Avançar para o conteúdo principal

Como ter um curículo apelativo

Nos últimos tempos, estive responsável pelo recrutamento de pessoal na empresa onde estou a trabalhar, e reparei que muita gente não sabe fazer um currículo, e quando o faz não o torna apelativo para os olhos do recrutador.
A pensar nisso, decidi fazer aqui uma pequena compilação de dicas para ajudar quem está a pensar fazer ou atualizar o seu currículo.
fonte
1. Mostrem o que fazem melhor.
Não se limitem a mostrar a vossas habilitações e a vossa experiência laboral. Aproveitem o currículo para mostrarem aquilo que fazem melhor, algo que deixe o recrutador fascinado, mas não exagerem nem se alonguem. Quatro ou cinco frases para mostrar os vossos êxitos.

2. Algarismos
Por norma os currículos tem muito texto e por isso, tornam-se cansativos de ler, sempre que possível, usem os algarismos em vez de escrever o numero por extenso.

3. Incluam testemunhos
Mostrem mensagens chave que demonstrem as vossas competências. Assim conseguem incluir algo diferente do que os tradicionais parágrafos informativos.

4. Cores e negrito.
Utilizem o negrito para destacar as informações mais importantes de forma a tornar o vosso currículo mais limpo e apelativo à leitura.
No que diz respeito à cores e sombras, lembrem-se que atualmente a maioria dos currículos são enviados por e-mail e lido no computador, o uso de cores ajuda a tornar o currículo mais apelativo.

5. Textos simples e curtos
Ninguém quer perder tempo, por isso não andem ás voltas com as coisas que pretendem dizer. Sejam simples e diretos. Também no currículo, menos é mais!

6. Margens maiores e espaços em branco
Ajudam a criar uma ilusão de limpeza e organização visual.

7. Tópicos em vez de lista corrida.
Além de ser mais fácil de ler, torna-se mais simples quando se tem que assimilar informação.

8. Fontes simples
Optem por tipos de letra simples para tornar a leitura mais simples e menos confusa.


Um currículo apelativo e bem estruturado, dificilmente será lido.

Comentários

  1. Essas dicas são bem uteis e quando eu fiz o curso de administração eles ensinaram dicas bem parecidas, só que você parece que deu alguns extras que podem dar aquela diferenciada!
    Estou conhecendo o blog e amando! Já estou seguindo, e convido você a conhecer meu blog também, pois estamos com metas! Espero que possa dar um help!
    Amei o post, e estou te esperando lá no meu blog ♥
    Beijos,

    batomveermelhoblog.blogspot.com
    @batomdamanda

    ResponderEliminar
  2. Ca no UK quanto mais simples e resumidos melhor, aqui nao querem fotos nem datas de nascimento :) O meu CV so tem 2 paginas e quase 15 anos de experiencia hehe :) mentalidades muito a frente :)
    Bjinhosss
    https://matildeferreira.co.uk

    ResponderEliminar
  3. é uma secaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!! Acho sempre que ninguém lê! Cada vez mais acho que uma pessoa só consegue emprego por cunha =( já enviei taaaaaaaaaantos, mas taaaaaaaaaaaaaaaantos CV! BAAAHHHH!!

    Um beijinho dourado,

    Catarina

    ResponderEliminar
  4. Excelentes dicas e muito importante :)

    Beijinho
    https://diamonds-inthe-sky.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Excelentes dicas! De facto, no meio de tantos currículos temos que fazer com que o nosso sobressaia. E acho que a melhor maneira é mesmo colocarmo-nos no currículo, evidenciando as nossas qualidades

    ResponderEliminar
  6. Gostei das dicas, Teresa! :)

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. Um post super útil!
    Beijinhos! Desejando-te a continuação de uma boa semana...
    Ana

    ResponderEliminar
  8. É verdade, muitas pessoas excedem-se :)
    Beijinho linda, boa quarta :)

