Avançar para o conteúdo principal

A esterilização voluntária é permitida em Portugal

Depois deste post, percebi que surgiram algumas dúvidas. Por isso permitam-me que retifique:
fonte
Legalmente não é proibido fazer a laqueação de trompas! Contudo a situação que eu referia era o facto de a maioria dos médicos ser contra a laqueação das trompas e não referir esta lei.
Tal como aborto existem muitos pontos de vista relativamente a este assunto e a maioria dos médicos mostra-se contra o procedimento por motivos morais, apontado uma possível mudança de ideias como a justificação para não o fazerem.
Por isso entre outras coisas devo salientar que para uma mulher fazer a laqueação das trompas em Portugal, é entre outras coisas necessário ter mais de 25 anos de idade, mediante declaração escrita devidamente assinada, contendo a inequívoca manifestação de vontade de que desejam submeter-se à necessária intervenção e a menção de que foram informados sobre as consequências da mesma, bem como a identidade e a assinatura do médico solicitado a intervir." (Lei n.º 3/84 de 24 de março).

Contudo relembro que o foco do post inicial era sobre a liberdade de decidir o que uma mulher faz com o corpo, sem pressões médicas ou sociais, mas sobre isso é melhor falar noutro post.

Comentários

  1. Não sabia que era legal.
    Bjxxxx Teresa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas é, infelizmente nem sempre as pessoas são informadas como deve ser!

      Eliminar
  2. Não sabia disso
    mas obrigada pela partilha
    Beijinhos
    Giveaway Portugal & Ilhas
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  3. Ótimo post!

    Beijos
    Lua Mariano
    www.meumundodalua.com
    (se inscreva no blog, te esperamos por lá)

    ResponderEliminar
  4. Eu fiz laqueadura de trompas aqui no Brasil - Natal RN
    Tive que passar por piscicólogo, médico e só fui aceita por já ter um filho e estar tendo o meu segundo quando fiz a laquieadura de trompas. Aqui, além de ser maior de 25, precisa já ter filhos e passar por uma bateria de exames médicos e psiquiátricos. Os médicos liberando, pode ser feito.
    Mas...mesmo sabendo, racionalmente que era melhor assim, por que financeiramente não era possível ter mais um. Após a cirurgia, tive depressão pos parto e culpei minha menina por muitas coisas. Mas com o tempo percebi que tinha mesmo era que dar só amor por esse serzinho que já me amava tanto.
    Ainda me pego alizando minha barriga e sabendo que nunca mais sentirei a vida crescendo e se manifestando em mim. Isso é o que dói.

    Amei a postagem.

    http://renatacaline.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, acredito que sim, felizmente as pessoas reagem de maneira diferente!

      Eliminar
  5. Excelente post! Parabéns, Teresa! :)
    beijinhos

    amarcadamarta.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Ótima provocação.... o problema é que, conheço casos assim, vem o arrependimento!!!!!
    Beijos mocinha talentosa!!!

    ResponderEliminar
  7. Um ótimo esclarecimento, sim! =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Confesso que não sabia que era proibido anteriormente. Sempre achei algo tão natural que nunca ponderei se seria legal ou não. Todas as mulheres devem ter a possibilidade de quererem ser mães ou não.
    Beijinhos ...
    Blog: Guloso qb

    ResponderEliminar
  9. Olá linda... óptimo post...
    Já tinha lido o outro... e agora leio este... gosto muito das tuas matérias... É muito bom estas informações...Obrigado por partilhares conosco
    Beijinhos grandes

    Ana Negrão Makeup

    ResponderEliminar
  10. Aqui no Brasil pode ate se a mulher não que ter filho,
    obrigado pela visita.
    Blog: https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Canal: https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderEliminar
  11. Pois, pois la esta... pode ser legal mas neste caso tenho de concordar com os medicos, pois eles e que sao os especialialistas em saude, apesar do corpo ser nosso e nos e que sabemos o que sentimos, e nesse aspecto sei bem do que falo pois sofro duma doenca cronica... dou-te so exemplo duma amiga minha britanica que por motivos de saude teve de fazer laqueacao de trompas e depois teve de fazer FIV para ter o filho... realmente ja nao sei o que pensar sobre este assunto!
    Bjinhosss e continuacao de boa semana*
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais uma vez eu reforço que entendo o ponto de vista dos médicos, apenas não acho correcto que nos imponham uma coisa que algumas mulheres não querem!

