Avançar para o conteúdo principal

As Princesas da Disney não tem respeito pelas mulheres!

Ao contrário de uma grande maioria das pessoas eu detesto quase todos os finais dos filmes da Walt Disney.
Se os desenhos animados são uma maneira de transmitir uma mensagem, alguém me diz por que motivo é que todas as princesas só vivem felizes para sempre na companhia do príncipe?
Nenhuma viúva, nenhuma mulher de sucesso, nenhuma mulher emancipada, ou nenhuma delas fica sozinha por opção dando com os pés ao galã, governando sozinha.
fonte
Vejamos:

Cinderela 
Só deixou de ser escrava da madrasta depois de ter casado com o príncipe. Isto só foi possível às custas da fada madrinha. Um palpite, e que tal, se em vez de pedir para ir ao baile, pedir logo à fada madrinha para a tirar daquele martírio? Não! A pobrezinha foi logo atrás de um homem... Podia muito bem ter feito vida como empregada doméstica no castelo.

Pocahontas
OK! É a versão da realeza lá da sua tribo, mas só descansou quando se apaixonou por um marinheiro. Podia ter ficado quietinha lá com a natureza, ou podia ter ido para Inglaterra e ser só amiga do Jonh Smith de certeza que ele lhe dava boleia, mas não a moça teve que se apaixonar pelo cara pálida e ficar a sofrer de amores... Depois disso tiveram que fazer a sequela...

Aurora 
Mais conhecida como a Bela Adormecida. Passa o filme a dormir, e depois chega um sujeito qualquer, que diz que a ama muito lhe dá um beijo e pronto quebra o feitiço. Alguém me explica de onde ele veio, e como é possível ele acertar logo à primeira tentativa? Existem mulheres que passam a vida toda em busca do homem ideal, àquela, bastou adormecer que o restou aconteceu...

Branca de Neve
Nem merece comentário já que nem tem nome próprio ficando limitada aos seus atributos. Tal como a Cinderela não fez frente à madrasta, mas tudo bem, a Branca estava órfã e tal, por isso até compreendo que ela tivesse que fugir, agora expliquem-me quem é que no seu perfeito juízo, depois de uma tentativa de homicídio, aceita comida de estranhos? Depois para não variar fica como morta à espera do Príncipe que ups por coincidência estava um de passagem, e acabou por lhe dar um beijo só porque sim...
Já agora o que é que aconteceu à bruxa má nesta história?

Mas nem tudo é mau, tem o meu respeito a Bela de "A Bela e o Monstro" e para a Jasmine de "Aladin", nenhuma delas precisava deles para nada sendo que foi mesmo por opção que ficaram com eles.

Comentários

  1. OI TERESA!
    ACHEI MUITO INTERESSANTE TUA COLOCAÇÃO SOBRE AS HISTÓRIAS QUE EMBALARAM A INFÂNCIA DAS CRIANÇAS DO MUNDO INTEIRO E POR INFINITAS GERAÇÕES.
    QUANDO EU ERA CRIANÇA E JÁ FAZ TEMPO, RSRSR, NÃO TÍNHAMOS ESTA AUTONOMIA DE PENSAMENTOS A PONTO DE CONTESTAR ALGO QUE ATRAVESSA GERAÇÕES, NO ENTANTO, NÃO CONSIDERO QUE TENHAMOS SIDO PREJUDICADOS POR ACREDITAR QUE A VIDA PODERIA SER BELA E QUE, UM HOMEM E UMA MULHER, NO CASO O PRÍNCIPE E A PRINCESA, SERIAM O SUPRASSUMO DA FELICIDADE, MAS, ERAM OUTROS TEMPOS, AS COISAS ERAM MAIS SIMPLES, HOJE EM DIA, ACHO MAIS DO QUE VÁLIDO QUE, UMA CRIANÇA TENHA NOÇÃO DE QUE A VIDA NÃO SE RESUME A UMA UNIÃO HOMEM E MULHER, QUE HÁ MUITO MAIS A SER BUSCADO E QUE AS MULHERES CONSEGUIRAM UM BELO ESPAÇO, QUE ANTES ERA PRIVILÉGIO MASCULINO.
    GOSTEI DE TER ME COLOCADO SOBRE ISSO, UMA ÓTIMA REFLEXÃO.
    ABRÇS
    -http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Confesso que que a minha infância e a minha idade adulta também não foram afectadas por essa visão...

