrema importância sensibilizaras pessoas para este tema.....infelizmente o abandono continua a acontecer! É tão triste "brincar" com a vida de um ser vivo! Eu tenho uma gatinha de 11 anos que adoptei na Fil com três mesinhos....um olhinho cortado, os bigodes queimados......demorou anos para ganhar coragem de chegar ao pé de desconhecidos! Como é que alguém consegue fazer isto a um ser vivo? Matratar, abandonar..........não consigo perceber :(

    Obrigada pelo texto e por mostrares que continua a acontecer (infelizmente)!

    Beijinho grande e bom fim de semana <3
    https://demantanosofa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Juro que não sei como é que as pessoas conseguem ser tão más!

      Eliminar
  10. Os animais merecem ser tratados com respeito porque também têm sentimentos, e muitos. Adotar um animal deveria ser um compromisso para todos os dias. Beijinhos*

    ResponderEliminar
  11. Ás vezes revolto-me com o facto de ainda existem pessoas que vêm os animais como seres inferiores, que não têm sentimentos. Abandonar um animal para pura diversão é um ato de tamanha crueldade, que por vezes tentamos não ver. Contudo, está lá e os números comprovam isso. As pessoas precisam de mudar, de abandonar aquela frieza e crueldade. Os animais merecem melhor e mais de nós.

    Chu,Chu,
    Sara Meireles

    https://blogsarameireles.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Há pessoas que quando arranjam cães não pensam nas obrigações que têm. Na minha opinião, quem abandonasse os animais devia ir para uma boxe (isto é, cadeia...).
    Bom fim de semana, amiga Teresa.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  13. Como é lindo quem tem amor aos animais. Parabéns amiga! Bjus

    ResponderEliminar
  14. Não diminuíram, não! Neste Julho, abandonaram mais uma gatinha aqui na rua, um amor (que estou a alimentar devidamente e também tem uma caixinha abrigada, mas, mesmo assim, é triste!).
    Bjs

    ResponderEliminar
  15. Isso tudo vai de cada pessoa, eu tenho 3 cães, o mais velho tem mais de 20 anos, e nunca fizemos tal coisa. As pessoas não têm noção, são descartáveis e vai continuar a ser assim, porque simplesmente há muita gente por aí que não quer saber. É triste.

    ResponderEliminar
  16. Uma tristeza! As pessoas adoptam num impulso, mas depois na primeira contrariedade ou quando se apercebem que dá trabalho abandonam. São pessoas sem coração. Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pessoas sem coração e sem sentido de responsabilidade!

      Eliminar
  17. Os meus 4 gatos são família, não ficam para trás!
    Vão comigo para onde eu tiver que ir...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Durante 16 anos foi a mesma coisa cá em casa com o Fredy, agora é o mesmo com a Becas!

      Eliminar
  18. Postagem maravilhosa amei, obrigado pela visita bom final de semana
    Blog: https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
    Canal: https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderEliminar
  19. Custa-me tanto ver a cobardia com que as pessoas abandonam os animais!! Este Verão bem vi isso, consegui felizmente acolher uma gatinha que foi abandonada! E todos os meus animais vieram do canil ou de instituições! Eu adoro tanto animais, não sei mesmo como há pessoas capazes de os abandonar!! :(

    http://purflefox.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  20. Wow, your blog is amazing! I love it! xx
    Would you like to follow each other? If yes, please follow me on the both of my blogs and let me know in the comments of my newest posts so I can follow you ASAP.
    Have a great day!

    Vildana from Living Like V & Stalia Is BAE
    Instagram : http://instagram.com/livinglikev (follow me, I follow back :) )

    ResponderEliminar
  21. Nunca vou conseguir compreender o que vai na cabeça de uma pessoa que abandona um animal! É completamente doentio. Se não têm condições/vontade, não arranjem animais. Enfim :( gostei muito do post.
    Beijinhos, The Fancy Cats

    ResponderEliminar
  22. Quem não tem condições para ter animais em casa, não os deve ter. Esta é a minha opinião. Gostava de ter um pastor alemão se vivesse numa vivenda. Como vivo num 2º. andar de um prédio entendo que não tenho condições!

    Boa noite, e um bom dia de domingo.

    ResponderEliminar
  23. Eu quero há muitos anos ter um cão, neste último ano a minha vontade aumentou, mas tal como ter um filho, só terei um animal quando tiver todas as condições para o ter. As pessoas têm um animal de qualquer maneira sem pensar na responsabilidade que é, enfim.

