domingo, 5 de junho de 2016

Vamos parar e falar de... Menus saudáveis

Depois de termos falado em restrição alimentar, achei que seria interessante partilhar com vocês uma sugestão de um cardápio saudável e com cerca de 1800 calorias diárias, ideal para quem pratica exercício físico, ou então tem uma vida muito agitada!
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Segunda-Feira:

Pequeno-Almoço: 1 banana, 1 iogurte natural, 1 colher de sopa de mel e 1 colher de sopa de granola.
Lanche da Manhã: 1 copo de água de coco
Almoço: Salada de alface e cenoura com mostarda e um filete de peixe assado com tomate, cebola e pimentões com duas colheres de sopa de batata sauté.
Lanche da Tarde: 1 fatia de pão integral com paté de atum
Jantar: 1 prato pequeno de folhas verdes, cenoura e beterraba. 1 sobrecoxa de frango assada com ervas, e duas colheres de abóbora grelhada.
Ceia: 1 fruta com casca

Terça-Feira:

Pequeno-Almoço: 1 fatia de pão integral light, 1 fatia de queijo branco light, 1/2 mamão papaia, e 1 chávena de chá verde com abacaxi.
Lanche da Manhã: 4 damascos secos
Almoço: 1 prato pequeno de salada de alface, manga, palmito, tomate seco e mostarda, 1 bifinho, 2 colheres de sopa de arroz, 1 colher de feijão preto, 2 colheres de sopa de couve refogada
Lanche da Tarde: 1 copo de iogurte, 2 colheres de sopa de granola
Jantar: 1 prato pequeno de salada de alface-roxa, palmito em pedaços e um fio de azeite, 1 fatia de carne vermelha ou branca assada, 2 colheres de brócolos com um toque de requeijão light
Ceia: 1 chávenade chá de erva cidreira, 1 fatia de abacaxi

Quarta-Feira:

Pequeno-Almoço: 1 chávena de cereais em flocos sem açúcar integral, 1 iogurte natural com adoçante, 1 goiaba.
Lanche da Manhã: 1 copo de sumo de melancia
Almoço: 1 prato pequeno de salada de soja com legumes, 1 filete de peito de frango ao forno coberto com molho de tomate e manjericão, 2 colheres de puré de mandioca
Lanche da Tarde: 1 copo de iogurte, 2 colheres de sopa de granola
Jantar: 1 prato pequeno de alface-americana com lascas de maçã, cenoura e molho de mostarda, 2 colheres de atum em lata light refogado com cenoura, ervilha e milho, 2 unidades de torrada integral
Ceia: 1 iogurte light
Quinta-Feira:

Pequeno-Almoço: 1 fatia de pão integral light, 1 fatia de queijo branco light, 1/2 mamão papaia, e 1 chávena de chá verde com abacaxi.
Lanche da Manhã: 4 damascos secos
Almoço: 1 prato pequeno de salada de alface, manga, palmito, tomate seco e mostarda, 1 bifinho, 2 colheres de sopa de arroz, 1 colher de feijão preto, 2 colheres de sopa de couve refogada
Lanche da Tarde: 1 copo de iogurte, 2 colheres de sopa de granola
Jantar: 1 prato pequeno de salada de alface-roxa, palmito em pedaços e um fio de azeite, 1 fatia de carne vermelha ou branca assada, 2 colheres de brócolos com um toque de requeijão light
Ceia: 1 chávenade chá de erva cidreira, 1 fatia de abacaxi

Sexta-Feira:

Pequeno-Almoço: 1 fatia de pão integral light, 1 fatia de queijo branco light, 1/2 mamão papaia, e 1 chávena de chá verde com abacaxi.
Lanche da Manhã: 4 damascos secos
Almoço: 1 prato pequeno de salada de alface, manga, palmito, tomate seco e mostarda, 1 bifinho, 2 colheres de sopa de arroz, 1 colher de feijão preto, 2 colheres de sopa de couve refogada
Lanche da Tarde: 1 copo de iogurte, 2 colheres de sopa de granola
Jantar: 1 prato pequeno de salada de alface-roxa, palmito em pedaços e um fio de azeite, 1 fatia de carne vermelha ou branca assada, 2 colheres de brócolos com um toque de requeijão light
Ceia: 1 chávenade chá de erva cidreira, 1 fatia de abacaxi

Sábado:

Pequeno-Almoço: 1 chávena de cereais em flocos sem açúcar integral, 1 iogurte natural com adoçante, 1 goiaba.
Lanche da Manhã: 1 copo de sumo de melancia
Almoço: 1 prato pequeno de salada de soja com legumes, 1 filete de peito de frango ao forno coberto com molho de tomate e manjericão, 2 colheres de puré de mandioca
Lanche da Tarde: 1 copo de iogurte, 2 colheres de sopa de granola
Jantar: 1 prato pequeno de alface-americana com lascas de maçã, cenoura e molho de mostarda, 2 colheres de atum em lata light refogado com cenoura, ervilha e milho, 2 unidades de torrada integral
Ceia: 1 iogurte light
Domingo:

Comer qualquer coisa dentro deste regime alimentar



Este texto é baseado na minha experiência pessoal e conhecimentos auto adquiridos. Para melhores resultados recomendo que visitem um médico ou um nutricionista.

27 comentários:

  1. Gostei bastante das dicas e das sugestões
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia
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    Tem post novo

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  2. óptimas sugestões!
    beijinhos
    https://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/

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  3. Parece me bem, essa dieta:)
    Bom domingo Teresa.
    Bjxxx

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    1. Confesso que nunca a experimentei, mas parece ser mesmo boa!

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  4. Uma ementa muito fácil de seguir e deliciosa na mesma :)
    Beijinhos ...
    Guloso qb

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  5. Boas sugestões!
    http://annahandtheblog.blogspot.pt/

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  6. Gostei imenso das sugestões, é sempre muito útil! Beijinhos :)

    NINETEEN MOONS

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  7. Como gostava de conseguir seguir estas óptimas sugestões
    Beijinhos
    Clara Dinis
    docinhomorango7.blogspot.com

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  8. Muito obrigada pela visita volta sempre adorei
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia
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    Tem post novo

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  9. Gostei muito das tuas propostas e sugestoes :) Eu estou a fazer o mesmo, pratos cheios de legumes as refeicoes principais, variar os pequenos almocos entre papas de aveia e ovos mexidos tudo para vencer a diabetes gestacional e ate ver estou no bom caminho hehe :)
    Bjinhosss
    https://matildeferreira.co.uk/

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  10. Óptimas sugestões, Teresa!
    Só me pareceu que faltou incluir sopas...
    À noite, pelo menos para mim, são sempre imprescindíveis... com algo bem levezinho...
    Beijinhos
    Ana

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  11. Tens aí uns menus bem interessantes ;).
    É verdade, já te sigo em todas as redes menos no twitter porque não tenho :).
    Beijinhos.

    misscokette.blogspot.pt

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  12. Era tão bom eu conseguir seguir isto! Vontade não me falta até porque não é nenhum sacrificio falta é tempo para cumprir ehehe.
    Beijinho
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

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  13. Amei as sugestões!
    Bjs,
    Carol
    carolnagliati.blogspot.com

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