Avançar para o conteúdo principal

Tutorial 001 - Colocar gadget de artigos relacionados


Esta semana recebi um e-mail de uma menina a perguntar-me como é que eu tinha colocado o gadget, com os artigos relacionados.
Como a explicação é um pouco longa para responder por e-mail e porque eu própria tive várias duvidas na altura em que fiz o meu template, decidi fazer um tutorial.


Antes de mais é importante que façam um backup do vosso blog, pois vamos mexer no HTML ou código fonte, e por vezes podemos danificar o nosso espaço, por isso um backup antes de começar é fundamental.

Depois disso, começamos por aceder ao site LinkWithin, lá vamos fazer o código de acordo as nossas preferências:


Assim que entrarem no site vão ter que preencher esta caixa.  Lembrem-se de referir colocando o visto onde diz "My blog has light text on a dark background", se o vosso blog tiver um fundo escuro e letras claras. Escolham na secção "Width" o número de sugestões que pretendem que apareçam no vosso rodapé do post.


Importante: Para este tutorial, onde vos pede para selecionarem a plataforma escolham "Other".
Relembro que este tutorial é para utilizadores blogger e estes códigos não vão funcionar corretamente com outras plataformas.

Depois de tudo selecionado, basta clicar em "Get Widget", e o LinkWithin vai facultar-vos um código HTML, e vai ser com ele que vamos começar a trabalhar:
Tenham em atenção os números destacados pois vamos precisar deles mais à frente.
Depois no painel de controlo do blog, vamos a “Layout” e “Editar HTML”.
Com o cursor dentro da caixa do HTML, façam CTRL+F e vai vos surgir uma caixa de pesquiso só para o HTML.
Pesquisem a seguinte linha de código:
Pode acontecer que no vosso blog exista mais do que uma linha de código por isso, procurem a segunda e colem imediatamente antes:
Onde diz NUMERO IDENTIFICADOR, coloquem o numero que assinalaram antes.
Depois disto o gadget já está pronto a funcionar.



Relembro que esta é uma das várias opções.
Uma alternativa é, assim que se registam no LinkWithin, em vez de na plataforma escolherem "Other", escolherem "Blogger". Ele próprio vos vai dar as indicações necessárias, mas nesse caso, o gadget não vai aparecer entre o post e a área de comentário, mas sim após.

Quanto ao códigos estarem inseridos numa imagem, peço já muitas desculpas, mas por algum motivo ao copiar os códigos para a área de post não me apareciam as informações todas. Tentarei colocar nos comentários os códigos, caso não dê, enviem e-mail que envio os mesmos por lá.

Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, é só dizerem ou enviarem e-mail para Teresaisabelsilva_@hotmail.com, tentarei ajudar da melhor maneira.


Comentários

  1. Um post super útil!
    Por acaso no meu, uma amiga nossa do Porto e o Jorge fizeram-me isso...
    Mas virei aqui noutro dia, com mais tempo, ver com muita atenção este post... Linguagem Html... causa-me calafrios... não entendo lhufas!
    Excelente post, Teresa! E bem útil!
    Beijos!
    Ana

    ResponderEliminar
  2. xiiiiiiiiiiii adoro quando me chamam: menina lol
    és uma querida Teresa obrigada muito obrigada mesmo amiga. Já coloquei e coloquei tambem na 1ª postagem um link externo ao blog. Quando poderes ve se gostas e se achas que ta bem. Um beijinho grande e se necessitares de algo de mim apita ok?? bjxxx

    ResponderEliminar
  3. Muito obrigado pela dica! Tenho que experimentar isto com calma :D
    beijinhos
    thefancycats.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Uma ótima dica para quem ainda não utiliza esse gadget. Eu já uso. Beijinhos!

    galerafashion.com

    ResponderEliminar
  5. Tenho de admitir que não consegui colocar com a maneira como tu explicaste (é muita areia para a minha camioneta :s) mas, do outro jeito funcionou bem :)
    Obrigada pela informação

    ResponderEliminar
  6. E é bom ver que Portugal está a evoluir e que não se deixa ficar parado :D

    Gosto destes posts de tutoriais. Fazem sempre imenso, imenso jeito :D

    LIGTH BLUE | NEW OUTFIT POST
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  7. Uma bela e interessante explicação.
    Um abraço e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  8. É bom ver que ainda existe quem ajude os outros espontaneamente. No inicio pedi a algumas blogger e nem um mail recebi de volta. O post é muito útil já anteriormente tentei colocar esse gadjet mas aconteceu-me sempre interferir com as mensagens por isso optei por não colocar, agora com as tuas dicas vou tentar novamente.
    Beijinhos
    Clara Dinis
    docinhomorango7.blogspot.com

    ResponderEliminar
  9. Já tive isso no meu blog mas não achei muito eficaz. Os links que apareciam relacionados, não tinham rigorosamente nada a ver com o artigo publicado ahahah. Usei no let's look mas no escrita desajeitada ainda não experimentei. vamos ver se faço isso um dia destes. Bjss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, isso é sem dúvida um dos problemas, mas é sempre uma maneira de as pessoas verem outros trabalhos nossos....

