quinta-feira, 10 de março de 2016

Quero ser blogger| Será errado trocar seguidores?

A questão é delicada e a verdade é que vários bloggers apontam o dedo a esta prática.
Pessoalmente sou a favor que isso seja feito por um conjunto de pequenas coisas que beneficiam ambas as partes.
Já me aconteceu mais do que uma vez visitar todos os dias blogs de que gosto e por algum motivo esquecer-me de o seguir. Depois nunca mais me lembro se o fiz ou não, e como parece tão óbvio que já o tenha feito nem confirmo.
Concordo, mas acontece-me com frequência ter leitores que voltam sempre que existe uma nova postagem, mas que por algum motivo não me estão a seguir. Se voltam várias vezes suponho que gostem do conteúdo, mas e porque é que não seguem?
Acredito que tal como eu podem achar óbvio que já sigam mas acabem por se esquecer de o fazer...
Ao fim de vários comentados comentários, existem bloggers que já são amigos e que começamos a conhecer melhor a cada post que escrevem. Sabem aquele blogger que nós sabemos que vai ler e comentar? Esse mesmo. E essas amizades não surgem de um dia para os outros e só acontecem porque alguém sugeriu que se trocassem informações. Quando sigo o blog posso abrir apenas a janela do browser e clicar na janelinha do "Seguir Blog", eu tenho o dever de conhecer esse blog, comentar e tentar criar laços para acompanhar o trabalho daquele blogger em especifico.
Os seguidores não devem ser vistos como números. Lembrem-se que ali estão pessoas que em algum momento virão ou vão ver o vosso trabalho, e se gostarem vão divulgar.

E vocês, qual é a vossa opinião sobre este assunto?

60 comentários:

  1. É complicado, eu não costumo trocar seguidores, mas eu acredito em conhecer o trabalho de outras blogueiras, então se alguém entra no meu blog e comenta, eu vou visitar e se eu gostar vou continuar visitando e comentando, agora entrar só por ser um numero dai eu acho complicado.

    Beijos.

    ResponderEliminar
  2. O meu problema por vezes é mesmo a falta de tempo.
    Um abraço e continuação de uma boa semana.

    ResponderEliminar
  3. Postagem maravilhosa eu acho cada trabalho é diferente
    do seu eu não troco seguidores, mais sigo todo os blog,
    facebook, instagram e etc, mais neste universo a uma
    discriminação uma com as outras por que você tem
    mais seguidor do que os outro eu não gosto deste palavriado
    e perguntas por que, outra coisa mim siga que te sigo eu acho
    chato, eu sigo os blog por que eu acho que todos nós estamos
    trabalhando e todos precisa um lugar ao sol é isso.
    Canal: https://www.youtube.com/watch?v=apP6eHn5PlI
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  4. Normalmente apenas sigo os blogs com os quais me ideintifico, com os quais troco mais comentários. Por exemplo, o teu já é uma visita diária, sigo-te no facebook, mas é rara a vez em que te consulto por lá.. Tenho-te auqi na minha barra de favoritos e é mais simples! =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Eu pessoalmente acho que não tem mal nenhum. Todos queremos crescer. Acho que haver interacção é super interessante e uma vez k sou novata no mundo dos blogs espero que isso venha acontecer comigo. Gostei do teu post, super interessante ;) se puderes segue o meu, o teu estômago vai agradecer ;) arosacozinha.wordpress.com

    ResponderEliminar
  6. Mais uma vez foste de encontro aos meus pensamentos :) Identifiquei-me :) Para o mim o mundo da blogsfera e mesmo isto :)
    Excelente post :)
    Bjinhooosss

    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
  7. Excelente tema e tens toda a razão no que dizes! Já agora acho que não me estás a seguir, embora todos os dias me faças uma visita! :D
    No meu caso as pessoas por vezes pensam que não as segui pois eu como seguidora não tenho o nome do blogue mas apenas Inês e Inês há muitas. He he he
    Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  8. Eu acho que, se gostar muito de um blogue, eu sigo imediatamente. Claro que há aqueles que passo ocasionalmente e que até acho interessantes, mas por alguma razão não sigo. Mas admito que quando vejo que estou a fazer isso, vou logo ao seguir e carrego, para mostrar que aprecio o blogue.

