Avançar para o conteúdo principal

Rafeiro com R grande

O dia do rafeiro celebrou-se ontem, e como algumas pessoas sabem, eu sou totalmente contra a compra, venda e criação de animais de raça, pelo que acho que esta data é de facto importante para realçar a igualdade entre os animais.
fonte
Ser rafeiro é ser único, mas em muitos casos ser rafeiro é sinónimo de "não prestar" ou não ter as qualidades necessárias. Pergunto-me se esses motivos são suficientes para não amar um animal e amar outro. A sociedade vive de rótulos e de repente o "rafeiro" é pejorativo. Todos os meus cães foram rafeiros, o Fredy era rafeiro e a Becas é rafeira, mas não é por isso que eles são menores. Aliás o Fredy foi o cão mais inteligente que conheci, logo ser rafeiro não é sinónimo de menos inteligência e beleza, pelo que ele se comportava como um verdadeiro cão com o dito pedigree.
Se não é a raça que os torna mais bonitos, inteligentes ou com postura, então porque é que lhes colocam esse rótulo? Sou apologista que os donos "fazem" os animas, por isso, "rafeiro" não deveria ser o rótulo do animal mas sim do dono que não sabe amar, criar ou cuidar.

Estou um pouco atrasada, mas feliz dia a todos os rafeiros espalhados pelo mundo fora.

Comentários

  1. Adoro caes. Todos. Nao importa se sao rafeiros ou puros ou whatever. Adoro simplesmente! Nunca compraria um cao sabendo que ha tantos abandonados :/

    Beijinho
    The-not-so-girlygirl.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Eu tenho um cão e duas cadelas, o cão é um caniche, uma das cadelas é labradora e a outra é rafeira, são tratados todos de igual forma independentemente de raças ou autenticações, pois no fundo todos são cães e todos merecem ser bem tratados, como os meus são :)

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito deste teu post. Concordo com tudo o que escreveste. Eu já tive muitos rafeiros (nem gosto desse nome aliás para mim são cães todos com raça ou sem) e já tive cães de raça (que tirei do canil ) e posso assegurar que numa grande parte dos casos os cães "sem raça" além de mais resistentes são super mas super gratos. Não sei explicar ....mas de facto isso passou-se comigo e não tive assim tão poucos.
    Adoro os meus meninos e os chamados "feios" (para mim são todos bonitos á sua maneira) são os que mais me conquistam!!! Infelizmente ainda há muita gente que quer ter em casa um modelo para exibir e não e a apenas um verdadeiro amigo...e eles sabem-no ser tão mas tão bem!!!
    Beijinho grande
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Os rafeiros também merecem respeito e todo o amor que lhes consigamos dar!

    Bom fim de semana*

    ResponderEliminar
  5. Rafeiro, vira-latas, cruzado, de raça ou não... gosto de todos!
    Não gosto é dos "donos" que abandonam os seus animais, porque deixaram de ser pequenos e engraçados, porque envelheceram, adoeceram ou simplesmente não os podem sustentar ou levar para férias.
    Vivam todos os 'canitos'!
    Tudo de bom.
    :)
    ;)

    ResponderEliminar
  6. Confesso que para mim são um amor e não vivo sem eles dependendo da raça
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  7. Todos os cãezinhos são lindos da sua maneira!! Tenho uma cadela de raça que foi apanhada da rua num estado muito mau que teve bebezinhos rafeiros tão lindos e queridos como ela :3
    Passa pelo meu blog e diz-me o que achas do novo post :D
    Beijinhos,

    A Maiazita

    ResponderEliminar
  8. Sou completamente contra a venda de animais, sejam quais forem.
    Rafeiro não é de todo o nome que se devia usar, mãe também nunca ouvi outro.
    Bjxxxxx Teresa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ate que enfim encontro alguem da minha opiniao, estou ctg querida Mena, por mim devia ser proibida a venda de animais...
      Bjinhosss e obrigada por me entenderes*

      Eliminar
    2. Eu também sou totalmente contra, não só por existirem muitos animais abandonados, mas também pela maneira como muitas das cadelas de raça são tratadas para procriar!

      Eliminar
  9. Amei sua iniciativa, estou seguindo seu blog, se puder retribuir, agradeço.

    Blog Diamante Turquesa
    Instagram

    ResponderEliminar
  10. Excelente post! Excelente tema!
    Ate agora todos os animais que tive era rafeiros, sim tambem incluo os gatos nesta "raca", como disse acima a Mena sou totalmente contra a venda de animais, por mim deviam ser banidos, existem tantos a precisar de um lar. A minha gatinha que esta em PT ao cuidado dos meus manos, foi encontrada num contentor do lixo juntamente com outros gatinhos, ela ainda hoje com 8 aninhos vive traumatizada e foge para se esconder num cantinho seguro... e caso para dizer que quanto mais conheco certos humanos mais gosto de animais :)
    A tua Becas e linda e o teu Fredy sera para sempre lembrado*
    Ah a ultima cadela dos meus pais era rafeira, mas era linda e super inteligente... o unico mal era dela era sentir a maldade do meu padrinho que num dia de bebedeira a envenenou e levou-a de nossa casa para parte incerta :'( Nunca o conseguimos perdoar :'(
    Bjinhosss e bom fim de semana*
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também nunca perdoaria se alguém fizesse algo à Becas

      Eliminar
  11. Totalmente de acordo!
    Sempre tive rafeiros, tenho um agora e digo te que é bastante esperto!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Adorei este post!E vou aproveitar para pedir que não comprem animais de raça.Não pelos animais mas pelo comércio.Vocês não
    imaginam pelo que passa uma cadela matriz é de cortar o coração!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sei que leste o artigo que fiz sobre isso e provavelmente muitos outros... Saber a verdade sobre a criação de cadelas para procriação é terrível, mas toda a gente devia saber antes de ir a uma loja e comprar um animal.