      Eliminar
  10. Muito bom o tutorial :) eu não quero esse gadget no meu blog mas acho útil este tipo de posts :)

    ResponderEliminar
  11. Teresa, boa dica, bom fim de semana amiga

    ResponderEliminar
  12. Bela aula.... pedagogicamente perfeita.
    Imagens e linguagem bem tutorial...
    PARABÉNS!!!

    ResponderEliminar
  13. Que trabalhão. Eu limito-me a pegar no código HTML, ir ao separador Esquema do blogue e colocar no widget HTML. Muito mais simples e faz o mesmo :p

    ResponderEliminar
  14. Este tipo de posts faz sempre muito jeito :b

    Beijinhos, Sweet Home | BLOG

    ResponderEliminar
  15. Boa ajuda! Ótima dica!
    R: Google tradutor querida! ;)
    Mas eu perceber até percebo!
    Beijos

    ResponderEliminar
  16. Eu já tenho no meu blog, mas acho legal você compartilhar isso com as outras pessoas que tb querem colocar nos blogs
    Boa semana.
    Big Beijos
    Lulu on the Sky

    ResponderEliminar
  17. Sempre bom encontrar pessoas dispostas a ajudar outras!

    Beijos. :*

    ResponderEliminar
  18. excelente post, adorei o tutorial!! :D beijos

    ResponderEliminar
  19. Maravilha, muito útil!
    Beijocas, boa semana :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

TAG| 100 perguntas que ninguém pergunta

Sabendo como eu gosto de responder a TAGs a Matilde do blog "O Cantinho da Tily", nomeou-me para este desafio bem simples e divertido. As regras são simples, responder às 100 perguntas, e nomear quem quisermos. Vamos a isso? 1. Você dorme com as portas do seu armário aberta ou fechada? Prefiro fechada por uma questão de organização, mas não me faz diferença. 2. Você leva embora os shampoos e condicionadores dos hotéis? Sim!!! 3. Você dorme com seu edredão dobrado para dentro ou apra fora? Tanto faz! 4. Você já roubou uma placa de rua? não, mas confesso que gostava de ter uma! 5. Você gosta de usar post-it? Adoro! 6. Você corta cupões, mas depois nunca usa? Sim! 7. Você prefere ser atacado por um urso ou um enxame de abelhas? Venha o diabo e escolha! 8. Você tem sardas? Nop. 9. Você sempre sorri para fotos? Quase sempre! 10. Qual é a sua maior neura? Ui se as coisas não levarem o rumo que eu quero fico do pior! 11. Você já contou seus passos enquanto você andava? Sim. 12. Você já fez x…

As férias acabaram... Como é que ficaram os animais abandonados?

Existe uma dura realidade que após as férias de verão fica esquecida. Se no inicio do verão as campanhas de sensibilização são muitas (e mesmo assim não são suficientes), a verdade é que depois dos dias dourados de verão, já ninguém pergunta o que aconteceu ao cão idoso que abandonaram às portas de uma instituição, ou então como está aquele cachorrinho que deixaram na beira da estrada.
A minha pergunta para vocês é: Afinal o abandono está a diminuir?
E infelizmente a resposta é não! No final do verão contactei várias instituições que recolhem animais e as respostas são sempre iguais: Não! Não diminuiu.
Para vos ilustrar esta realidade, pedi a várias instituições dados sobre o abandono de animais durante os meses de verão, porém só a Associação Midas no Porto é que se ofereceu para disponibilizar dados concretos:

2015 - 53 animais acolhidos pela instituição.
2016 - 107 animais acolhidos pela instituição. 
2017 - 71 animais acolhidos pela instituição.

Porém antes de começarem a bater palma…

A menina bonita

Decerto que lhe conhecem a imagem, a menina de nove anos, chama-se Kristina Pimenova, e é já considerada uma das raparigas mais belas dos últimos tempos.
A criança, é modelo para marcas como Armani, Vougue e Dolce & Gabanna, e desde os 3 anos que assina contratos milionários. Kristina Pimenova, nasceu em Moscovo, e está inscrita em agências de modelos desde tenra idade. Quem patrocinou tudo isto?! A sua mãe, Glikeriya Pimenova, também uma ex-modelo, tem levado a filha à ascensão, porém, tem também sido criticada por isso. Além de muita gente a criticar por não permitir que Kristina tenha a vida de uma criança normal, a mãe da mesma é ainda mais criticada por ter permitido que recentemente a filha pousasse maquilhada e vestida de forma pouco própria para a sua idade. Glikeriya Pimenova, gere os contratos milionários da filha, bem como as redes sociais da mesma que já tem mais de 300 mil seguidores. Porém não é o numero de seguidores que vai determinar a infância que muitos dizem p…