    Marli, do My Own Anatomy ✫

    ResponderEliminar
  9. Quando criei o blog não foi a pensar em ter x seguidores, foi mais para ter um cantinho meu onde pudesse escrever e desabafar, (in)felizemente o início do blog coincidiu com várias mudanças na minha vida.
    Embora não escreva para tentar ser "famosa", é sempre bom saber que quem visita o blog gosta do que lê, quando vejo comentários fico feliz por saber que alguém se identificou com o que escrevi. Claro que há dias em que fico desmotivada, a pensar se faz sentido ter um blog sem seguidores/leitores.
    Nisso dos seguidores, quando sigo um blog é porque me identifico com o que vejo, quando divulgo o blog - é raro e é das coisas que menos gosto de fazer - digo para visitarem e se gostarem para seguirem, não gosto de "obrigar" as pessoas a clicar no like ou no seguir. Prefiro ter só meia dúzia de seguidores e saber que seguem porque gostam, do que ter 1000 seguidores que só o fizeram para trocar divulgação e nem sequer lêem o que escrevo. Mas claro que esta é apenas a minha opinião :)


    Beijinhos**

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois a diferença é essa, eu sigo, mas leio o que eles escrevem...

      Eliminar
  10. Concordo completamente com este post.
    Devo dizer que sempre tive os mesmo 23 seguidores durante anos, desde que criei o blog e agora há imensa gente que visita o meu blog só porque o partilho no facebook e não porque o estão a seguir... 98% do pessoal desistiu do blog que tinha porque deixou de "estar na moda"... por acaso gosto muito de seguir a vida de algumas pessoas pois pode-me dar ideias para outras coisas, mas actualmente é tudo só sobre moda e como não tenho grande interesse em tal, não sigo muita gente, Português, só sigo uma rapariga mesmo, mais ninguém, de resto é tudo estrangeiro, mais especificamente de Singapura.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem sabe um dia, não me segues a mim?! hehehe

      Eliminar
    2. Foi graças ao grupo no facebook que vi o teu post!
      E devo dizer que por gostares da Melinda Gordon já mereces tudo hehehe =D concordo perfeitamente também! Ela é uma mulher linda e tudo lhe fica bem!
      Sim posso-te seguir ^^ Devo dizer que se seguires o meu, vais estar mais a par de eventos coreanos em Portugal, o que não é usual nos gostos dos jovens Portugueses que só têm olhos para a América

      Eliminar
  11. Gosto de seguir os blogs que me identifico e quero que meus seguidores se sintam da mesma forma :)
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderEliminar
  12. Concordo plenamente com o que você disse no post, sem tirar nem por uma vírgula.

    Agora, sobre não seguirem, eu acho que é porque esquecem também ou não acham importante. Eu mesmo, infelizmente entro em vários blog's, visito com frequencia, mas esqueço de seguir --'. haha

    http://www.1001julietas.com

    ResponderEliminar
  13. Olá ;-)
    Não tenho por hábito solicitar, mas quando vejo um blog novo nos meus comentários vou sempre espreitar. Gosto muito de conhecer, mais do novos blogs, novas pessoas.
    Confesso que mão tenho muito tempo, mas tento ir seguindo o máximo que posso... E sim, concordo que com o tempo acabamos por criar afinidade com algumas bloggers e pode resultar em amizades ou parcerias muito interessantes.
    Beijinhos,
    Rita C.
    www.ritacompleto-consultoria-imagem.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não acredito que eu era uma das pessoas que visitava mas não estava como seguidora!!! Shame On me!! Ehehe Mas isso já foi corrigido! Beijos

      Eliminar
  14. Gostei muito de ler.
    Eu acho que o mais importante é mesmo apostar na divulgação e em visitar e comentar outros espaços :)

    with love, KATE ❤

    ResponderEliminar
  15. Descobri que pertenço a classe de pessoas que cá vinha e não seguia :P
    Agora já sigo xd

    ResponderEliminar
  16. Não sou contra quem aposta na divulgação do blog. Aliás, eu sou sou um pouco descuidada nessa matéria, mas tenho consciência que deveria aplicar-me mais nisso.
    Beijinhos
    Clara Dinis
    docinhomorango7.blogspot.com

    ResponderEliminar
  17. Não tenho muita atenção em divulgar o meu blog pois eu também escrevo porque gosto e não porque quero ter "fãs" mas claro que sabe bem ver o nr de seguidores aumentar. Significa que alguém gosta do nosso trabalho e até nos dá mais ânimo para escrever! E também me acontece ter bloggers que comentam sempre que publico algo e, no entanto, não me seguem :P