    MRS. MARGOT

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro, eu tenho uma cadela e bem sei que são precisas muitas condições e responsabilidades!

      Eliminar
  24. Uma triste realidade...

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  25. Eu prefiro não ter animais que trata-los assim.
    Um post querida.
    Espero que consigas abrir os olhos a muitas pessoas.


    Beijinhos


    www.anafernandes.ch

    ResponderEliminar
  26. Grande verdade. A minha gatinha foi encontrada num estacionamento durante o verão, mas teve sorte que quem a encontrou ficou com ela até arranjar um dono (há muitas soluções disponíveis durante o verão ou quando nos temos que ausentar), não há desculpas para abandonar um animal.

    ResponderEliminar
  27. As pessoas metem-se a ter animais sem terem noção da responsabilidade que é (assim como há quem se meta a ter filhos da mesma maneira) e isso revolta-me imenso! Felizmente, a nível da legislação as coisas têm mudado e acredito que, pouco a pouco, chegaremos lá

    ResponderEliminar
  28. É uma triste realidade....muita gente abandona os animais com se fossem coisas descartáveis. Quem o faz devia ser bem punido!



    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  29. Excelente post! Aqui o abandono continua alto também, infelizmente.
    Odeio esse tipo de atitude e quero matar o humano
    que abandona um animal.

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderEliminar
  30. ótimo post para alertar as pessoas. Um animal de estimação é muita responsabilidade, eles precisam de cuidados e muito carinho.
    Charme-se

    ResponderEliminar
  31. Infelizmente, este é um problema enorme no Verão. As pessoas "esquecem-se" por completo dos seus animais...

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  32. Excelente post, tens os meus parabéns! Felizmente adoptei dois patudos em que a cadela passou por maus tratos dos antigos donos e prefiro passar as férias em casa do que abandona-los! São os meus mais que tudo e a minha felicidade!

    Beijinhos,
    Dezassete | PSYCHO KILLER - HALLOWEEN

    ResponderEliminar
  33. "o dono idoso morreu e os filhos não querem responsabilidades"
    Correndo o risco de ser apedrejada, devo dizer que os filhos não escolheram adoptar um animal... adoptar um animal requer ponderação, gosto por animais, capacidade financeira e disponibilidade, toda uma série de factores. Não são obrigados a ficar com os animais dos pais, se estes morrerem, quando a decisão nem foi deles... (mas aproveito para sublinhar que o abandono tb não é a solução)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com o que dizes, mas o abandono também não deve ser a primeira opção nestes casos... Estamos a falar muitas vezes de animais idosos que nunca estiveram na rua e isso pode ser a morte do animal! Existem outras alternativas que as pessoas não ponderam nem se esforçam por ponderar!

      Eliminar
  34. Uma triste realidade, de facto!...
    E um post bem pertinente sobre o assunto!...
    Vivo num apartamento, pelo que tenho a consciência, que não terei as melhores condições, para ter um animal... com quintal ou jardim... seria bem diferente, e adoraria ter... mas para confinar um animal a estar fechado, imensas horas por dia... acho um pouco cruel, e não faço isso...
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar
  35. É uma realidade bem triste. As pessoas continuam a achar que um animal de estimação fica bébé para sempre. É tudo muito bonito enquanto é pequeno e não cresce, depois disso, o animal cresce e tudo muda porque dá mais trabalho e requer mais atenção.

    Há que mudar mentalidades =(

    Excelente artigo!

    writtebyanaribeiro.wordpress.com

    ResponderEliminar
  36. É algo que nunca irei compreender como se abandona assim um animal. .. Se nao querem, nao adoptem!!

    ResponderEliminar
  37. Não há palavras para tanta crueldade e falta de sentimentos para com os animais :(

    ResponderEliminar
  38. Por isso é que não gosto de pessoas. Os animais são muito melhores que a maioria dos humanos que ainda andam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais o que é isso, Cátia. Os animais,
      principalmente os cães, não são melhores
      do que alguns dos seres humanos, porém
      melhores que todos, todos nós.

      Um beijo e boa noite.

      .

      Eliminar
  39. Você pode ter esquecido de se despedir,
    mas eu não. Boa noite e um beijo.

    silvioafonso



    .

    ResponderEliminar
  40. hey dear...
    i really like your fashion,it's so amazing clothing,i love it.thanks Dear for sharing awesome photograph....

    https://www.lukhidiamond.com/LOOSE-DIAMONDS

    ResponderEliminar
  41. Aproxima-se novamente o verão e este post continua muito atual infelizmente...

