Avançar para o conteúdo principal

Identificar patologias que fazem engordar

Uma coisa é puramente verdade, sempre que alguém vê uma pessoa gorda, o primeiro instinto da maioria é culpar os hábitos alimentares e a falta de exercício.
Confesso que eu também pensava assim, afinal de contas é muito fácil julgar do que analisar. Porém a verdade é que o excesso de peso pode dever-se a vários fatores e patologias, que infelizmente podem não depender só da força de vontade e da mudança de hábitos de uma pessoa.
Hoje desafiei-me a falar de vários motivos que levam uma pessoa a engordar:
fonte
  • Inflamação das células
  • Tiroide
  • Pílula errada 
  • Medicação para outras patologias que pode ter como efeito secundário o aumento de peso
  • Stress e a ansiedade
  • Doenças auto-imunes
  • Toxinas em exagero
  • Fatores genéticos
Estes são apenas alguns dos fatores, porém todos eles devem ser acompanhados pelo médico, até porque alguns deles podem estar associados a fatores depressivos, que estrangulam a autoestima pelo que é preciso um acompanhamento cuidadoso e permanente do paciente.


Comentários

  1. A mim, de facto o stress é a causa que mais me faz oscilar o peso!

    http://adorosercomosou.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O stress faz muita gente ganhar ou perder peso!

      Eliminar
  2. Engordar é sempre fácil.Perde, é outro assunto!!! bjs, lindo fds! chica

    ResponderEliminar
  3. É mais fácil atribuir a culpa aos maus atos alimentares, mas a verdade é que, em muitos casos, o caso é bem mais sério

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente é verdade. Eu já disse e repito, se o meu problema fosse aquilo que eu comia as coisas eram bem mais simples!

      Eliminar
  4. Parabéns Teresa Silva.....
    Tua postagem é uma aula de informação, de esclarecimento e de profunda caridade..... não podemos culpar ninguém por causa da gordura.
    Não sabemos o motivo.. agora, depois dessa bela aula, nos resta olhar as pessoas com o olhar do amor.....e não da recriminação!!!!

    ResponderEliminar
  5. Excelente post, para desmistificar essas ideias erradas sobre o excesso de peso... estar sempre associado a excessos de alimentação...
    Beijinhos, Teresa! Bom fim de semana
    Ana

    ResponderEliminar
  6. É verdade, eu já engordei 16 kilos devido a medicação e nunca mais recuperei o meu peso anterior, apesar de ter emagrecido um pouco. Há muitos fator que nos podem fazer engordar que as pessoas não levam em conta .
    Beijinhos
    Clara Dinis
    docinhomorango7.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Observador, o sedentarismo conta porém muitas vezes é opção da pessoa ser ou não sedentária, por isso é que não coloquei aqui!

      Eliminar
  7. Concordo contigo os hábitos alimentes são sempre os culpados gostei da lista fiquei a saber alguns fatores que não conhecia. Beijo Patty http://ocadernodasideiasparvas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Acontece a mesma coisa quando se vê uma pessoa muito magra..
    Pensa-se logo que ela não come, que tem doenças, ... enfim...
    Falamos logo sem pensar e sem saber :)

    Beijinhos, Sweet Home | BLOG

    ResponderEliminar
  9. A minha filha tem esse problema devido, pelo menos, à tiróide.

    Compreendo-te!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  10. gostei imenso do post, bastante esclarecedor :) beijinho

    ResponderEliminar
  11. Post bastante interessante para desmistificar este assunto :)

    Beijinho
    Daniela
    Blog | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  12. Verdade, há sempre várias coisas que podem contribuir para o aumento de peso. Difícil por vezes é descobrir a real causa.

    ResponderEliminar
  13. comecei a seguir o seu Blog e achei este artigo muito simples mas muito interessante pois esta é uma realidade, e muitos desses motivos também são fruto de uma má alimentação não pelo que se come mas pela qualidade dos alimentos que hoje em dia ingerimos, cada vez mais cheios de químicos se nos preocuparmos mais com prevenção recorrendo o mínimo possivel a fármacos e procurando alternativas naturais alguns dos problemas que refere vão com certeza desaparecer...

