sexta-feira, 6 de novembro de 2015

"Estou a trabalhar no meu 4º disco de originais"

Cantor, compositor e músico. Olhando para a biografia de Filipe Santos uma pessoa diria que este rapaz nasceu para a música, e com ela cresce de dia para dia.
Filipe Santos tinha apenas 24 anos feitos em dezembro, quando a 16 de fevereiro de 2003, pisou pela primeira vez os palcos da Operação Triunfo. As expectativas eram muitas e o trompetista do Entroncamento sempre as aceitou como um desafio.
Ontem é só Memória: Qual foi a meta que estipulaste assim que pisaste o palco da OT pela primeira vez?
Filipe Santos:
Reconheço que na primeira gala não tinha qualquer tipo de meta a atingir, à medida que as semanas foram passando e em conversas que surgindo naturalmente com os colegas, a minha meta passou por ser chegar à décima gala. Essa foi uma meta que atingi e consegui superar. Fui para a gala 10 nomeado e sai de lá nomeado.

Dentro da escola, existia um enorme conjunto de coisas que faziam parte de toda a estrutura do programa, para que ele chegasse aos nossos televisores tal como o conhecemos. Tudo isto influenciava a disciplina e rigor aos quais os alunos eram expostos.

Ontem é só Memória: Consideras que sempre foste muito rigoroso contigo mesmo ou achas que em algum momentos "relaxaste"?
Filipe Santos:
Mais do que o inevitável formato televisivo, a OT era uma escola de alto rendimento artístico, com horários, disciplinas, objetivos e conteúdos. Todos estes fatores tinham que ser superados semana após semana, além disso estava inerente o facto de este ser, na altura o maior programa realizado em Portugal.
O stress das galas em direto, nervos, a própria máquina de produção e realização, o facto de estarmos afastados de toda a normalidade e daquilo que era o nosso dia-a-dia, o regime de internato sem noticias do exterior, influenciava o desempenho dos concorrentes.
Nesse sentido, e no meu entender, nunca relaxei pois todos estes pontos que referi fizeram-me aprofundar os estudos, os objetivos propostos, na parte prática, na técnica, etc...
Passados estes 13 anos, tenho a plena consciência de que toda essa enorme informação me influenciou de forma negativa naquele curto espaço de tempo, pois o cantor que era antes da OT ficou completamente apagado. Tornei-me mais cauteloso, sem correr riscos, a minha forma de cantar ficou diferente e isso de certa forma foi um incomodo.
Com o desenrolar do programa e sentido na pele nomeações atrás de nomeações, mesmo após o enorme trabalho que desenvolvia semanalmente na escola, comecei a "relaxar" e aí libertei-me, sendo cada vez mais eu.
Apesar de referir que toda essa informação num curto espaço de tempo me foi prejudicial, no final, e ao longo destes anos, foi uma enorme ferramenta de trabalho.
Diria antes que em vez de me ter "relaxado", me libertei.

A expressão "Espééétacular", chegou à escola pela boca do Filipe Santos, aos poucos e poucos esta foi uma expressão que foi sendo usada e abusada dentro daquela escola.

Ontem é só Memória: Conta-me lá como é que surgiu esta expressão?
Filipe Santos: Existem expressões, formas de estar, quem vem dos lugares, das terras e das gentes, esta expressão particularmente veio do núcleo da minha banda muito antes da Operação Triunfo. Através de mim esta palavras que era de certa forma uma expressão emotiva, foi transportada para os telespetadores e tornou-se como "viral". Apesar de não ser uma expressão que utilize hoje no dia-a-dia, porque surgiram outras, continuo a ouvi-la um pouco por todo o lado  através das pessoas com quem me vou cruzando na rua ou através do publico que acompanha os meus concertos. Sempre que a oiço, desenha-se um sorriso "parvo" e bom no meu rosto.
Ainda hoje me questiono como é que é possível 13 anos após a OT1 esta expressão ter sobrevivido. É incrível de facto, é caso para dizer que é espééétacular!

Ontem é só Memória: Estavas a contar com esta nomeação?
Filipe Santos: A avaliação que fazemos sobre os outros é de certa forma uma avaliação pessoal e dentro dos conceitos e interpretações de cada um. Se a mesma pessoa for avaliada por outros (avaliadores e júris) as perspetivas poderão ser distintas e chegamos à conclusão de que o resultado de uma avaliação é um caminho muito divergente, sinuoso e de diferentes pontos de chegada.
Dentro deste contexto temos um problema, a avaliação é de facto problemática pois o concorrente pode ter uma grande voz, mas não se mexe em palco, logo para os professores de técnica vocal este terá uma boa nota ao contrário da nota que será atribuída a outros pontos, como a postura, imagem, etc...
Os concorrentes eram nomeados por um único ponto de muitos outros a avaliar.

