Avançar para o conteúdo principal

Quem está no Panteão nacional?

Já alguma vez se perguntaram quais eram as personalidades que estão sepultadas no Panteão Nacional?!
fonte
A verdade é que é difícil não conhecer as personalidades que fizeram parte da nossa história, mas saber quem são as que estão no Panteão já pode ser mais difícil, por isso deixo-vos aqui a lista das 12 personalidades portuguesas sepultadas no Panteão Nacional:
Almeida Garrett
4 de fevereiro de 1799 (Porto) - 9 de dezembro de 1854 (Lisboa)
Quem foi ele:
Escritor e dramaturgo romântico, orador, par do reino, ministro e secretário de estado honorário português.
João de Deus
8 de março de 1830 (Silves) - 11 de janeiro de 1896 (Lisboa)
Quem foi ele:
Poeta lírico e pedagogo, considerado à época o primeiro do seu tempo. 
8 de julho de 1840 (Horta) - 5 de março de 1917 (Lisboa)
Quem foi ele:
Advogado, professor, escritor e político de origem açoriana. Grande orador e membro destacado da geração doutrinária do republicanismo português, foi dirigente e um dos principais ideólogos do Partido Republicano Português. 
fonte
1 de maio de 1872 (Caminha) - 14 de dezembro de 1918 (Lisboa)
Quem foi ele:
Militar e politico que, entre outras funções, exerceu os cargos de deputado, de ministro do Fomento, de ministro das Finanças, de embaixador de Portugal em Berlim, de ministro da Guerra, de ministro dos Negócios Estrangeiros, de presidente da Junta Revolucionária de 1917, de presidente do Ministério e de presidente da República Portuguesa.
fonte
Guerra Junqueiro
Quem foi ele:
Alto funcionário administrativo, politico, deputado, jornalista, escritor e poeta. Foi o poeta mais popular da sua época e o mais típico representante da chamada "Escola Nova". 
fonte
Teófilo Braga
24 de fevereiro de 1843 (Ponta Delgada) - 28 de janeiro de 1924 (Lisboa)
Quem foi ele:
Político, escritor e ensaísta. Licenciado em Direito. Da sua carreira literária contam-se obras de história literária, etnografia (com especial destaque para as suas recolhas de contos e canções tradicionais), poesia, ficção e filosofia, tendo sido ele o introdutor do Positivismo em Portugal. Depois de ter presidido ao Governo Provisório da República Portuguesa, a sua carreira política terminou após exercer fugazmente o cargo de Presidente da República, em substituição de Manuel de Arriaga, entre 29 de maio e 4 de agosto de 1915.

24 de novembro de 1869 (Lisboa) - 18 de abril de 1951 (Lisboa)
Quem foi ele:
Militar e governante português, como presidente do Ministério e presidente da República Portuguesa (terceiro da Ditadura e primeiro do Estado Novo).
<!--[if gte mso 9]>
fonte

Aquilino Ribeiro
13 de setembro de 1885 - 27 de maio de 1963 (Lisboa)

Quem foi ele:
Escritor português. É considerado por alguns como um dos romancistas mais fecundos da primeira metade do século XX.
fonte
Humberto Delgado
15 de maio de 1906 (Santarém) - 13 de fevereiro de 1965 (Espanha)
Quem foi ele:
Militar português da Força Aérea que corporizou o principal movimento de tentativa de derrube do regime salazarista através de eleições, tendo contudo sido derrotado nas urnas, num processo eleitoral fraudulento que deu a vitória ao candidato do regime vigente, Américo Tomás.
fonte
Amália Rodrigues

23 de julho de 1920 (Lisboa) - 6 de outubro de 1999 (Lisboa)
Quem foi ela:
Fadista, cantora e atriz portuguesa, considerada por muitos a supremacia do fado, aclamada como a voz de Portugal e uma das mais brilhantes cantoras do século XX.  
fonte
Sophia de Mello Breyner Andresen

6 de novembro de 1919 (Porto) - 2 de julho de 2004 (Lisboa)
Quem foi ela:
Foi uma das mais importantes poetisas portuguesas do século XX. Foi a primeira mulher portuguesa a receber o mais importante galardão literário da língua portuguesa, o Prémio Camões, em 1999.
fonte

Comentários

  1. Não sabia todos, confesso. Obrigada por esta publicação!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. Agradeço, conhecia as personalidades, mas não sabia
    quais estavam sepultadas no Panteão Nacional. Abraços
    carinhosos
    Maria Teresa

    ResponderEliminar
  3. Eu nunca ouvi falar de nenhum deles. Não é muito comum falar de personalidades de Portugal aqui no Brasil. Não sei porque isso acontece. Beijinhos!

    galerafashion.com

    ResponderEliminar
  4. Personalidades que deixaram valiosas marcas na nossa História!
    Bj amigo

    ResponderEliminar
  5. Tantos homens :o eheh bem, já são algumas personalidades :o

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também fiz esse reparo quando escrevi o post... isso e o facto de morrerem todos 8a exepção de um) em Lisboa

      Eliminar
  6. Ora aqui está uma coisa que eu não sabia, gostei do post :)

    ResponderEliminar
  7. Já os conhecia a todos Isy...a curiosidade é que ainda vais ouvir falar de mim no Panteão "Mariavaicomasoutras" a enfermeira, irascível por vezes mas com momentos de sensibilidade inigualáveis.
    Já me imagino lá....qual personalidade!