      Eliminar
  12. I am your #507 follower!
    Love your blog
    xoxo

    www.bekleveer.com

    ResponderEliminar
  13. Esta é uma área sobre a qual desconheço tudo! Sempre a aprender! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  14. Sabia que punham grandes entraves à laqueação das trompas, quando a mulher é nova e não tem filhos. Apenas conheço quem a fez depois de já ter 3 filhos e quase 40 anos.
    Sou de opinião que a mulher é quem decide se quer ou não ter filhos.

    beijinhos.

    ResponderEliminar
  15. Muito bacana a postagem. Acredito que se é o que a pessoa quer, tem o direito de decidir, acredito que isso aqui no Brasil é bem diferente, infelizmente.

    Uma ótima semana. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  16. Cada um sabe de si e ninguém tem nada que apontar o dedo a ninguém, pois pessoas perfeitas, não existem. Acho muito bem que haja este tipo de opções e que todas as pessoas estejam devidamente informadas sobre.

    ResponderEliminar
  17. Esclarecedora sua postagem, nós devemos ter direito a escolher se queremos ter ou não filhos...
    Abraços carinhosos
    Maria Teresa

    ResponderEliminar
  18. Pensei nisso depois de ter o 2 filho, mas depois mudei de ideias e não fiz:)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

TAG| 100 perguntas que ninguém pergunta

Sabendo como eu gosto de responder a TAGs a Matilde do blog "O Cantinho da Tily", nomeou-me para este desafio bem simples e divertido. As regras são simples, responder às 100 perguntas, e nomear quem quisermos. Vamos a isso? 1. Você dorme com as portas do seu armário aberta ou fechada? Prefiro fechada por uma questão de organização, mas não me faz diferença. 2. Você leva embora os shampoos e condicionadores dos hotéis? Sim!!! 3. Você dorme com seu edredão dobrado para dentro ou apra fora? Tanto faz! 4. Você já roubou uma placa de rua? não, mas confesso que gostava de ter uma! 5. Você gosta de usar post-it? Adoro! 6. Você corta cupões, mas depois nunca usa? Sim! 7. Você prefere ser atacado por um urso ou um enxame de abelhas? Venha o diabo e escolha! 8. Você tem sardas? Nop. 9. Você sempre sorri para fotos? Quase sempre! 10. Qual é a sua maior neura? Ui se as coisas não levarem o rumo que eu quero fico do pior! 11. Você já contou seus passos enquanto você andava? Sim. 12. Você já fez x…

Giveaway | Cabelos ao vento

Depois do sucesso dos últimos sorteios, achei mesmo que os meus leitores e seguidores mereciam mais e por isso e como revendedora Oriflame decidi sortear uma escova de cabelo ideal para escovar e dar brilho.

Prémio:


Escova de cabelo multi-funções da oriflame. ideal para escovar e dar brilho.

Informações Importantes:

Inicio: 12 de março de 2017
Fim: 08 de abril de 2017

Envios feitos apenas para Portugal continental.
Só podem participar pessoas maiores de 18 anos. Se forem menores peçam a um adulto que autorize a vossa participação.
Para participar é imperativo preencher o seguinte formulário.

Regras:

O sorteio vai ser feito apenas através de um sistema de pontos, cada requisito vai valer um determinado numero de pontos e depois cada ponto vai corresponder a um numero. O vencedor será calculado através do sorteador online.

Preencher o formulário de participação. (obrigatório)
Comentar este post a dizer que vão participar. (obrigatório)Ser seguidor do blog. (3 pontos)Seguir o blogno facebook. (3 …

Giveaway | Dourado é a melhor cor

O blog e a sbnails voltaram a firmar uma parceria e desta vez, foi para mimar os meus leitores. Agora que o verão está no auge, todos nós procuramos ter uma pele dourada e fresca, por isso este sorteio dá-vos a oportunidade de ganharem um Óleo Bronzeador Urucun Rosa Mosqueta:

Prémio:
O óleo de Rosa Mosqueta ajuda a acelerar a pigmentação da pele de forma natural. Proporciona à pele um bronzeado intenso, duradouro e com tom dourado.
Perfume Tropical floral com aroma da rosa mosqueta. Este é mais um dos produtos da linha body Screts, enriquecido com minerais que protegem a sua pele do ressecamento e deixando-as mais hidratadas.
Sua fórmula contém agentes hidratantes, óleo de grainha de uva, óleo de soja, pró vitamina A, vitamina E, extrato de cenoura e extrato de Guaraná.

Informações Importantes:

Inicio: 14 de julho de 2017
Fim: 18 de agosto de 2017

Envios feitos apenas para Portugal continental.
Só podem participar pessoas maiores de 18 anos. Se forem menores peçam a um adulto que autorize a…