    Beijinho*

    Cristiana Teixeira - http://pink-and-sparkle.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  18. eu não ligo muito aos seguidores. não te vou mentir, gostava que o meu blogue chegasse a mais pessoas sim, e acho que se a lista aumenta é pq o que escrevemos agrada a um maior número de pessoas :)

    ResponderEliminar
  19. Normalmente sigo quem me visita, embora pouco ligue a isso.
    Sei que te sigo e visito-te diariamente , embora nem sempre comente...depende da paciência...há dias que apenas visito blogs sem nada comentar.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  20. Eu visito e comento se gosto da postagem que a pessoa fez, mas às vezes sigo e só comento se gosto do post.
    Bjxxxxx

    ResponderEliminar
  21. Concordo com você os seguidores não deve ser visto como números falou tudo.O importante e fazer com amor e dedicação o restante vira com o tempo. Bjim :D obrigada pela visita borboletando-emtudo.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  22. O mais importante no blogue é conhecermos pessoas que se identificam com o que publicamos. O resto não importa.

    ResponderEliminar
  23. Este assunto dá "pano para mangas", mas cada qual fará como bem entender.
    O meu primeiro blogue nasceu há mais de 12 anos... sempre acompanhei blogues (ainda hoje) que gosto, independentemente de me 'seguirem' ou não.
    Antigamente existia mais aquela 'cumplicidade' do retorno ao comentário deixado, à visita efectuada. Hoje já não é bem assim, e para ser franco também não vejo grande interesse em teres um painel enorme de 'seguidores' e só uma pequena parte te segue, lendo (mas ler mesmo) e seguindo o que fazes/escreves.
    Já existem muitos 'estudos' relativamente a este assunto...e claro, também há que ter em conta, a finalidade com que crias um blogue.
    Eu por aqui vou andando,escrevendo no meu e lendo os outros com os quais me identifico, gosto e (também) aprendo alguma coisa.
    Continuo a acreditar que esta 'cumplicidade' para além de saudável é a essência dos blogues.
    Tudo de bom.

    ResponderEliminar
  24. Eu costumo visitar quem comenta pela primeira vez algum post e se gostar do conteúdo, volto lá...pode acontecer nem sempre gostar dos posts mas se no geral gosto, torno-me seguidora. Por regra é o que faço, tanto que sou seguidora de blogues que não me seguem, mas também não vou mentir que já fui seguir por me terem pedido mas depois essa pessoa nunca mais aparece no meu blog e admito que não gosto disso, tanto que já deixei de seguir um blog exactamente por isso.
    Gosto de ter seguidores, óbvio, senão não teria qualquer piada escrever os posts e "perder tempo" a elaborá-los mas, não os quero a qualquer custo. Ah, e nos comentários, gosto de perceber se a pessoa se deu ao trabalho ou não de ler o post, porque também acontece disso :).
    Beijinhos.

    misscokette.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  25. Olá querida :)
    Sim, estou bem e de coração sarado, obrigada pela preocupação.
    Em relação a seguidores, eu faço assim: vou vendo blogs e se gostar sigo e peço à pessoa para retribuir (se ela quiser, claro). Fico super contente quando vejo que alguém que eu gosto segue-me também :)
    Beijinhos,
    http://hautecouturebycatia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  26. Gostei imenso deste post! Foi super interessante. Gosto de seguir quem gosto e não fico à espera que me retribuam. Eu gosto sigo. Se quem me visitar gostar e quiser ficar claro que fico contente mas gosto que o façam porque gostam do que lá vêem e não por eu ter "seguido". Não sei se agora fui confusa..mas a hora já não ajuda a explicar-me melhor:)
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  27. concordo plenamente bj

    segredosdeumpincel.blogspot.com

    ResponderEliminar
  28. Acontece-me imenso... por falta de tempo... comentar em blogs... que só depois me apercebo que ainda não os estou efectivamente a seguir... e vou corrigindo isso... à medida que me vou apercebendo!...
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar
  29. Adorei o post! Não me poderia identificar mais.
    Criei um blog à pouco tempo (ontem) e claro que me preocupo com os seguidores que poderei vir a ter, porque para além de pessoas que admiram o nosso trabalho, são eles quem o divulgam junto de amigos e familiares. Claro que queremos ver o nosso blog crescer, é normal. Mas não nos podemos esquecer das pessoas que visitam o blog, mesmo não sendo seguidoras. Falo por mim, que as vezes gosto tanto de determinados blogues que me esqueço de seguir, mas decoro o nome e estou sempre a digitá-lo no google para ver as novidades ahah.
    Beijinho.