    Beijinho Isy e as minhas desculpas a algum leitor susceptível de ... compreensão!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Loool???! Já lá estamos as duas e dali ao museu de cera em Londres é um saltinho, vês lá ao fundo "Mary and the rag Doll" ?

      Eliminar
  8. Respostas
    1. Oh nada disso, eu também não os conhecia a todos!

      Eliminar
  9. Não sabia todos apesar de já lá ter ido xD

    ResponderEliminar
  10. Devo dizer que como Açoriana de gema que sou e como Benfiquista de coração...não podia estar mais orgulhosa!! Muito obrigada por partilhares isto! :) beijinho!

    ResponderEliminar
  11. não sabia todos :o

    xx
    Blog: adonadasushi.blogspot.pt
    Nova página: facebook.com/blogdadonadasushi

    ResponderEliminar
  12. Sabia do Eusébio, porque amo futebol.

    beijos.

    ResponderEliminar
  13. Hoje já aprendi algo :-)
    Não sabia de alguns.

    ResponderEliminar
  14. Não sabia de alguns destes nomes, boa partilha.
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apenas tinha conhecimento de 3.
      http://retromaggie.blogspot.pt/

      Eliminar
  15. Por acaso não fazia ideia de que muitos dessas pessoas lá estão. Belo post :D

    ResponderEliminar
  16. Não sabia :)
    Obrigada pela informação.
    Bjxxxx linda

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

TAG| 100 perguntas que ninguém pergunta

Sabendo como eu gosto de responder a TAGs a Matilde do blog "O Cantinho da Tily", nomeou-me para este desafio bem simples e divertido. As regras são simples, responder às 100 perguntas, e nomear quem quisermos. Vamos a isso? 1. Você dorme com as portas do seu armário aberta ou fechada? Prefiro fechada por uma questão de organização, mas não me faz diferença. 2. Você leva embora os shampoos e condicionadores dos hotéis? Sim!!! 3. Você dorme com seu edredão dobrado para dentro ou apra fora? Tanto faz! 4. Você já roubou uma placa de rua? não, mas confesso que gostava de ter uma! 5. Você gosta de usar post-it? Adoro! 6. Você corta cupões, mas depois nunca usa? Sim! 7. Você prefere ser atacado por um urso ou um enxame de abelhas? Venha o diabo e escolha! 8. Você tem sardas? Nop. 9. Você sempre sorri para fotos? Quase sempre! 10. Qual é a sua maior neura? Ui se as coisas não levarem o rumo que eu quero fico do pior! 11. Você já contou seus passos enquanto você andava? Sim. 12. Você já fez x…

As férias acabaram... Como é que ficaram os animais abandonados?

Existe uma dura realidade que após as férias de verão fica esquecida. Se no inicio do verão as campanhas de sensibilização são muitas (e mesmo assim não são suficientes), a verdade é que depois dos dias dourados de verão, já ninguém pergunta o que aconteceu ao cão idoso que abandonaram às portas de uma instituição, ou então como está aquele cachorrinho que deixaram na beira da estrada.
A minha pergunta para vocês é: Afinal o abandono está a diminuir?
E infelizmente a resposta é não! No final do verão contactei várias instituições que recolhem animais e as respostas são sempre iguais: Não! Não diminuiu.
Para vos ilustrar esta realidade, pedi a várias instituições dados sobre o abandono de animais durante os meses de verão, porém só a Associação Midas no Porto é que se ofereceu para disponibilizar dados concretos:

2015 - 53 animais acolhidos pela instituição.
2016 - 107 animais acolhidos pela instituição. 
2017 - 71 animais acolhidos pela instituição.

Porém antes de começarem a bater palma…

A menina bonita

Decerto que lhe conhecem a imagem, a menina de nove anos, chama-se Kristina Pimenova, e é já considerada uma das raparigas mais belas dos últimos tempos.
A criança, é modelo para marcas como Armani, Vougue e Dolce & Gabanna, e desde os 3 anos que assina contratos milionários. Kristina Pimenova, nasceu em Moscovo, e está inscrita em agências de modelos desde tenra idade. Quem patrocinou tudo isto?! A sua mãe, Glikeriya Pimenova, também uma ex-modelo, tem levado a filha à ascensão, porém, tem também sido criticada por isso. Além de muita gente a criticar por não permitir que Kristina tenha a vida de uma criança normal, a mãe da mesma é ainda mais criticada por ter permitido que recentemente a filha pousasse maquilhada e vestida de forma pouco própria para a sua idade. Glikeriya Pimenova, gere os contratos milionários da filha, bem como as redes sociais da mesma que já tem mais de 300 mil seguidores. Porém não é o numero de seguidores que vai determinar a infância que muitos dizem p…