    ResponderEliminar
  42. Eu adoro animais já tive 2 Caldelas mas infelizmente dá conta do senhorio da casa que estou alugada tive que as dar ele não me deixa ter animais em casa Custou me tanto ja estava habituada elas

    ResponderEliminar
  43. Eu adoro animais mas infelizmente não posso ter porque o senhorio da casa que estou alugar não me deixa ter já tive 2 Caldelas e tive que dar ficei muito triste mas sei que estão bem entregues

    ResponderEliminar
  44. Infelizmente há muita gente sem consciência!

    ResponderEliminar
  45. Confesso que quando adoptamos a nossa primeira cadelinha, não fazíamos bem ideia do era tratar de um animal, mas éramos quatro em casa para cuidar dela por isso adoptamos. Eles dão trabalho e requerem muita paciência. Depois veio um pastor alemão, depois um pitbull e agora temos uma pequenita de caça. Os dois machos não se podem ver, tivemos de nos separar para os separar. Faria tudo de novo. São a melhor coisa que temos neste mundo. O amor que temos por eles é superior ao que muitas pessoas têm pela mesma espécie. Ainda não tenho filhos, e os amores não se comparam, mas este amor pelos meus cães é das coisas mais puras que existem.

    É importante consciencializar as pessoas, não é fácil, porque infelizmente há gente que só vê o seu umbigo, e depois há muita, mas tanta ignorância, e do pior tipo, que é aquela das pessoas que não sabem e não querem saber. O que deviam existir eram medidas, mais fundos para resgatar animais (de qualquer tipo), sanções pesadíssimas para quem magoa ou negligencia um animal. Mas o nosso país está a anos-luz disso acontecer. Ainda existe muita ignorância e arrogância na espécie humana.

    ResponderEliminar
  46. É tão triste o facto das pessoas abandonarem os animais. No fundo se sabem que não os podem ter porque os têm e abandonam? Para ter um animal é preciso arcar com as responsabilidades que isso acarreta! eles não são brinquedos e precisam de amor e carinho como todos nós, não são brinquedos... enfim!

    ResponderEliminar
  47. Obrigada por este post. É importante dar a conhecer esta realidade a todos. Espero que um dia 100% das pessoas sejam humanas e nunca mais causem sofrimento aos Animais... É um desejo que tenho desde sempre. Obrigada. Beijinho

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

A menina bonita

Decerto que lhe conhecem a imagem, a menina de nove anos, chama-se Kristina Pimenova, e é já considerada uma das raparigas mais belas dos últimos tempos.
A criança, é modelo para marcas como Armani, Vougue e Dolce & Gabanna, e desde os 3 anos que assina contratos milionários. Kristina Pimenova, nasceu em Moscovo, e está inscrita em agências de modelos desde tenra idade. Quem patrocinou tudo isto?! A sua mãe, Glikeriya Pimenova, também uma ex-modelo, tem levado a filha à ascensão, porém, tem também sido criticada por isso. Além de muita gente a criticar por não permitir que Kristina tenha a vida de uma criança normal, a mãe da mesma é ainda mais criticada por ter permitido que recentemente a filha pousasse maquilhada e vestida de forma pouco própria para a sua idade. Glikeriya Pimenova, gere os contratos milionários da filha, bem como as redes sociais da mesma que já tem mais de 300 mil seguidores. Porém não é o numero de seguidores que vai determinar a infância que muitos dizem p…

TAG| 100 perguntas que ninguém pergunta

Sabendo como eu gosto de responder a TAGs a Matilde do blog "O Cantinho da Tily", nomeou-me para este desafio bem simples e divertido.
As regras são simples, responder às 100 perguntas, e nomear quem quisermos. Vamos a isso? 1. Você dorme com as portas do seu armário aberta ou fechada? Prefiro fechada por uma questão de organização, mas não me faz diferença. 2. Você leva embora os shampoos e condicionadores dos hotéis? Sim!!! 3. Você dorme com seu edredão dobrado para dentro ou apra fora? Tanto faz! 4. Você já roubou uma placa de rua? não, mas confesso que gostava de ter uma! 5. Você gosta de usar post-it? Adoro! 6. Você corta cupões, mas depois nunca usa? Sim! 7. Você prefere ser atacado por um urso ou um enxame de abelhas? Venha o diabo e escolha! 8. Você tem sardas? Nop. 9. Você sempre sorri para fotos? Quase sempre! 10. Qual é a sua maior neura? Ui se as coisas não levarem o rumo que eu quero fico do pior! 11. Você já contou seus passos enquanto você andava? Sim. 12. Você já fez x…