Avançar para o conteúdo principal

Distinção entre publicidade e opinião

Desde segunda-feira que as redes sociais estão agitadas com a noticias de uma lei que prevê que os bloggers sejam obrigados a distinguir a publicidade dos artigos de opinião.
fonte
Segundo Leonardo Mathias, Secretario de Estado Adjunto da Economia, vai passar a ser obrigatório que os bloggers façam a distinção entre os posts de opinião e os posts de publicidade.
"Desta forma, os bloggers que receberem uma contrapartida financeira ou material para promoção de bens ou serviços, têm de identificar claramente os "posts" como sendo publicidade. Esta modificação pode vir a alterar, de forma significante, a forma como os blogues vão promover as marcas parceiras." explica a jornalista Susana Ribeiro no artigo feito na plataforma Blasting News (vejam o artigo completo aqui).
A intenção desta medida é fazer a distinção clara entre opinião e publicidade, para que o leitor não seja induzido em erro, isto porque nos meios digitais é fácil camuflar os agentes económicos presentes e envolvidos no conteúdo apresentado.

Comentários

  1. Oi? O blog é gratuito, desde que se cumpram as regras. Agora querem impor leis?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece que sim... Mas ainda não está garantido!

      Eliminar
  2. Se for apenas esse o objetivo até acho bem.... Mas como sou blogger à pouco tempo e os meus posts têm apenas a minha opinião, não tenho parcerias pagas...
    Beijinhos
    Clara Dinis
    docinhomorango7.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Respostas
    1. É uma situação complicada... por um lado eu concordo por outro não...

      Eliminar
  4. Tanta coisa com que se devem preocupar e nickles! Cá para mim vem a seguir a taxação de um imposto...Ah pois éééééé!!!
    Beijinho sem publicidade na minha opinião***
    BFS

    ResponderEliminar
  5. Eu concordo apesar de, quer esteja indicado ou não, percebo claramente quando se trata de publicidade ou opinião. :)

    Isa,
    http://isamirtilo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Existem casos que os profissionais conseguem esconder bem as intenções!

      Eliminar
  6. Eu não tenho parcerias pagas, por isso, comigo não mexe muito. Se for pelo dever de informação acho bem...

    http://adorosercomosou.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, esse é um dos factores com o qual concordo!

      Eliminar
  7. Por um lado tem a sua lógica!

    r: Sim, sem dúvida, ao menos fica logo tudo em pratos limpos, como se costuma dizer.

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  8. Ainda não percebi muito bem deste assunto terei de ir fazer algumas pesquisas.
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, a lei ainda está em elaboração, e ainda estão a analisar, mas assim que souber mais vou avisando!

      Eliminar
  9. Com tanta coisa que há para estudar e para alterar, vão meter-se a criar medidas completamente descabidas. A questão é que o leitor acaba por saber o que é um texto de opinião e um texto publicitário. Além de que, mesmo com a lei, nada impede que qualquer blogger a deixe de cumprir, já que ninguém é obrigado a ter todas as facturas de tudo o que compra, logo como se prova que foi ou não um patrocínio??

    Em todo o caso, acho que deveria ser da índole de qualquer blogger informar desde logo o seu publico. Também nós temos parcerias e fazemos questão de deixar claramente identificados os posts que foram publicados com parcerias/ com publicidade. Nem compreendo o motivo de esconder. Sendo de parceria ou não, senão gostarmos, temos que dar a nossa opinião nesse sentido. Aliás, a meu ver, toda e qualquer parceria tem que ter isso subentendido. Mas pronto, esta é a minha forma de pensar...

    Ela
    www.elaeele-nos.blogspot.com

    ResponderEliminar
  10. Pois... Eu costumo indicar sempre quando se trata de ofertas, mas já vi posts suspeitos, nomeadamente de uma marca de perfumes que apareceu em simultâneo em vários blogues ;)

    ResponderEliminar
  11. Desconhecia tal lei, mas não acho que seja assim tão grave. Sim, é descabida porque não faço ideia como vão conseguir controlar isso, mas também acho que cabe ao bom senso de cada blogger dar essa informação.