      Eliminar
  13. Os rafeiros são animais como os outros, que devem ser bem tratados..

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  14. Eles são excelentes, sem dúvida :) adoro animais, principalmente cães


    Beijinho,
    Daniela Silva
    ❀ Diamonds In The Sky
    * No mês de Dezembro, posts todos os dias | Boas festas!

    ResponderEliminar
  15. Concordo totalmente, não sei porque rafeiro tendo uma má conotação o usam para chamar aos cães que não são de raça. Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu até entendo o nome pois refere-se a um cão sem raça definida, o que eu não entendo é a conotação negativa que tem.

      Eliminar
  16. Gostei muito deste post, Teresa! :)
    beijinhos

    amarcadamarta.blogspot.com

    ResponderEliminar
  17. São óptimos companheiros :D
    Beijinho*
    http://adiaryb.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  18. Também sou contra o comércio horroroso de animais! E também só tive e tenho rafeirinhos lindos :)

    ResponderEliminar
  19. Uma coisa é certa... cães de raça apurada... tem vindo a desenvolver imensos problemas de saúde... vi um documentário há tempos num dos canais por cabo... que nos mostrou como certas raças hoje em dia, sofreram mutações acentuadas, no último século e meio... cujos responsáveis... serão os criadores de raças apuradas...
    Adorei o post!
    Bjs
    Ana

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

TAG| 100 perguntas que ninguém pergunta

Sabendo como eu gosto de responder a TAGs a Matilde do blog "O Cantinho da Tily", nomeou-me para este desafio bem simples e divertido. As regras são simples, responder às 100 perguntas, e nomear quem quisermos. Vamos a isso? 1. Você dorme com as portas do seu armário aberta ou fechada? Prefiro fechada por uma questão de organização, mas não me faz diferença. 2. Você leva embora os shampoos e condicionadores dos hotéis? Sim!!! 3. Você dorme com seu edredão dobrado para dentro ou apra fora? Tanto faz! 4. Você já roubou uma placa de rua? não, mas confesso que gostava de ter uma! 5. Você gosta de usar post-it? Adoro! 6. Você corta cupões, mas depois nunca usa? Sim! 7. Você prefere ser atacado por um urso ou um enxame de abelhas? Venha o diabo e escolha! 8. Você tem sardas? Nop. 9. Você sempre sorri para fotos? Quase sempre! 10. Qual é a sua maior neura? Ui se as coisas não levarem o rumo que eu quero fico do pior! 11. Você já contou seus passos enquanto você andava? Sim. 12. Você já fez x…

A menina bonita

Decerto que lhe conhecem a imagem, a menina de nove anos, chama-se Kristina Pimenova, e é já considerada uma das raparigas mais belas dos últimos tempos.
A criança, é modelo para marcas como Armani, Vougue e Dolce & Gabanna, e desde os 3 anos que assina contratos milionários. Kristina Pimenova, nasceu em Moscovo, e está inscrita em agências de modelos desde tenra idade. Quem patrocinou tudo isto?! A sua mãe, Glikeriya Pimenova, também uma ex-modelo, tem levado a filha à ascensão, porém, tem também sido criticada por isso. Além de muita gente a criticar por não permitir que Kristina tenha a vida de uma criança normal, a mãe da mesma é ainda mais criticada por ter permitido que recentemente a filha pousasse maquilhada e vestida de forma pouco própria para a sua idade. Glikeriya Pimenova, gere os contratos milionários da filha, bem como as redes sociais da mesma que já tem mais de 300 mil seguidores. Porém não é o numero de seguidores que vai determinar a infância que muitos dizem p…

As férias acabaram... Como é que ficaram os animais abandonados?

Existe uma dura realidade que após as férias de verão fica esquecida. Se no inicio do verão as campanhas de sensibilização são muitas (e mesmo assim não são suficientes), a verdade é que depois dos dias dourados de verão, já ninguém pergunta o que aconteceu ao cão idoso que abandonaram às portas de uma instituição, ou então como está aquele cachorrinho que deixaram na beira da estrada.
A minha pergunta para vocês é: Afinal o abandono está a diminuir?
E infelizmente a resposta é não! No final do verão contactei várias instituições que recolhem animais e as respostas são sempre iguais: Não! Não diminuiu.
Para vos ilustrar esta realidade, pedi a várias instituições dados sobre o abandono de animais durante os meses de verão, porém só a Associação Midas no Porto é que se ofereceu para disponibilizar dados concretos:

2015 - 53 animais acolhidos pela instituição.
2016 - 107 animais acolhidos pela instituição. 
2017 - 71 animais acolhidos pela instituição.

Porém antes de começarem a bater palma…