terça-feira, 14 de março de 2017

Informações importantes para quem aderir a um serviço de telecomunicações

Cada vez mais as famílias portuguesas procuram ter serviços de televisão, internet, telefone fixo e telemóveis em casa, porém nem todos os contratos com operadoras correm da melhor maneira, por isso se estão a pensar em fazer um novo contrato tenham em conta as seguintes indicações que vou dou baseadas na minha experiência como consumidora e vendedora:

 O bicho das fidelizações:

Muitas pessoas ainda não sabem como funciona isto da fidelização, e antes de afirmarem que viram nas noticias que a fidelização é ilegal tenham em mente o seguinte:
O cliente pode optar por não ter nenhum contrato ou então em vez de ter um contrato de 24 meses, pode optar por um contrato mais pequeno, porém esta opção vai impedir o cliente de usufruir de ofertas (por exemplo oferta da primeira mensalidade), ou de descontos que tornam o serviço mais atrativo financeiramente. Além disso um cliente que pretenda não ter fidelização terá sempre e em qualquer operadora pagar o valor da instalação.
Além disso a fidelização é uma salvaguarda para o cliente e uma forma de garantir que o cliente não sofre aumentos indevidos durante os meses de contrato. São exceções a estes aumentos, os consumos feitos fora do plano de ofertas (por exemplo chamadas para números moveis feitos de telefone fixo), a alteração do IVA, e os aumentos anuais que as empresas praticam.

Os misteriosos 14 dias de livre resolução contratual:
Cada caso é um caso, porém a lei prevê que cada nova adesão que seja feita sem que seja o cliente a procurar o serviço (entenda-se o telemarketing e os vendedores porta-a-porta), tem 14 dias para experimentar o serviço e cancelar caso o mesmo não funcione de acordo com o que está contratado. Apenas neste caso o termino de contrato é válido. Os 14 dias podem ser aplicados caso o cliente pretenda cancelar sem problemas de ordem técnica, mas nesse caso e caso tenha usufruído de uma instalação gratuita, terá que pagar o valor da mesma, já que a empresa não vai ter o retorno do valor investido.

Como aderir:
Ao contrario do que muita gente pensa a maneira mais "perigosa" de fazer adesões a contratos é nos vendedores porta-a-porta. De todos os meios que existem para vender serviços, esses são os que não são controlados. Se pretendem ter a certeza que estão a aderir a uma campanha válida, visitem uma loja ou então liguem para a linha de apoio e peçam para conhecer as promoções em vigor. Tanto nas lojas, como no call-center oficial existe um enorme controlo de qualidade que serve para nunca prejudicar o cliente.
Os contactos de telemarketing também são uma boa opção porque muitas vezes esses canais de venda tem promoções ainda mais atrativas, porém em qualquer contacto oficial, além de o operador se identificar, ele terá sempre que indicar ao cliente que a chamada é gravada.

Já aderi e agora?
Se o serviço estiver a funcionar bem, parabéns! Se surgir algum problema devem logo contactar a linha de apoio e ver o que se passa. É preciso entender se será um problema especifico ou se é um problema geral do prédio ou da zona de residência. Tenham em atenção os prazos. Se detetam um problema tentem que a resolução seja rápida e nunca mas mesmo nunca deixem passar os 14 dias.

Já acabou a fidelização, como posso cancelar o serviço?

Podem ir a uma loja oficial ou então podem simplesmente enviar uma carta registada com aviso de receção para a vossa operadora e solicitar o cancelamento do vosso serviço. A carta deve conter dados como o vosso numero de cliente, BI e NIF e estar devidamente assinada pelo titular do contrato. Confirmem sempre a data de emissão da última fatura para evitar surpresas.

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26 Comentários:
Às 8:43 da manhã, março 14, 2017 , Blogger odiariofeminino disse...

Espetacular gostei bastante do post, bem informativo. Beijokas :)

❤ Célia Santiago
Diário Feminino
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Às 11:50 da manhã, março 14, 2017 , Blogger Sofia Veloso disse...

Adorei as tuas dicas e a informação
Beijinhos
CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
Tem post novos todos os dias

 
Às 12:51 da tarde, março 14, 2017 , Blogger José Pinheiro disse...

Uau, não sabia assim disto tanto ao pormenor!
Gostei muito, fiquei mais informado!
Falei sobre ti num dos meus posts, passar por lá e vê os #meus 5 blogues favoritos
Beijinhos
José Pinheiro
curio-so.blogspot.pt

 
Às 1:24 da tarde, março 14, 2017 , Blogger Matilde disse...