    ResponderEliminar
  14. É bem verdade, julgamos logo e muitas vezes a razão do aumento de peso não depende apenas da vontade ou desleixo da pessoa. Passei por um aumento de peso que consegui reverter, mas nem sempre é fácil e nem sempre se consegue sem ajuda profissional. E por vezes, o 'momento certo' também é fundamental ;) Esta foi a minha luta: http://trintaporumalinhanoticias.blogspot.pt/2016/08/a-minha-luta-contra-o-excesso-de-peso.html

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

TAG| 100 perguntas que ninguém pergunta

Sabendo como eu gosto de responder a TAGs a Matilde do blog "O Cantinho da Tily", nomeou-me para este desafio bem simples e divertido. As regras são simples, responder às 100 perguntas, e nomear quem quisermos. Vamos a isso? 1. Você dorme com as portas do seu armário aberta ou fechada? Prefiro fechada por uma questão de organização, mas não me faz diferença. 2. Você leva embora os shampoos e condicionadores dos hotéis? Sim!!! 3. Você dorme com seu edredão dobrado para dentro ou apra fora? Tanto faz! 4. Você já roubou uma placa de rua? não, mas confesso que gostava de ter uma! 5. Você gosta de usar post-it? Adoro! 6. Você corta cupões, mas depois nunca usa? Sim! 7. Você prefere ser atacado por um urso ou um enxame de abelhas? Venha o diabo e escolha! 8. Você tem sardas? Nop. 9. Você sempre sorri para fotos? Quase sempre! 10. Qual é a sua maior neura? Ui se as coisas não levarem o rumo que eu quero fico do pior! 11. Você já contou seus passos enquanto você andava? Sim. 12. Você já fez x…

As férias acabaram... Como é que ficaram os animais abandonados?

Existe uma dura realidade que após as férias de verão fica esquecida. Se no inicio do verão as campanhas de sensibilização são muitas (e mesmo assim não são suficientes), a verdade é que depois dos dias dourados de verão, já ninguém pergunta o que aconteceu ao cão idoso que abandonaram às portas de uma instituição, ou então como está aquele cachorrinho que deixaram na beira da estrada.
A minha pergunta para vocês é: Afinal o abandono está a diminuir?
E infelizmente a resposta é não! No final do verão contactei várias instituições que recolhem animais e as respostas são sempre iguais: Não! Não diminuiu.
Para vos ilustrar esta realidade, pedi a várias instituições dados sobre o abandono de animais durante os meses de verão, porém só a Associação Midas no Porto é que se ofereceu para disponibilizar dados concretos:

2015 - 53 animais acolhidos pela instituição.
2016 - 107 animais acolhidos pela instituição. 
2017 - 71 animais acolhidos pela instituição.

Porém antes de começarem a bater palma…

A menina bonita

Decerto que lhe conhecem a imagem, a menina de nove anos, chama-se Kristina Pimenova, e é já considerada uma das raparigas mais belas dos últimos tempos.
A criança, é modelo para marcas como Armani, Vougue e Dolce & Gabanna, e desde os 3 anos que assina contratos milionários. Kristina Pimenova, nasceu em Moscovo, e está inscrita em agências de modelos desde tenra idade. Quem patrocinou tudo isto?! A sua mãe, Glikeriya Pimenova, também uma ex-modelo, tem levado a filha à ascensão, porém, tem também sido criticada por isso. Além de muita gente a criticar por não permitir que Kristina tenha a vida de uma criança normal, a mãe da mesma é ainda mais criticada por ter permitido que recentemente a filha pousasse maquilhada e vestida de forma pouco própria para a sua idade. Glikeriya Pimenova, gere os contratos milionários da filha, bem como as redes sociais da mesma que já tem mais de 300 mil seguidores. Porém não é o numero de seguidores que vai determinar a infância que muitos dizem p…