Avançar para o conteúdo principal

Tradições de Natal pelo mundo fora

O Natal é talvez das épocas mais recheadas de tradição, porém, o que sabemos nós sobre a maneira como resto do mundo celebra?!
Neste post proponho uma viagem à volta do mundo para que possamos conhecer um pouco o Natal de outros países.
fonte
Finlândia:
É o país onde as tradições de natal são mais fortes, ou não fosse a Finlândia a terra do Pai natal. Por ser um país muito frio a grande parte das celebrações são feitas em saunas ou então em frente de lareiras acesas.

Austrália:
Se em Portugal está frio, por lá o calor é tanto que as celebrações de natal são feitas na praia ou então ao ar livre. A troca de presentes que habitualmente acontece no dia 24, por lá é feita no dia 25.

Filipinas:
Só nas Filipinas é que conseguimos encontrar o "Gigante Festival das Lanternas". Esta celebração é feita no sábado anterior à véspera de natal, Onze aldeias competem entre si contribuindo cada uma para a elaboração da lanterna mais completa.

Áustria:
Talvez dos únicos países onde encontramos um vilão nesta época. Krampus é um demónio que percorre as aldeias alegadamente à procura de crianças que não se tenham portado bem. Na tradição deste país o São Nicolau recompensa os meninos bem comportados enquanto Krampus persegue os meninos malandros e os leva num saco. Na primeira semana de dezembro, homens novos vestem-se de Krampus e passeiam pelas ruas das cidades.

Islândia:
Na Islândia 13 personagens travessas, tipo troll, durante as 13 noites antes do natal visitam as crianças que colocam os seus melhores sapatos ao pé de uma janela. Estes trolls, deixam presentes às crianças bem comportadas e batatas podres às crianças malvadas.

Alemanha:
Nicolau, que não quer ser confundido com o Pai Natal percorre a zona da Baviera montado num burro e oferece às crianças bem comportadas, moedas, laranjas e brinquedos. Em troca as crianças têm apenas que oferecer rebuçados ou então recitar poemas.

Noruega:
Neste país é tradição as pessoas esconderam as vassouras. Esta tradição secular remota a uma altura em que as pessoas acreditavam que na véspera de natal, bruxas e demónios apareciam em busca de vassouras para montar.

Itália:
A tradição em Itália passa por reunir a família e ir à missa do Galo (à meia-noite do dia 24 de Dezembro no Vaticano), depois, quando regressam a casa as famílias voltam para casa onde é feita a troca de prendas e a ceia que habitualmente conta com peru, as tradicionais massas e o vinho tinto.

França:
Pouca gente sabe e é uma tradição que tem vindo a perder relevo, mas antigamente na noite de natal era habitual visitarem-se os inimigos e aproveitar a época para ser fazer as pazes.

Eslováquia:
Antes de reunir a família para a ceia de natal, o chefe de família tem que preparar mais uma refeição. Loksa é feito com pão, mas não é para ninguém comer. A tradição passa por o atirar ao teto da casa e esperar. Dizem que quanto mais tempo o Loksa ficar colado ao teto mais prospera será a família.

Irlanda:
Os irlandeses deixam sempre para o pai natal, uma torta de carne e uma cerveja de marca Guiness.


Comentários

  1. Gostei de ficar a saber um pouco mais das tradições nos outros países... algumas das quais, desconhecia, por completo!...
    Beijinhos, Teresa!
    Desejo-te um Natal muito feliz, na companhia dos teus, cheio de coisas boas!
    Tudo de bom!
    Ana

    ResponderEliminar
  2. Nossa não sabia de alguns mas adorei a tua partilha
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  3. Adorei o post, é super interessante ;)
    http://adiaryb.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Gostei de conhecer outras tradições Natalícias!


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  5. Gostei de conhecer outras tradições Natalícias!


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  6. E que bela viagem! Estamos sempre a aprender =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Adorei no post, pois fiquei a conhecer tradições do Natal , pelo mundo!

    Desejo-te um Feliz e docinho Natal.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  8. Excelente post, adorei conhecer as tradições natalícias de outros países! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  9. Que engraçado, somos todos pessoas e acabamos por ser tão diferentes. Há tradições mesmo engraçadas.