Ontem é só Memória: Como é que lidavas com as nomeações?
Filipe Santos: Pessoalmente sempre me dei bem com as nomeações, primeiro porque na semana seguinte iria trabalhar sozinho com a música que iria apresentar na gala seguinte.
Por outro lado, e não fosse eu o concorrente mais nomeado de todas as edições do programa, consegui que o meu percurso no programa me fizesse chegar à gala final sendo eu um dos 5 finalistas. Desta forma concluo que apesar de todos os obstáculos que encontrei no percurso do programa e de todas as muitas "imperfeições técnicas" que me apontaram, o que mais valia ali era o voto do publico e foi graças a ele que cheguei à final do programa.

Depois das galas e da digressão, uma nova viagem começa.

Já perto do final, a Catarina Furtado perguntou abertamente ao Filipe Santos se ele queria ser famoso, sem hesitação, ele respondeu dizendo apenas que queria ser reconhecido.

Ontem é só Memória: Achas que se pode ser uma coisa sem a outra?
Filipe Santos: Quero acreditar que sim.
É certo que existem caminhos a seguir. Muito se perde no ser-se famoso, pois o que mais vende são as "cenas cor-de-rosa" em vez do trabalho das pessoas, basta abrir uma qualquer revista semanal ou olharmos para as capas das mesmas para verificarmos que os trabalhos de cada um dos que aparecem são sempre colocados em segundo plano.
Como disse, muito se perde em ser-se famoso. Podemos conhecer aquele artista muito famoso mas não conhecemos o trabalho dele nem nunca compramos nada do seu produto.
Acredito que o caminho será sempre mais árduo se não "entrarmos na cena", mas por outro lado o trabalho que é realizado dia após dia, ano após ano, na construção de um qualquer projeto será mais gratificante e que mais cedo ou mais tarde com esses anos de trabalho, de registos, de investimento, um reconhecimento maior acabe por surgir, pois o reconhecimento dos que me seguem já o tenho e esses não posso defraudar mudando de atitude.

Ontem é só Memória: Sentes que tens o reconhecimento que procuravas quando saíste da escola da Operação Triunfo?
Filipe Santos: Sem dúvida. o meu percurso na OT ficou marcado na memória de muitos. O meu nome deixou de ser e a partir desse momento o Filipe Santos foi o nome pelo qual me começaram a tratar.
Nos dias correntes sinto isso através do carinho que me dão na rua diariamente, dos presentes que me enviam ou das inúmeras mensagens que me escrevem. Onde quer que eu vá ou esteja basta existir uma pessoa no meio de uma multidão que me reconheça para o "efeito dominó" acontecer. Como em tudo na vida, ao sair da escola da OT um percurso chegou ao final. O importante é termos a noção disso mesmo, a vida é feita de ciclos e dessa forma um novo iniciou-se no dia seguinte. Não podemos ficar agarrados ao passado. Para voltarmos a alcançar as metas que já foram alcançadas no ciclo anterior  temos de trabalhar, trabalhar, trabalhar... é sempre o começar do zero o início de um novo ciclo.

Ontem é só Memória: Como foi a fama depois do programa?
Filipe Santos: A todos os locais onde ia as pessoas reconheciam-me e foi muito difícil essa absorção para mim. os olhares constantes de pessoas que não conhecia, o falarem, o questionarem, as fotografias, os autógrafos, entrevistas, enfim, faz parte da cena. Muitas dessas coisas ainda se mantêm hoje mas mais dentro daquilo que é o meu projeto atualmente.
Digamos que saboreio de forma diferente essas situações hoje em dia, dou mais valor às pessoas que despendem uns minutos do seu tempo para me virem cumprimentar e trocar duas ou três palavras.

Ontem é só Memória: A vida depois da OT foi aquilo que tinhas imaginado?
Filipe Santos: Não, muito pelo contrário, tudo deu uma volta de 180º. Acabei por tirar o meu curso. Na altura era agenciado por um agência de espetáculos e a partir daí começou o projeto Filipe Santos iniciou-se.

Ontem é só Memória: Qual é a tua próxima meta?
Filipe Santos: Estou a trabalhar no meu 4º disco de originais, no qual tenho objetivos concretos a nível da sua maturidade, sonoridade, textos, etc., para um disco que irá ser o primeiro após 10 anos de projeto.

Acompanhem o percurso do Filipe Santos através da sua página oficial, e fiquem a par das últimas novidades.


Entretanto convido-vos a ler algumas passagens que não constam nesta entrevista, para isso basta um clique e conseguem ver tudo aquilo que aqui não foi dito.


Acompanhem as novidades no Facebook, e no Instagram.

