Avançar para o conteúdo principal

Porque é que o sexo é polémico?

Não venham com coisas. As mentalidades podem estar diferentes, mas falar de sexo ainda é tabu!
A minha questão não passa pelo caminho habitual. Aquele sobre o que é preciso fazer para mudar essas mentalidades, mas sim pelo facto de pretender compreender como é que tudo começou?
fonte
Todos sabemos que foi a religião católica que nos impôs os padrões considerados normais de sexualidade, mas será que mesmo antigamente as pessoas achavam que os homens e mulheres da idade da pedra só usavam uma posição na cama... Hum... Quer dizer... Na idade da pedra não havia cama, nem matrimónio, por isso será que afinal de contas todos os nossos antepassados viveram em pecado?

Se hoje falarmos em publico que fizemos sexo oral ao nosso namorado ou marido, se dissermos que fizemos amor na cozinha ou então que utilizamos brinquedos sexuais, as pessoas vão-se mostrar chocadas. Muitas vão negar que o fazem porque, por um motivo ou por outro vão-se sentir julgadas... Compreendo e concordo que as coisas entre o casal não seja para se relatar a ninguém, mas fingir que não fazem seja o que for por acharem vergonhoso é para mim ainda pior que o ato em si.

O mesmo se aplica à homossexualidade. Ver duas mulheres juntas, é muitas vezes mais aceitável que ver dois homens. Duas mulheres é excitante, erótico, sensual, são corajosas por se aceitar. Já os homens se mostram afetos, são tratados com nome prejorativos.
Não é a mesma coisa? Não deveria a visão das pessoas ser a mesma?
Um advogado americano tentou promover uma lei para abater os homossexuais, com um tiro na cabeça (vejam a noticia aqui), e eu pergunto-me que diferença faz a penetração anal num homem, quando muitos homens penetram assim mulheres e ninguém diz nada?

Talvez me esteja a alongar. Aposto que as minhas palavras já vão sugerir muitas coisas (que não tem necessariamente que ser verdade) na cabeça de quem vai ler. Porém a mente humana tem tendência para pensar que só porque eu falei é porque pratico e estou a defender alguma coisa... Relembro que não defendi nada, muito pelo contrario, eu apenas questionei por que motivo o sexo é sempre polémico?

Comentários

  1. Tenho pena que este seja um tema tão polémico. O sexo faz parte da vida de todos. Respeito quem não queira falar acerca do assunto. Mas jamais respeitarei quem aponta o dedo aos outros. Não aguento pessoas pudicas que olham para o sexo com desdém, como se fosse pecado. Pecado do quê? Enfim. Ainda há um caminho muito longo a percorrer.

    Isa,
    http://isamirtilo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Pois, a verdade é que há muita hipocrisia!

    ResponderEliminar
  3. Oi Teresa, não acredito que seja pecado qualquer coisa que seja feita com amor, mas defendo com unhas e dentes, quem não aceita o contato, por não confiar na pessoa. Para que um casamento dê certo, os 2 devem estar na mesma sintonia e essa cumplicidade envolve a confiança. Abraços carinhosos
    Maria Teresa

    ResponderEliminar
  4. Esse assunto deveria ser mais "normal" e falado com naturalidade. Bom post para refletir.

    Beijos ♥

    Jéssica || Fashion Jacket
    www.fashionjacket.com.br

    ResponderEliminar
  5. Infelizmente existe muita polêmica quando o assunto é sexo. Não vejo problema em pessoas do mesmo sexo juntas porque o que importa é só o amor. Claro que tem muitas pessoas que não gostam e elas deveriam se importar mais com sua própria vida e tentar fazer feliz quem está ao seu lado. Sei de pessoas que falam mal dos outros, mas são sexualmente muito infelizes e não encontram a satisfação. Muitos preconceitos nasceram com a igreja e a própria igreja diz: amar ao próximo como a si mesmo. Mas vejo a igreja como um lugar de muita hipocrisia, então ela diz para amar ao próximo e ao mesmo tempo diz que não devemos aceitar as diferenças. Onde fica o amor ao próximo? Beijinhos!

    galerafashion.com

    ResponderEliminar
  6. Sim,é verdade,falar de sexo continua sendo tabu!! No entanto,eu espero que faças muito sexo e sejas feliz!! Muitos beijinhos,fica bem e até breve!!