      Eliminar
  2. Boa noite Teresa, muito interessante a sua colocação, sempre gostei de contos de fadas, justamente porque minha vida foi da gata borralheira. Nada foi fácil, se não lesse essas histórias, não especificamente de Walt Disney, não poderia sonhar com uma vida pra mim, não de princesa, mas de uma mulher lutadora que pudesse vencer. Todas as princesas foram felizes no final, não importa como.
    Queria muito achar meu príncipe, mas infelizmente o ex continuou um sapo, muito mal educado. Numa época em que poucas mulheres chegavam à liderança, consegui por meus méritos chegar a um bom posto, o que certamente, poderia considerar como se tivesse achado um príncipe, meu trabalho.
    E, apesar de tudo que passei, graças a Deus, consegui vencer o mal, tal qual as princesas!!!
    Acho que as histórias mexem com nosso lado criança e isso nos dá esperanças.
    A realidade já é muito dura para nós enfrentarmos, é preciso o lúdico dessas histórias, para suavizar nosso caminho.
    Obrigada, abraços carinhosos
    Maria Teresa

    ResponderEliminar
  3. Vou esperar por outras respostas então :) Sobre o livro.

    ResponderEliminar
  4. Sem dúvida... Não é qualquer Homem que é capaz de usar e arriscar no que concerne aos acessórios :)

    NEW OUTFIT POST :D
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  5. Era bom que a realidade fosse assim....tudo feliz para sempre

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Há que ter em consideração a época em que a maioria dos contos foram escritos. São um reflexo do pensamento predominante. E não creio que tenha feito mossa em nenhuma de nós por terem tido o final que tiveram. Provavelmente ficaríamos todas mais tristonhas se o final fosse diferente...e eu sou apologista que sozinha ou acompanhada o que interessa é ser feliz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na altura teria feito a diferença, claro que não teria gostado que as princesas ficassem sozinhas, mas agora ia gostar!

      Eliminar
  7. Vê o filme "Caminhos da Floresta" com Meryl Streep, é engraçado pois desmistifica um pouco os contos de fada contados às crianças. Tenho um post sobre o filme, deixo o link se quiseres dar uma olhada...
    Beijinhos
    Clara Dinis

    http://docinhomorango7.blogspot.pt/2015/01/fim-de-semana-com-o-filme-caminhos-da.html

    ResponderEliminar
  8. Uma correção : A pocahontas nao ficou com jhon Smith.....
    Apaixonou se.... mas nao ficou com ele ... Portanto acho que ela tambem esta excluida do grupo das carentes :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me expliquei correctamente no post, mas a verdade é que ela ficou logo caidinha por ele e por isso a coloquei no grupo das carentes... Ontem cheguei a fazer algumas correcções!

      Eliminar
  9. É por isso (mas não só) que o filme da Mulan é um dos meus preferidos da Disney. OK, é dado a entender que ela se apaixona pelo seu capitão, mas não é essa a história principal.

    Eu também concordo que os filmes da Disney são sobrevalorizados, e não é só pelas inúmeras personagens femininas que se definem pelos homens que amam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lembro-me vagamente de ver, e sim, gostei bastante, pois o foco é sobre a guerra certo?

      Eliminar
    2. Como ela não tem irmãos, Mulan substitui o pai no exército chinês - isto numa sociedade fortemente patriarcal.

      Eliminar
  10. Devias ver a Pocahontas novamente.
    Ela tem a opçao de ir com o John Smith mas quando olha para tras ve que o seu povo e os ingleses estao mt afastados e q ela e o unico elo respeitado entre ambos decide ficar pq sem ela iam voltar a lutar. Ela sacrifica o homem de quem gosta pelo melhor para o seu povo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, como eu disse acima, não me expliquei correctamente. Eu apenas coloquei naquele grupo porque ela se apaixonou logo por ele. Já fiz as correcções necessárias, espero ter-me tornado mais clara...
      Obrigada pelo alerta!

      Eliminar
  11. Bem interessante a sua abordagem de hoje!
    Nunca fui muito apreciadora de contos deste género!!!
    Bj amigo

    ResponderEliminar
  12. A disney durante muitos anos sempre deu imagem fraca às personagens femininas, só mais recentemente mudou esse paradigma. A evolução assim o obrigou e ainda bem porque trouxe uma maior realidade às histórias...

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  13. A Bela e o Monstro será sempre dos meus filmes favoritos!
    Não acho, de todo, que os filmes queiram transmitir a mensagem que as mulheres só se sabem governar quando encontram um homem. Está tudo enquadrado numa época, onde há um pensamento predominante, é certo, mas acredito que o objetivo não fosse esse. São histórias pertencentes ao mundo da fantasia e que se fossem escritas de outra forma talvez não tivessem sentido.

    r: Ou aprender a não colocar ninguém no topo dos topos...

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  14. Nunca tinha visto as coisas por esse lado. Mas tens razão...