Etiquetas: , ,

Partilha este artigo:

52 Comentários:
Às 1:14 da manhã, novembro 06, 2015 , Blogger PEQUENOS DELITOS RENOVADOS disse...

Uma entrevista muito bem conduzida. Aborda detalhes que só um olhar jornalístico profissional pode captar. Ótima entrevista, mostrando a simpatia de ambos!!!!
Prazer em conhecer tão jovem e talentoso artista!!!

 
Às 8:57 da manhã, novembro 06, 2015 , Blogger Rita C. disse...

Não conhecia, nunca vi a OT xD

 
Às 9:32 da manhã, novembro 06, 2015 , Blogger Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Uma interessante entrevista.
Um bom fim de semana.

 
Às 10:38 da manhã, novembro 06, 2015 , Blogger Catarina disse...

Gostei :)

 
Às 12:36 da tarde, novembro 06, 2015 , Blogger Unknown disse...

Lamento desiludir-te, mas não fazia a miníma ideia de quem era.

 
Às 12:36 da tarde, novembro 06, 2015 , Blogger Beleza de Mulheremãe disse...

13 anos ??como tempo voa, só a Catarina Furtado é que está na mesma,, gostava bastante dele, mas depois perdi-lhe o rastro,,
beijinhos
http://belezademulheremae.blogspot.pt

 
Às 1:40 da tarde, novembro 06, 2015 , Blogger Matilde disse...

Adorei, adorei relembrar o Filipe Santos, era dos meus preferidos :) Entrevista bem estruturada, com respostas bem conseguidas, o Filipe e dos meus :D gosta de conversar :)
Estou a gostar muito destas entrevistas, lindona, continua assim :)

Bjinhoooss

https://matildeferreira.co.uk/

Bjinhos*

 
Às 2:48 da tarde, novembro 06, 2015 , Blogger Look Day disse...

Não conhecia, mais gostei da entrevista e de poder saber um pouco.

beijos.

 
Às 4:13 da tarde, novembro 06, 2015 , Blogger Green disse...

Confesso que nunca ouvi falar, mas gostei de ler a entrevista :)

 
Às 5:57 da tarde, novembro 06, 2015 , Anonymous Seda e Caxemira disse...

Post ótimo!

 
Às 6:17 da tarde, novembro 06, 2015 , Blogger Diana Fonseca disse...

Ainda me lembro dele. Já não sabia nada dele há imenso tempo.

 
Às 6:52 da tarde, novembro 06, 2015 , Blogger Unknown disse...

Ameiiiiii a entrevista.....

 
Às 9:11 da tarde, novembro 06, 2015 , Blogger Os olhares da Gracinha! disse...

Ainda bem que deu a conhecer pois gostei da garra do jovem! Bj

 
Às 10:16 da tarde, novembro 06, 2015 , Blogger Claudia Rodrigues disse...

Não o conhecia :S

 
Às 10:32 da tarde, novembro 06, 2015 , Blogger Unknown disse...

Não conhecia
Beijinhos
Clara Dinis
docinhomorango7.blogspot.com

 
Às 2:41 da manhã, novembro 07, 2015 , Blogger Adriana R. disse...

Gostei imenso da entrevista!
beijinhos
thefancycats.blogspot.com

 
Às 8:40 da manhã, novembro 07, 2015 , Blogger Miguel Gouveia disse...

Muito obrigado, querida :)

sinceramente não o conhecia mas gostei imenso de ler a entrevista :)

NEW FASHION POST | BALMAIN x H&M Wishes
InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

 
Às 9:28 da manhã, novembro 07, 2015 , Blogger IDireito disse...

É sempre bom saber que esse tipo de concurso serve realmente para lançar carreiras!
beijinhos
http://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/

 
Às 10:49 da manhã, novembro 07, 2015 , Blogger Andreia Morais disse...

Não continuei a acompanhar o trabalho do Filipe, mas a verdade é que ele é super talentoso!
Adorei a entrevista, está excelente.

r: Muito obrigada*

 
Às 3:18 da tarde, novembro 07, 2015 , Blogger Ana Freire disse...

Não o conhecia... mas gostei imenso da entrevista!
Bom ver alguém ir atrás dos seus sonhos, e sem desistir!
Bjs! BFS
Ana

 
Às 7:10 da tarde, novembro 07, 2015 , Blogger Ana disse...

Excelente entrevista!
Bjs e bom fim de semana
Ana
http://www.receitasfaceisrapidasesaborosas.pt/

 
Às 8:58 da manhã, novembro 08, 2015 , Blogger Teresa Isabel Silva disse...

Oh!

 
Às 8:59 da manhã, novembro 08, 2015 , Blogger Teresa Isabel Silva disse...

Oh que pena :(

 
Às 9:06 da manhã, novembro 08, 2015 , Blogger Teresa Isabel Silva disse...