    http://belmelblog.blogspot.com.tr/

    ResponderEliminar
  30. Adorei o post! Não me poderia identificar mais.
    Criei o meu blog recentemente (ontem) e admito que me preocupo com os seguidores que poderei vir a ter. Claro que todos gostamos de ver o nosso trabalho reconhecido e em certa forma o facto de nos seguirem significa que gostam no nosso trabalho e que, provavelmente, o partilham com outras pessoas. Mas não nos podemos esquecer das pessoas que não nos seguem, mas que nos visitam. Falo por mim, porque às vezes esqueço-me de seguir, mas gosto tanto do blog que decoro o nome e estou frequentemente a digitá-lo no google para ver as novidades ahah.
    Relativamente à troca de seguidores eu sou a favor, porque é uma forma de divulgarmos o nosso trabalho e não vejo mal nenhum nisso.
    Beijinho.

    http://belmelblog.blogspot.com.tr/

    ResponderEliminar
  31. Olá Teresa, a sua matéria é muito boa no assunto bde "seguidores"!
    Acredito que cada caso é um caso em específico.
    Quando comecei com o blog, meu maior interesse era divulgar receitas e artes que amo muito, conhecia o trabalho das pessoas e tinha e ainda tenho, o maior prazer em partilhar.
    Não peço que me sigam, pois agora enveredei para um campo que é polêmico e muitas pessoas não gostam, que se fale da realidade da violência doméstica praticada contra as mulheres.
    Portanto, como quero alcançar a mulher em situação de risco, que se mantém calada, por vergonha ou medo, tenho insistido no tema, falando do que aconteceu comigo.
    Quero importunar, para que se crie uma rede efetiva de proteção e apoio à mulher, uma vez que Lei já temos, mas os agressores continuam impunes, agredindo e matando mulheres!
    Gosto muito dos Blogs que sigo, sinto que falho, por conta da internet que temos, que nos deixa sem conexão ou tão precária, que não conseguimos acessar, compartilhar ou comentar nos blogs que seguimos.
    Teresa, não me importo com o nº de seguidores, mas me preocupo com a qualidade, a verdade, e o respeito àqueles que me acompanham!
    Essa preocupação me faz pensar muito, antes de apertar "publicar".
    Agradeço pela excelente matéria, abraços carinhosos
    Maria Teresa

    ResponderEliminar
  32. Concordo com o que dizes. Eu procuro seguir os blogs com os quais me identifico e tento sempre passar por eles quando há novas postagens. Confesso que por vezes é de passagem mas sempre que possível gosto de deixar o meu comentário e respondo sempre aos comentários que me deixam (salvo raras excepções).
    Apercebi-me agora que já cá não vinha há imenso tempo mas digo-te já que a culpa não é minha, algo se passou e o teu blog deixou de me aparecer nos favoritos (mas já vou corrigir). Acredito que é possível criar boas amizades virtuais e quem sabe um dia também físicas com muitas bloggers. Aliás, tenho algumas presenças assíduas no meu blog que sei que vão sempre deixar um comentário, nem que seja a desejar um bom fim de semana e isso deixa-me extremamente feliz e acarinhada. Embora ainda seja nova nestas coisas, tenho-me divertido e aprendido muito na blogosfera e não tenho nada contra a divulgação. Aliás, inicialmente esta tem mesmo de ser feita senão ninguém sabe que existimos, somos mesmo uma agulha num palheiro.
    Quanto ao número de seguidores, sim, acho importante ver o número a subir mas também sei que muitas pessoas passam pelo blog e não são seguidores mas também não acho bem impor a minha presença e obrigá-los a seguir. Mas que sabe bem sentir um feedback positivo do outro lado, lá isso sabe :D
    Beijinhos ...
    Gulosoqb.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  33. Uau, dei uma vista de olhos ao teu blogue e adorei, já não vinha aqui à algum tempo, sempre que posso dedico tempo ao blogue mas ultimamente dedico esse tempo para mim para relaxar... A vida de estudante é difícil.
    Já reparei que comentas alguns dos meus posts, fico contente que alguém veja o meu trabalho!!
    Bom trabalho e beijinhos :)

    ResponderEliminar