Avançar para o conteúdo principal

É uma cunha ou é uma oportunidade?

"A cunha só é negativa se depois a pessoa que tem direito à cunha provar que não tem direito de estar onde está" (Joana Latino)

Quantos de nós estaríamos numa posição diferente se nos tivesse sido dada uma oportunidade? Cada vez acho mais que o conceito de oportunidade se resumo a uma cunha.
Ainda existe uma ideia muito errada em relação ao termo "cunhas". Vejamos bem, se tivermos uma empresa, ou tivermos que dar uma oportunidade a alguém, mais facilmente vamos entregar essa função ou cargo a uma pessoa que já nos foi apresentada ou falada, por sentirmos desde aí uma certa proximidade.
fonte
Quantas vezes não dizemos "já que vamos ajudar, pelo menos ajudamos alguém que conhecemos e precisa"?
Este conceito parece cada vez ser mais abrangente em vários mercados de trabalho e a verdade é que quem não tem os conhecimentos vai ficando para trás. Acho que já não devemos ficar insultados com esta história das cunhas. É uma realidade como todas as outras. E sejamos sinceros, se a pessoa for boa mantêm o seu lugar independentemente da maneira como o começou.
A "cunha" é apenas a oportunidade de se mostrar aquilo que se vale num mundo onde cada vez menos se dão oportunidades.

Comentários

  1. Verdade. Muito bom o texto!
    Boa semana!
    Bjs,
    Carol Nagliati
    carolnagliati.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. O problema é quando não consegues mostrar o quão bom podes ser por nunca teres tido uma cunha que te coloque no lugar certo! Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  3. Eu conheço várias pessoas que entraram por cunha, são malandras, e lá continuam anos e anos pela cunha. Não acho nada justo!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Pois é! O erro já começa pelo governo e todos acham que devemos ter um cunha ao invés de batalhar pelo emprego, vida e etc..

    Excelente texto!

    Um beijo,

    www.purestyle.com.br

    ResponderEliminar
  5. Sinceramente não sou muito apologista...

    ResponderEliminar
  6. Compreendo o que dizes e até concordo, mas a verdade é que todos deveriamos ter oportunidade de mostrar o quanto valemos...mas claro, isso seria num mundo perfeito...
    Beijinhos.

    misscokette.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, infelizmente esse dito mundo perfeito não existe!

      Eliminar
  7. Também acho que se a pessoa for boa e competente, mas as vezes, pelo menos aqui, entram de uma maneira tão estranha.

    Beijos.

    ResponderEliminar
  8. Estou de acordo até ao ponto de cada um fazer por merecer após a "cunha", se nao merecer mais vale dar lugar a quem mereça e queira mesmo.

    ResponderEliminar
  9. É um assunto delicado, mas concordo com o que quiseste transmitir!

    ResponderEliminar
  10. O tema é complicado mas por vezes, se a pessoa faz por merecer essa cunha e isso se reflecte no trabalho ok, mas por vezes isso não acontece e vemos mais um mau trabalhador a ocupar indevidamente o posto que poderia ser de alguém realmente competente.
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
  11. Numa coisa tens toda a razão, se forem bons, não é a cunha que os mantém no lugar, mas as suas capacidades! Concordo.

    ResponderEliminar
  12. Concordo com o que disseste, se for para ajudar que seja alguem que conhecemos e que precise... mas as vezes essas pessoas nao se revelam merecedoras da oportunidade que lhes damos... e a Gata disse tudo acima...
    Por experiencia dou gracas por nunca ter precisado de cunhas, tendo conseguido todos os meus empregos sempre por merito proprio.
    Bjinhosss, continua com os bons posts ;)
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
  13. Um assunto bastante delicado mas concordo com cada ponto !
    Beijinho
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  14. Infelizmente, quantos não poderão mostrar do que serão capazes... sem o Factor C...
    Está visto que a Joana... entrou por cunha... :-)
    Um cabelito cor de laranja vivo... se calhar não seria bem aceite para qualquer outra candidata a repórter... parecendo pretender distinguir-se mais... do que as notícias que transmite...
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

TAG| 100 perguntas que ninguém pergunta

Sabendo como eu gosto de responder a TAGs a Matilde do blog "O Cantinho da Tily", nomeou-me para este desafio bem simples e divertido. As regras são simples, responder às 100 perguntas, e nomear quem quisermos. Vamos a isso? 1. Você dorme com as portas do seu armário aberta ou fechada? Prefiro fechada por uma questão de organização, mas não me faz diferença. 2. Você leva embora os shampoos e condicionadores dos hotéis? Sim!!! 3. Você dorme com seu edredão dobrado para dentro ou apra fora? Tanto faz! 4. Você já roubou uma placa de rua? não, mas confesso que gostava de ter uma! 5. Você gosta de usar post-it? Adoro! 6. Você corta cupões, mas depois nunca usa? Sim! 7. Você prefere ser atacado por um urso ou um enxame de abelhas? Venha o diabo e escolha! 8. Você tem sardas? Nop. 9. Você sempre sorri para fotos? Quase sempre! 10. Qual é a sua maior neura? Ui se as coisas não levarem o rumo que eu quero fico do pior! 11. Você já contou seus passos enquanto você andava? Sim. 12. Você já fez x…

As férias acabaram... Como é que ficaram os animais abandonados?

Existe uma dura realidade que após as férias de verão fica esquecida. Se no inicio do verão as campanhas de sensibilização são muitas (e mesmo assim não são suficientes), a verdade é que depois dos dias dourados de verão, já ninguém pergunta o que aconteceu ao cão idoso que abandonaram às portas de uma instituição, ou então como está aquele cachorrinho que deixaram na beira da estrada.
A minha pergunta para vocês é: Afinal o abandono está a diminuir?
E infelizmente a resposta é não! No final do verão contactei várias instituições que recolhem animais e as respostas são sempre iguais: Não! Não diminuiu.
Para vos ilustrar esta realidade, pedi a várias instituições dados sobre o abandono de animais durante os meses de verão, porém só a Associação Midas no Porto é que se ofereceu para disponibilizar dados concretos:

2015 - 53 animais acolhidos pela instituição.
2016 - 107 animais acolhidos pela instituição. 
2017 - 71 animais acolhidos pela instituição.

Porém antes de começarem a bater palma…

A menina bonita

Decerto que lhe conhecem a imagem, a menina de nove anos, chama-se Kristina Pimenova, e é já considerada uma das raparigas mais belas dos últimos tempos.
A criança, é modelo para marcas como Armani, Vougue e Dolce & Gabanna, e desde os 3 anos que assina contratos milionários. Kristina Pimenova, nasceu em Moscovo, e está inscrita em agências de modelos desde tenra idade. Quem patrocinou tudo isto?! A sua mãe, Glikeriya Pimenova, também uma ex-modelo, tem levado a filha à ascensão, porém, tem também sido criticada por isso. Além de muita gente a criticar por não permitir que Kristina tenha a vida de uma criança normal, a mãe da mesma é ainda mais criticada por ter permitido que recentemente a filha pousasse maquilhada e vestida de forma pouco própria para a sua idade. Glikeriya Pimenova, gere os contratos milionários da filha, bem como as redes sociais da mesma que já tem mais de 300 mil seguidores. Porém não é o numero de seguidores que vai determinar a infância que muitos dizem p…