    ResponderEliminar
  7. O problema é que mesmo nos tempos de hoje continua a ser assunto tabu o que já haveria de ser falado com naturalidade .

    ResponderEliminar
  8. A mentalidade das pessoas evoluiu em alguns aspetos, mas noutros continua parada no tempo. Não devia ser polémico falar de algo tão natural como é o sexo. As pessoas têm que aprender a esquecer os preconceitos que têm sobre determinados temas.

    r: Também já escrevo com o novo acordo há algum tempo e apesar de haver mudanças que para mim também não fazem sentido já não me custa tanto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas é que é mesmo... O problema é que estamos a falar de algo que é natural!

      Eliminar
  9. A nossa sociedade ainda é muito conservadora, a alteração de mentalidades é muito lenta...
    Beijinhos
    Clara Dinis
    docinhomorango7.blogspot.com

    ResponderEliminar
  10. Bela reflexão Teresa Silva....
    Aqui no Brasil, dizemos que "a ignorância humana tem um passado glorioso e um futuro promissor..."
    O sexo é tão polêmico porque é a expressão máxima da afetividade...e as pessoas têm medo de demonstrar isso...e as pessoas adoram julgar os outros... é mais fácil julgar os outros que julgar-se a si próprios....
    Sexo, de qualquer forma e posição é gloriosamente delicioso.... e cada um tome conta de sua própria sexualidade.....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora nem mais! Adorei essa tua última frase!

      Eliminar
  11. Uma bela e pertinente reflexão!
    Para muitos é tabu e para mim...tento que não seja!
    A sexualidade dos outros não me diz respeito se for de comum acordo!
    A violação magoa-me muito e o preconceito também!!!
    Bj amigo

    ResponderEliminar
  12. Na minha opinião, não é polémico, embora para a sociedade o seja. Mas acho que a sexualidade é uma coisa intima, e hoje em dia perdeu-se o respeito por isso... Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim... Também acho que se perdeu esse respeito pela intimidade...

      Eliminar
  13. Gostei do texto, a polêmica do sexo vem por meio da sua privacidade, as pessoas tendem a ter curiosidade a aquilo que não esta aos nossos olhos, porém hoje as pessoas não respeitam mais daqui a pouco vai ficar normal.

    Blog da Joanna

    ResponderEliminar
  14. Não entendo porquê...
    Concordo com tudo o que escreveu, Isabel!
    Algo que devia ser tão natural... quando abordado, continua a ser alvo de grande polémica, preconceito, tabú, ou gozação... na maior parte das vezes.
    Não dá para entender...
    Beijos
    Ana

    ResponderEliminar
  15. não compreendo o porquê de ser tão polémico, principalmente porque basicamente toda a gente o pratica!

    ResponderEliminar
  16. Devia ser falado com mais naturalidade de facto...faz parte da vida!

    http://adorosercomosou.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  17. Não percebo o preconceito da homossexualidade, mas ainda percebo menos o preconceito como a sexualidade em geral! Mentalidades... Há um longo caminho a percorrer ainda!
    Segui o blog, visita o meu se interessar :)
    xoxo, Ana

    The Insomniac Owl Blog

    ResponderEliminar
  18. A mentalidade das pessoas evolui um pouco mas não assim tanto como gostávamos, claro que no seio intimo de uma relação imensas coisas acontecem desde como fazer sexo em vários locais, ectt.. o que as pessoas não aceitam é a maneira de como as coisas são devido a essa mentalidade, todos nós já abordamos o tema do sexo e todos nós bem ou mal temos uma fantasia, o que não percebo e o preconceito da humanidade perante pessoas do mesmo sexo andarem todos nós temos o direito de sermos felizes.
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  19. Deixas aí uma bela questão! Mas porque raio terá de ser o sexo assunto tabus se todos o fazem?

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  20. Teresa é-o porque se não fosse polémico não era sexo..era fazer um puzzle onde apenas as peças se encaixam e mais nada!
    Repara que o conjunto de cores, cheiros, recortes leva ao desafio dos gostos e como estes são variáveis surgem as dúvidas, as tentativas e erros, os falhanços, as experiências , enfim as inevitáveis polémicas do tipo se a ordem dos fatores é arbitrária porque é que os comboios só andam quando os fatores apitam, tás a ver?
    Bem, como gostos não se discutem...polémica pela certa...tás a ver aquele slogan que em Viana se diz " quem gosta vem, quem ama fica"? Sexo é assim mesmo quem gosta faz quem ama inventa!!!