    ResponderEliminar
  9. É um assunto muito "delicado" e ao mesmo tempo muito importante. Hoje em dia é já um caso de estudo e de aprendizagem.
    Mas também é verdade que os "recrutadores/empregadores" (alguns) deveriam aprender alguma coisa, mudar a filosofia e mentalidade.
    Um assunto com "pano para mangas" como se costuma dizer na minha terra:)
    Tudo de bom.
    Beijinhos
    :)
    ;)

    ResponderEliminar
  10. Excelentes dicas. Também já vi muitos curriculos confusos. Quanto mais sintéticos e bem organizados melhor impressão causam.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

TAG| 100 perguntas que ninguém pergunta

Sabendo como eu gosto de responder a TAGs a Matilde do blog "O Cantinho da Tily", nomeou-me para este desafio bem simples e divertido. As regras são simples, responder às 100 perguntas, e nomear quem quisermos. Vamos a isso? 1. Você dorme com as portas do seu armário aberta ou fechada? Prefiro fechada por uma questão de organização, mas não me faz diferença. 2. Você leva embora os shampoos e condicionadores dos hotéis? Sim!!! 3. Você dorme com seu edredão dobrado para dentro ou apra fora? Tanto faz! 4. Você já roubou uma placa de rua? não, mas confesso que gostava de ter uma! 5. Você gosta de usar post-it? Adoro! 6. Você corta cupões, mas depois nunca usa? Sim! 7. Você prefere ser atacado por um urso ou um enxame de abelhas? Venha o diabo e escolha! 8. Você tem sardas? Nop. 9. Você sempre sorri para fotos? Quase sempre! 10. Qual é a sua maior neura? Ui se as coisas não levarem o rumo que eu quero fico do pior! 11. Você já contou seus passos enquanto você andava? Sim. 12. Você já fez x…

A menina bonita

Decerto que lhe conhecem a imagem, a menina de nove anos, chama-se Kristina Pimenova, e é já considerada uma das raparigas mais belas dos últimos tempos.
A criança, é modelo para marcas como Armani, Vougue e Dolce & Gabanna, e desde os 3 anos que assina contratos milionários. Kristina Pimenova, nasceu em Moscovo, e está inscrita em agências de modelos desde tenra idade. Quem patrocinou tudo isto?! A sua mãe, Glikeriya Pimenova, também uma ex-modelo, tem levado a filha à ascensão, porém, tem também sido criticada por isso. Além de muita gente a criticar por não permitir que Kristina tenha a vida de uma criança normal, a mãe da mesma é ainda mais criticada por ter permitido que recentemente a filha pousasse maquilhada e vestida de forma pouco própria para a sua idade. Glikeriya Pimenova, gere os contratos milionários da filha, bem como as redes sociais da mesma que já tem mais de 300 mil seguidores. Porém não é o numero de seguidores que vai determinar a infância que muitos dizem p…

As férias acabaram... Como é que ficaram os animais abandonados?

Existe uma dura realidade que após as férias de verão fica esquecida. Se no inicio do verão as campanhas de sensibilização são muitas (e mesmo assim não são suficientes), a verdade é que depois dos dias dourados de verão, já ninguém pergunta o que aconteceu ao cão idoso que abandonaram às portas de uma instituição, ou então como está aquele cachorrinho que deixaram na beira da estrada.
A minha pergunta para vocês é: Afinal o abandono está a diminuir?
E infelizmente a resposta é não! No final do verão contactei várias instituições que recolhem animais e as respostas são sempre iguais: Não! Não diminuiu.
Para vos ilustrar esta realidade, pedi a várias instituições dados sobre o abandono de animais durante os meses de verão, porém só a Associação Midas no Porto é que se ofereceu para disponibilizar dados concretos:

2015 - 53 animais acolhidos pela instituição.
2016 - 107 animais acolhidos pela instituição. 
2017 - 71 animais acolhidos pela instituição.

Porém antes de começarem a bater palma…