    ResponderEliminar
  10. Que interessante, gostei de saber.

    Beijos.

    ResponderEliminar
  11. Boa tarde, a informação é sempre bem-vinda, gostei de saber as várias tradições.
    Votos de Feliz Natal em família,
    AG

    ResponderEliminar
  12. Adoro estes posts cheios de curiosidades e tradições :)
    E tao bom saber :)
    Bjinhosss minha querida e continuação de boa semana*
    https://matildeferreira.co.uk

    ResponderEliminar
  13. Aproveito para desejar festas felizes com muita saúde.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Gente, que diferente, né? Adorei as tradições da Áustria, da Islândia e principalmente a da França!
    Um beijão,
    Gabs do likegabs.blogspot.com ❣

    ResponderEliminar
  15. Algumas tradições não conhecia.
    Obrigada pela partilha ;)
    Bjxxx

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

TAG| 100 perguntas que ninguém pergunta

Sabendo como eu gosto de responder a TAGs a Matilde do blog "O Cantinho da Tily", nomeou-me para este desafio bem simples e divertido. As regras são simples, responder às 100 perguntas, e nomear quem quisermos. Vamos a isso? 1. Você dorme com as portas do seu armário aberta ou fechada? Prefiro fechada por uma questão de organização, mas não me faz diferença. 2. Você leva embora os shampoos e condicionadores dos hotéis? Sim!!! 3. Você dorme com seu edredão dobrado para dentro ou apra fora? Tanto faz! 4. Você já roubou uma placa de rua? não, mas confesso que gostava de ter uma! 5. Você gosta de usar post-it? Adoro! 6. Você corta cupões, mas depois nunca usa? Sim! 7. Você prefere ser atacado por um urso ou um enxame de abelhas? Venha o diabo e escolha! 8. Você tem sardas? Nop. 9. Você sempre sorri para fotos? Quase sempre! 10. Qual é a sua maior neura? Ui se as coisas não levarem o rumo que eu quero fico do pior! 11. Você já contou seus passos enquanto você andava? Sim. 12. Você já fez x…

As férias acabaram... Como é que ficaram os animais abandonados?

Existe uma dura realidade que após as férias de verão fica esquecida. Se no inicio do verão as campanhas de sensibilização são muitas (e mesmo assim não são suficientes), a verdade é que depois dos dias dourados de verão, já ninguém pergunta o que aconteceu ao cão idoso que abandonaram às portas de uma instituição, ou então como está aquele cachorrinho que deixaram na beira da estrada.
A minha pergunta para vocês é: Afinal o abandono está a diminuir?
E infelizmente a resposta é não! No final do verão contactei várias instituições que recolhem animais e as respostas são sempre iguais: Não! Não diminuiu.
Para vos ilustrar esta realidade, pedi a várias instituições dados sobre o abandono de animais durante os meses de verão, porém só a Associação Midas no Porto é que se ofereceu para disponibilizar dados concretos:

2015 - 53 animais acolhidos pela instituição.
2016 - 107 animais acolhidos pela instituição. 
2017 - 71 animais acolhidos pela instituição.

Porém antes de começarem a bater palma…

A menina bonita

Decerto que lhe conhecem a imagem, a menina de nove anos, chama-se Kristina Pimenova, e é já considerada uma das raparigas mais belas dos últimos tempos.
A criança, é modelo para marcas como Armani, Vougue e Dolce & Gabanna, e desde os 3 anos que assina contratos milionários. Kristina Pimenova, nasceu em Moscovo, e está inscrita em agências de modelos desde tenra idade. Quem patrocinou tudo isto?! A sua mãe, Glikeriya Pimenova, também uma ex-modelo, tem levado a filha à ascensão, porém, tem também sido criticada por isso. Além de muita gente a criticar por não permitir que Kristina tenha a vida de uma criança normal, a mãe da mesma é ainda mais criticada por ter permitido que recentemente a filha pousasse maquilhada e vestida de forma pouco própria para a sua idade. Glikeriya Pimenova, gere os contratos milionários da filha, bem como as redes sociais da mesma que já tem mais de 300 mil seguidores. Porém não é o numero de seguidores que vai determinar a infância que muitos dizem p…