terça-feira, 11 de julho de 2017

Como ter um curículo apelativo

Nos últimos tempos, estive responsável pelo recrutamento de pessoal na empresa onde estou a trabalhar, e reparei que muita gente não sabe fazer um currículo, e quando o faz não o torna apelativo para os olhos do recrutador.
A pensar nisso, decidi fazer aqui uma pequena compilação de dicas para ajudar quem está a pensar fazer ou atualizar o seu currículo.
fonte
1. Mostrem o que fazem melhor.
Não se limitem a mostrar a vossas habilitações e a vossa experiência laboral. Aproveitem o currículo para mostrarem aquilo que fazem melhor, algo que deixe o recrutador fascinado, mas não exagerem nem se alonguem. Quatro ou cinco frases para mostrar os vossos êxitos.

2. Algarismos
Por norma os currículos tem muito texto e por isso, tornam-se cansativos de ler, sempre que possível, usem os algarismos em vez de escrever o numero por extenso.

3. Incluam testemunhos
Mostrem mensagens chave que demonstrem as vossas competências. Assim conseguem incluir algo diferente do que os tradicionais parágrafos informativos.

4. Cores e negrito.
Utilizem o negrito para destacar as informações mais importantes de forma a tornar o vosso currículo mais limpo e apelativo à leitura.
No que diz respeito à cores e sombras, lembrem-se que atualmente a maioria dos currículos são enviados por e-mail e lido no computador, o uso de cores ajuda a tornar o currículo mais apelativo.

5. Textos simples e curtos
Ninguém quer perder tempo, por isso não andem ás voltas com as coisas que pretendem dizer. Sejam simples e diretos. Também no currículo, menos é mais!

6. Margens maiores e espaços em branco
Ajudam a criar uma ilusão de limpeza e organização visual.

7. Tópicos em vez de lista corrida.
Além de ser mais fácil de ler, torna-se mais simples quando se tem que assimilar informação.

8. Fontes simples
Optem por tipos de letra simples para tornar a leitura mais simples e menos confusa.


Um currículo apelativo e bem estruturado, dificilmente será lido.

24 comentários:

  1. Essas dicas são bem uteis e quando eu fiz o curso de administração eles ensinaram dicas bem parecidas, só que você parece que deu alguns extras que podem dar aquela diferenciada!
    Estou conhecendo o blog e amando! Já estou seguindo, e convido você a conhecer meu blog também, pois estamos com metas! Espero que possa dar um help!
    Amei o post, e estou te esperando lá no meu blog ♥
    Beijos,

    batomveermelhoblog.blogspot.com
    @batomdamanda

    ResponderEliminar
  2. Ca no UK quanto mais simples e resumidos melhor, aqui nao querem fotos nem datas de nascimento :) O meu CV so tem 2 paginas e quase 15 anos de experiencia hehe :) mentalidades muito a frente :)
    Bjinhosss
    https://matildeferreira.co.uk

    ResponderEliminar
  3. é uma secaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!! Acho sempre que ninguém lê! Cada vez mais acho que uma pessoa só consegue emprego por cunha =( já enviei taaaaaaaaaantos, mas taaaaaaaaaaaaaaaantos CV! BAAAHHHH!!

    Um beijinho dourado,

    Catarina

    ResponderEliminar
  4. Excelentes dicas e muito importante :)

    Beijinho
    https://diamonds-inthe-sky.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Excelentes dicas! De facto, no meio de tantos currículos temos que fazer com que o nosso sobressaia. E acho que a melhor maneira é mesmo colocarmo-nos no currículo, evidenciando as nossas qualidades

    ResponderEliminar
  6. Gostei das dicas, Teresa! :)

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. Um post super útil!
    Beijinhos! Desejando-te a continuação de uma boa semana...
    Ana

    ResponderEliminar
  8. É verdade, muitas pessoas excedem-se :)
    Beijinho linda, boa quarta :)

    ResponderEliminar
  9. É um assunto muito "delicado" e ao mesmo tempo muito importante. Hoje em dia é já um caso de estudo e de aprendizagem.
    Mas também é verdade que os "recrutadores/empregadores" (alguns) deveriam aprender alguma coisa, mudar a filosofia e mentalidade.
    Um assunto com "pano para mangas" como se costuma dizer na minha terra:)
    Tudo de bom.
    Beijinhos
    :)
    ;)

    ResponderEliminar
  10. Excelentes dicas. Também já vi muitos curriculos confusos. Quanto mais sintéticos e bem organizados melhor impressão causam.

    ResponderEliminar