Bons conselhos :) Eu aprendi muito com a antiga TvCabo... que pesadelo! Btw, porque e que estao sempre a mudar de nome? :/
Bjinhosss e boa terca*
https://matildeferreira.co.uk/

 
Às 1:49 da tarde, março 14, 2017 , Blogger Diana Fonseca disse...

Eles dão-nos sempre a volta. Quando acaba um contrato, baixam o preço mas dizem que temos de fidelizar de novo. Enfim.

 
Às 3:37 da tarde, março 14, 2017 , Anonymous Chic' Ana disse...

Um post interessante e essencialmente informativo! =)
Beijinhos

 
Às 4:58 da tarde, março 14, 2017 , Blogger Ana Freire disse...

Óptimas dicas!
Um post muito útil!
Beijinhos! Boa semana!
Ana

 
Às 5:47 da tarde, março 14, 2017 , Blogger Lucimar da Silva Moreira disse...

Teresa informações importantes, é sempre bom ficar sabendo, seu post foi bastante informativo Teresa bjs.
http://www.lucimarmoreira.com/

 
Às 8:50 da tarde, março 14, 2017 , Blogger Nequéren Reis disse...

Ótimas informações, obrigado pela visita.
Blog: https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

 
Às 9:51 da tarde, março 14, 2017 , Blogger Andreia Morais disse...

Excelentes conselhos!

 
Às 10:32 da tarde, março 14, 2017 , Blogger Priscila (Pryh) Santos disse...

Muito útil você trazer esse tipo de dica por aqui,
apesar de não se aplicarem as mesmas leis ao Brasil me vi interessada em pesquisar sobre o item dos 14 dias, se por aqui há algum semelhante.
Fiquei um pouco surpresa com o plano de fidelidade exemplificado ai ser de 24 meses, por aqui é 12 no máximo.



Beijinhos
Pryh
*~Lírios Ao Mar~*

 
Às 10:33 da tarde, março 14, 2017 , Blogger Adriana R. disse...

Obrigado pelas dicas! :)
Beijinhos, The Fancy Cats

 
Às 10:46 da tarde, março 14, 2017 , Anonymous Anónimo disse...

Não sabia isso das fidelizações :) obrigada pela informação.
Bjxxxx

 
Às 11:03 da tarde, março 14, 2017 , Blogger Inês disse...

Um post bem informativo e útil! :) Beijinhos
--
O diário da Inês | Facebook | Instagram

 
Às 3:22 da tarde, março 15, 2017 , Blogger Existe Sempre Um Lugar disse...

Boa tarde, no meu caso estou informado sobre o que fazer e como negociar com as operadoras, minha fidelização vai terminar, vou deixar a mesma terminar o que não vai aumentar os custos, depois calmamente vou negociar para baixar e bem o valor do serviço, acha que faço bem?.
AG

 
Às 2:55 da tarde, março 16, 2017 , Blogger Teresa Isabel Silva disse...

Obrigada querida!

 
Às 2:57 da tarde, março 16, 2017 , Blogger Teresa Isabel Silva disse...

Oh muito obrigada, vou já ver!

 
Às 2:58 da tarde, março 16, 2017 , Blogger Teresa Isabel Silva disse...

Oh pah não vou por agora partilhar a minha opinião sobre isso!

 
Às 2:59 da tarde, março 16, 2017 , Blogger Teresa Isabel Silva disse...

Mas isso é legal, cabe ao cliente aceitar ou não!

 
Às 2:59 da tarde, março 16, 2017 , Blogger Teresa Isabel Silva disse...

Era essa a intenção :)

 
Às 3:00 da tarde, março 16, 2017 , Blogger Teresa Isabel Silva disse...

Obrigada querida, fico feliz por saber!

 
Às 3:00 da tarde, março 16, 2017 , Blogger Teresa Isabel Silva disse...

Ainda bem que ajudei!

 
Às 3:01 da tarde, março 16, 2017 , Blogger Teresa Isabel Silva disse...

Ainda bem que gostaste!

 
Às 3:04 da tarde, março 16, 2017 , Blogger Teresa Isabel Silva disse...

Pois acredito que varie de país para país!

 
Às 3:06 da tarde, março 16, 2017 , Blogger Teresa Isabel Silva disse...

Não tens que agradecer, foi um prazer ajudar!

 
Às 11:25 da tarde, março 21, 2017 , Blogger NinTudo disse...

Gostei muito do post, na verdade do blog inteiro. rsrsrs abraços


http://nintudo.blogspot.com.br/

 

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