    Beijinhos de prenúncio de um fim der semana excelente com polémicas à mistura...;)***

    ResponderEliminar
  21. Sou educadora social e especializada em sexualidade e tenho de dizer que concordo e muito contigo. Só queria que as pessoas percebessem uma coisa: não somos todos concebidos através do sexo? Porque é que continua a ser tabu?

    Um beijinho e já agora deixo-te o convite para participares no meu passatempo :)

    ResponderEliminar
  22. Tens toda a razão, mas as pessoas são mesmo assim. É como dizes, ninguém tem de falar da sua intimidade ou dizer se faz x ou y, mas também não deviam ter vergonha de o fazerem.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

TAG| 100 perguntas que ninguém pergunta

Sabendo como eu gosto de responder a TAGs a Matilde do blog "O Cantinho da Tily", nomeou-me para este desafio bem simples e divertido. As regras são simples, responder às 100 perguntas, e nomear quem quisermos. Vamos a isso? 1. Você dorme com as portas do seu armário aberta ou fechada? Prefiro fechada por uma questão de organização, mas não me faz diferença. 2. Você leva embora os shampoos e condicionadores dos hotéis? Sim!!! 3. Você dorme com seu edredão dobrado para dentro ou apra fora? Tanto faz! 4. Você já roubou uma placa de rua? não, mas confesso que gostava de ter uma! 5. Você gosta de usar post-it? Adoro! 6. Você corta cupões, mas depois nunca usa? Sim! 7. Você prefere ser atacado por um urso ou um enxame de abelhas? Venha o diabo e escolha! 8. Você tem sardas? Nop. 9. Você sempre sorri para fotos? Quase sempre! 10. Qual é a sua maior neura? Ui se as coisas não levarem o rumo que eu quero fico do pior! 11. Você já contou seus passos enquanto você andava? Sim. 12. Você já fez x…

As férias acabaram... Como é que ficaram os animais abandonados?

Existe uma dura realidade que após as férias de verão fica esquecida. Se no inicio do verão as campanhas de sensibilização são muitas (e mesmo assim não são suficientes), a verdade é que depois dos dias dourados de verão, já ninguém pergunta o que aconteceu ao cão idoso que abandonaram às portas de uma instituição, ou então como está aquele cachorrinho que deixaram na beira da estrada.
A minha pergunta para vocês é: Afinal o abandono está a diminuir?
E infelizmente a resposta é não! No final do verão contactei várias instituições que recolhem animais e as respostas são sempre iguais: Não! Não diminuiu.
Para vos ilustrar esta realidade, pedi a várias instituições dados sobre o abandono de animais durante os meses de verão, porém só a Associação Midas no Porto é que se ofereceu para disponibilizar dados concretos:

2015 - 53 animais acolhidos pela instituição.
2016 - 107 animais acolhidos pela instituição. 
2017 - 71 animais acolhidos pela instituição.

Porém antes de começarem a bater palma…

A menina bonita

Decerto que lhe conhecem a imagem, a menina de nove anos, chama-se Kristina Pimenova, e é já considerada uma das raparigas mais belas dos últimos tempos.
A criança, é modelo para marcas como Armani, Vougue e Dolce & Gabanna, e desde os 3 anos que assina contratos milionários. Kristina Pimenova, nasceu em Moscovo, e está inscrita em agências de modelos desde tenra idade. Quem patrocinou tudo isto?! A sua mãe, Glikeriya Pimenova, também uma ex-modelo, tem levado a filha à ascensão, porém, tem também sido criticada por isso. Além de muita gente a criticar por não permitir que Kristina tenha a vida de uma criança normal, a mãe da mesma é ainda mais criticada por ter permitido que recentemente a filha pousasse maquilhada e vestida de forma pouco própria para a sua idade. Glikeriya Pimenova, gere os contratos milionários da filha, bem como as redes sociais da mesma que já tem mais de 300 mil seguidores. Porém não é o numero de seguidores que vai determinar a infância que muitos dizem p…