    ResponderEliminar
  15. A ficção tem o dom de nos intrigar e de nos colocar de maneira inquietada quanto ao narrado por ela.
    Cadinho RoCo

    ResponderEliminar
  16. Concordo contigo... :/

    r: Olha se puderes vai. Acredita, aquilo não dá aflição nenhuma, é mesmo muito soft. E, Olha que eu sou muito medricas e o meu namorado tem um pouco medo de alturas. Mas ambos adorámos. :)

    ResponderEliminar
  17. Obrigada minha querida, também gostei muito de trabalhar naquele blog. Mega beijinho*

    ResponderEliminar
  18. é verdade é eles a criarem ilusões
    bjinhu*

    ResponderEliminar
  19. Já faziam versões mais actualizadas desses contos...

    L*

    ResponderEliminar
  20. Não és a única a não gostar desses finais sempre felizes ;)

    http://atualidadesbyclaudia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  21. Devo-te dizer que achei este post super engraçado (se calhar nem era para ter graça), mas adorei!
    E nunca tinha parado para pensar nessa perspectiva..

    Acho que é preciso fazer filmes novos, mais "modernos" :)

    Beijinhos, Sweet Home | BLOG

    ResponderEliminar
  22. Deveriam atualizar um pouco as histórias.

    beijos.

    ResponderEliminar
  23. Nunca tinha visto isto desta forma, realmente...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

TAG| 100 perguntas que ninguém pergunta

Sabendo como eu gosto de responder a TAGs a Matilde do blog "O Cantinho da Tily", nomeou-me para este desafio bem simples e divertido. As regras são simples, responder às 100 perguntas, e nomear quem quisermos. Vamos a isso? 1. Você dorme com as portas do seu armário aberta ou fechada? Prefiro fechada por uma questão de organização, mas não me faz diferença. 2. Você leva embora os shampoos e condicionadores dos hotéis? Sim!!! 3. Você dorme com seu edredão dobrado para dentro ou apra fora? Tanto faz! 4. Você já roubou uma placa de rua? não, mas confesso que gostava de ter uma! 5. Você gosta de usar post-it? Adoro! 6. Você corta cupões, mas depois nunca usa? Sim! 7. Você prefere ser atacado por um urso ou um enxame de abelhas? Venha o diabo e escolha! 8. Você tem sardas? Nop. 9. Você sempre sorri para fotos? Quase sempre! 10. Qual é a sua maior neura? Ui se as coisas não levarem o rumo que eu quero fico do pior! 11. Você já contou seus passos enquanto você andava? Sim. 12. Você já fez x…

A menina bonita

Decerto que lhe conhecem a imagem, a menina de nove anos, chama-se Kristina Pimenova, e é já considerada uma das raparigas mais belas dos últimos tempos.
A criança, é modelo para marcas como Armani, Vougue e Dolce & Gabanna, e desde os 3 anos que assina contratos milionários. Kristina Pimenova, nasceu em Moscovo, e está inscrita em agências de modelos desde tenra idade. Quem patrocinou tudo isto?! A sua mãe, Glikeriya Pimenova, também uma ex-modelo, tem levado a filha à ascensão, porém, tem também sido criticada por isso. Além de muita gente a criticar por não permitir que Kristina tenha a vida de uma criança normal, a mãe da mesma é ainda mais criticada por ter permitido que recentemente a filha pousasse maquilhada e vestida de forma pouco própria para a sua idade. Glikeriya Pimenova, gere os contratos milionários da filha, bem como as redes sociais da mesma que já tem mais de 300 mil seguidores. Porém não é o numero de seguidores que vai determinar a infância que muitos dizem p…

Giveaway | Dourado é a melhor cor

O blog e a sbnails voltaram a firmar uma parceria e desta vez, foi para mimar os meus leitores. Agora que o verão está no auge, todos nós procuramos ter uma pele dourada e fresca, por isso este sorteio dá-vos a oportunidade de ganharem um Óleo Bronzeador Urucun Rosa Mosqueta:

Prémio:
O óleo de Rosa Mosqueta ajuda a acelerar a pigmentação da pele de forma natural. Proporciona à pele um bronzeado intenso, duradouro e com tom dourado.
Perfume Tropical floral com aroma da rosa mosqueta. Este é mais um dos produtos da linha body Screts, enriquecido com minerais que protegem a sua pele do ressecamento e deixando-as mais hidratadas.
Sua fórmula contém agentes hidratantes, óleo de grainha de uva, óleo de soja, pró vitamina A, vitamina E, extrato de cenoura e extrato de Guaraná.

Informações Importantes:

Inicio: 14 de julho de 2017
Fim: 18 de agosto de 2017

Envios feitos apenas para Portugal continental.
Só podem participar pessoas maiores de 18 anos. Se forem menores peçam a um adulto que autorize a…