sexta-feira, 17 de julho de 2015

Sabes te organizar 04

Já passou algum tempo desde a ultima vez que eu dei algumas dicas de organização.
Porém a minha ausência sobre este tema deveu-se ao facto de ter percebido que até a melhor organização chega a um ponto que precisa de ser adotada às novas circunstancias, o que nos obriga a ser mais flexíveis.
Toda a gente tem necessidade de ter os seus próprios arquivos, sejam eles em papel ou virtuais. Porém uma dificuldade que costuma estar associada aos arquivos é a dificuldade de os organizar e depois de encontrar seja o que for que lá esteja.
Usando cores nos separadores do arquivo fica mais fácil de encontrar as coisas ao longo dos anos, pois se usarmos sempre o mesmo esquema conscientemente sabemos que cor corresponde a cada tema.
Senão acreditam imaginem que todos os anos arquivam os vossos papéis, dentro da capa que corresponde ao ano corrente coloquem diferentes separadores, por exemplo, azul para assuntos médicos, amarelo para as finanças, roxo para os contratos e afins. Se todos os anos fizerem isto vão saber que o azul é sempre relacionado com assuntos médicos e o amarelo com as finanças. Se precisarem de "subpasta" podem sempre usar as cores variantes da cor principal

Não é preciso ser-se um génio para saber que a desorganização é inimiga da organização.
Ter um local específico para as coisas ajuda muito não só na hora de arrumar, mas principalmente naquele momento em que estamos com pressa e precisamos de algo.
Sejamos honestos, se a organização não fosse importante as casas não tinham divisões e cada divisão não correspondia a determinada coisa. O mesmo se passa com os objetos, que devem ser colocados na divisão em que melhor se enquadram e se tiverem que ser guardados dentro de armário não deve ser num espaço aleatório, mas num local em que faça sentido estar. Por exemplo não vão guardar um livro na gaveta de maquilhagem, podem danificar o livro, pelo que na gaveta só devem estar maquilhagens e os livros numa prateleira.
Os gurus da organização defendem que se uma determinada tarefa pode ser feita nos primeiros 5 minutos então devemos passar à ação e fazer logo as coisas simples e que requerem despender menos tempo.
A verdade é que passamos muito tempo às voltas a pensar por onde começar, porém se estabelecermos a ordem é muito mais fácil passar à prática e poupamos todo aquele tempo de indecisão. Por exemplo primeiro saber o que postar, preparar o texto, preparar as imagens, colocar tudo no seu lugar, publicar, agradecer comentários e ver os outros espacinhos todos, divulgar nas redes sociais e por ai adiante.

33 comentários:

  1. Organização é fundamental. Dicas valiosíssimas minha amiga
    Beijinhos

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  2. Gostei principalmente da dica dos 5 minutos, tens toda a razão!

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    1. Sem dúvida que é muito útil saber isso! No dia-a-dia dá mesmo muito jeito!

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  3. Se há coisa que me irrita é desarromação e desorganização!

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  4. Adoro ter tudo organizado. Obrigada pelas dicas.
    bj

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  5. Obrigada pelo post. Eu diria que o ponto mais importante é a ordem para realizar as tarefas.

    L*

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  6. Adorei as dicas..
    Confesso que preciso de ser mais organizada :b

    Beijinhos, Sweet Home | BLOG

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  7. Boas dicas
    Beijinhos
    Clara Dinis
    docinhomorango7.blogspot.com

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  8. Revejo-me nas tuas palavras, Teresa!
    Apenas colocaria as coisas das finanças, na cor vermelha... de raiva... com o que se paga...
    Beijinhos! Bom fim de semana!
    Ana

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    1. loool confesso que não tinha pensado nisso, mas agora que falas, faz todo o sentido...

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  9. Sem dúvida que tens dado ótimas dicas por aqui :)

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