    ResponderEliminar
  12. Eu concordo que haja informação, mas tem que ser igual para tudo e todos...
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  13. Acho que haveria outras medidas bem mais necessárias...
    E talvez por isso, se lembrem de medidas como esta... para nos distrairmos, do que realmente, deveria ser mais importante...
    Enfim... é o país que temos...
    Beijos
    Ana

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

TAG| 100 perguntas que ninguém pergunta

Sabendo como eu gosto de responder a TAGs a Matilde do blog "O Cantinho da Tily", nomeou-me para este desafio bem simples e divertido. As regras são simples, responder às 100 perguntas, e nomear quem quisermos. Vamos a isso? 1. Você dorme com as portas do seu armário aberta ou fechada? Prefiro fechada por uma questão de organização, mas não me faz diferença. 2. Você leva embora os shampoos e condicionadores dos hotéis? Sim!!! 3. Você dorme com seu edredão dobrado para dentro ou apra fora? Tanto faz! 4. Você já roubou uma placa de rua? não, mas confesso que gostava de ter uma! 5. Você gosta de usar post-it? Adoro! 6. Você corta cupões, mas depois nunca usa? Sim! 7. Você prefere ser atacado por um urso ou um enxame de abelhas? Venha o diabo e escolha! 8. Você tem sardas? Nop. 9. Você sempre sorri para fotos? Quase sempre! 10. Qual é a sua maior neura? Ui se as coisas não levarem o rumo que eu quero fico do pior! 11. Você já contou seus passos enquanto você andava? Sim. 12. Você já fez x…

Giveaway | Dourado é a melhor cor

O blog e a sbnails voltaram a firmar uma parceria e desta vez, foi para mimar os meus leitores. Agora que o verão está no auge, todos nós procuramos ter uma pele dourada e fresca, por isso este sorteio dá-vos a oportunidade de ganharem um Óleo Bronzeador Urucun Rosa Mosqueta:

Prémio:
O óleo de Rosa Mosqueta ajuda a acelerar a pigmentação da pele de forma natural. Proporciona à pele um bronzeado intenso, duradouro e com tom dourado.
Perfume Tropical floral com aroma da rosa mosqueta. Este é mais um dos produtos da linha body Screts, enriquecido com minerais que protegem a sua pele do ressecamento e deixando-as mais hidratadas.
Sua fórmula contém agentes hidratantes, óleo de grainha de uva, óleo de soja, pró vitamina A, vitamina E, extrato de cenoura e extrato de Guaraná.

Informações Importantes:

Inicio: 14 de julho de 2017
Fim: 18 de agosto de 2017

Envios feitos apenas para Portugal continental.
Só podem participar pessoas maiores de 18 anos. Se forem menores peçam a um adulto que autorize a…

Giveaway | Cabelos ao vento

Depois do sucesso dos últimos sorteios, achei mesmo que os meus leitores e seguidores mereciam mais e por isso e como revendedora Oriflame decidi sortear uma escova de cabelo ideal para escovar e dar brilho.

Prémio:


Escova de cabelo multi-funções da oriflame. ideal para escovar e dar brilho.

Informações Importantes:

Inicio: 12 de março de 2017
Fim: 08 de abril de 2017

Envios feitos apenas para Portugal continental.
Só podem participar pessoas maiores de 18 anos. Se forem menores peçam a um adulto que autorize a vossa participação.
Para participar é imperativo preencher o seguinte formulário.

Regras:

O sorteio vai ser feito apenas através de um sistema de pontos, cada requisito vai valer um determinado numero de pontos e depois cada ponto vai corresponder a um numero. O vencedor será calculado através do sorteador online.

Preencher o formulário de participação. (obrigatório)
Comentar este post a dizer que vão participar. (obrigatório)Ser seguidor do blog. (3 pontos)Seguir o blogno facebook. (3 …