De certeza que ias adorar!

 
Às 9:07 da manhã, novembro 08, 2015 , Blogger Teresa Isabel Silva disse...

Ainda bem, fico muito feliz por isso!

 
Às 9:08 da manhã, novembro 08, 2015 , Blogger Teresa Isabel Silva disse...

Pois, se calhar não vias a Operação Triunfo...

 
Às 9:08 da manhã, novembro 08, 2015 , Blogger Teresa Isabel Silva disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
Às 9:09 da manhã, novembro 08, 2015 , Blogger Teresa Isabel Silva disse...

Voa mesmo :)
Agora já sabes onde o encontrar!

 
Às 9:11 da manhã, novembro 08, 2015 , Blogger Teresa Isabel Silva disse...

Obrigada Matilde!

 
Às 9:12 da manhã, novembro 08, 2015 , Blogger Teresa Isabel Silva disse...

é normal, o programa não passava na televisão do Brasil (se não estou enganada)

 
Às 9:13 da manhã, novembro 08, 2015 , Blogger Teresa Isabel Silva disse...

Pois, se calhar eras novinha quando a OT apareceu!

 
Às 9:13 da manhã, novembro 08, 2015 , Blogger Teresa Isabel Silva disse...

Obrigada!

 
Às 9:31 da manhã, novembro 08, 2015 , Blogger Teresa Isabel Silva disse...

Agora já sabes como o encontrar :)

 
Às 9:32 da manhã, novembro 08, 2015 , Blogger Teresa Isabel Silva disse...

provavelmente não vias a Operação Triunfo!

 
Às 9:33 da manhã, novembro 08, 2015 , Blogger Teresa Isabel Silva disse...

Se calhar não vias o programa!

 
Às 9:34 da manhã, novembro 08, 2015 , Blogger Teresa Isabel Silva disse...

Obrigada!

 
Às 9:34 da manhã, novembro 08, 2015 , Blogger Teresa Isabel Silva disse...

Sim, é bastante positivo!

 
Às 9:34 da manhã, novembro 08, 2015 , Blogger Teresa Isabel Silva disse...

Obrigada!

 
Às 9:35 da manhã, novembro 08, 2015 , Blogger Teresa Isabel Silva disse...

É sem dúvida bastante positivo!

 
Às 9:35 da manhã, novembro 08, 2015 , Blogger Teresa Isabel Silva disse...

Obrigada!

 
Às 11:39 da manhã, novembro 08, 2015 , Anonymous Anónimo disse...

Também não conhecia, acho que nunca vi esse programa. A entrevista tá excelente Parabéns .
Feliz domingo querida.
Beijinho

 
Às 5:49 da tarde, novembro 08, 2015 , Blogger Rita C. disse...

Muito obrigado:)

 
Às 6:35 da tarde, novembro 08, 2015 , Blogger Sara Oliván Maceiras disse...

Qué fixe!!!
Ese programa é original de Espanha "Operación Triunfo", lembro que foi o primeiro concerto que eu asisti (depois de esse nao parei) hahaha
Nao conhecia a ele, mas vou ter que ouvir alguma música de ele.

Beijinhos

 
Às 8:28 da tarde, novembro 08, 2015 , Blogger Rita Teixeira disse...

r: Obrigada!

http://imthefifthelement.blogspot.pt/

 
Às 9:52 da tarde, novembro 08, 2015 , Blogger Unknown disse...

Boa entrevista
Beijinhos
Clara Dinis
docinhomorango7.blogspot.com

 
Às 10:00 da tarde, novembro 08, 2015 , Blogger Unknown disse...

Amazing post dear! I invite you to joint a Giveaway on my blog:

theprintedsea.blogspot.de/2015/11/phone-case-giveaway

 
Às 10:14 da tarde, novembro 08, 2015 , Blogger Magda Carvalho disse...

Gostei de ler a entrevista não o conhecia.
http://retromaggie.blogspot.pt/

 
Às 10:53 da tarde, novembro 08, 2015 , Blogger La Joie de Vivre! disse...

adorei o post minha querida, belíssima entrevista :D beijinhos

 
Às 7:27 da manhã, novembro 09, 2015 , Blogger Teresa Isabel Silva disse...

Obrigada!

 
Às 7:27 da manhã, novembro 09, 2015 , Blogger Teresa Isabel Silva disse...

TY

 
Às 9:47 da tarde, novembro 11, 2015 , Blogger Green disse...

Não, nem por isso, faltam dias para eu fazer 27 anos, simplesmente é raro ver televisão.

 
Às 12:25 da tarde, dezembro 27, 2017 , Blogger Carla Rodrigues disse...

Um cantor cheio de talento!! é bom rever :)

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]