quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Sabes te organizar?!

Dizem-me muitas vezes que sou muito organizada e que gostavam de ser como eu.
Não existem truques nem magia... Existe organização e planeamento.
Para isso decidi juntar umas quantas dicas e partilhar com vocês algumas sugestões para facilitarem o vosso dia-a-dia:

     Excesso de informação e/ou conteúdos, pode ser o nosso maior inimigo e gerar confusão nas nossas vidas. Imaginem por exemplo o caso de um estudante que tem uma série de apontamentos, todos idênticos, o excesso de conteúdo vai gerar mais confusão do que o conjunto bem resumido dos apontamentos, onde ficam só as informações realmente importantes. 
 É mais fácil e eficaz estudar por um conjunto de apontamentos bem estruturados do que por um grupo deles onde as informações se repetem tornando tudo mais confuso.
O principal problema de muita gente é que não sabem lidar com o tempo. 
Não é uma tarefa fácil, e nunca foi suposto ser. Aliás o tempo, ou a falta dele, é o pior inimigo quando nos queremos organizar. Por isso é imprescindível que as coisas que podem ser feitas de imediato ou a curto prazo sejam feitas para que a nossa cabeça fique “livre” para o resto. 
As tarefas do dia-a-dia devem ser planeadas de véspera, para que se possam fazer os ajustes necessários nos planos e horários, e de preferência deve-se usar uma rotina diária que deve ser respeitada. Apesar  rotina ser alvo de alterações sabem sempre o que tem que ser feito e depois disso resta conjugar com os restantes objetivos que tenham para esse dia.

      Planear nunca fez mal a ninguém, por isso, planear o futuro pode ser uma mais-valia que nos vai poupar dores de cabeça. Marcar com antecedência consultas médicas, compras, e prever algumas necessidades como consultas da especialidade que só fazemos em determinados espaços de tempo. O mesmo se aplica a férias, viagens, festividades e encontros de família e amigos. Além de ser útil é uma maneira de ajudar a organizar também as finanças para que saibamos com que despesas contar em determinado mês do ano.

Espero que estas pequenas dicas vos ajudem, pelo menos a meu ver é por onde se deve começar quando nos propomos a ter uma vida mais organizada…


56 comentários:

  1. Três dicas simples mas eficazes se bem aplicadas!

    ResponderEliminar
  2. Sempre planeei de véspera o que vou fazer no dia seguinte.

    Férias, vou sonhando e pensando no que gostava, embora só mais perto decida...

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Eu planeio no dia nterior o dia seguinte em todos os termos. Nem sempre corre como o previsto. Mas, com duas flhas e horarios para cumprir tem de haver um mínimo de organização e planeamento, senão, instala-se o caos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, claro que é quase impossivel planear tudo, ainda para mais porque os impresvistoas acontecem...

      Eliminar
  4. Não gosto muito de planear!
    Talvez seja um defeito...mas lido bem com ele!!!
    mas acredito que é bem mais seguro!!!
    Bj amigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cada pessoa lida com o dia-a-dia da maneira que lhe dá mais jeito, e existem pessoas que se planearem ainda fica pior lol

      Eliminar
  5. Dicas realmente uteis e sempre boas de acompanhar e fazer! Valem muito! bjs, chica

    ResponderEliminar
  6. Excelentes dicas. O meu grande problema é mesmo a gestão do tempo, sofre por antecipação e isso atrapalha-me. O lado positivo é que até trabalho bem sob pressão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens que começar a tentar controlar isso, acredita que a gestão do tempo é o inimigo de muita boa gente!

      Eliminar
  7. Enquanto trabalhei, essas dicas faziam parte do meu dia a dia.
    Hoje, já reformado, continuo com o "vício" de gerir o meu tempo e planear os meus dias. Claro que a mulher diz que 'sou maluco' :))))) mas não há mesmo nada a fazer pois "está no sangue :))))
    Até escolho a roupa que no dia a seguir vou vestir :))))))))))) quer fique em casa, seja dia de ir ao ginásio ou ás compras ;) :)
    (OK... sou um bocadinho maluco)
    Tudo de bom.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. acho que a organização fica entranhada em nós... Não se perdem esses hábitos com facilidade!

      Bjxxx

      Eliminar
  8. O que eu mais gosto é de simplificar tudo na minha vida. Complicação não é comigo. Eu me enrolo, mas depois vou desenrolando. Valeu, Isy!
    Uma ótima semana!Bjssss

    ResponderEliminar
  9. Excelentes e muito bem estruturas estas dicas, obrigada :)

    ResponderEliminar
  10. Três simples dicas que se tornam eficazes no nosso dia a dia :)

    ResponderEliminar
  11. Eu não consigo cumprir à risca tudo o que planeio, mas sou mais ou menos assim. Gosto de saber com antecedência com o que posso contar.
    Claro que depois aparecem uns imprevistos que vamos ter de encaixar no planeamento, mas antes isso do que ter a cabeça tipo a minha bancada de trabalho, onde às vezes é difícil encontrar uma ferramenta específica. lol
    Eu tenho montes de exames e documentos relacionados com a saúde e há muito que arranjei uma pasta onde guardo tudo o que, em qualquer momento, pode ser essencial.
    Quando fazia férias no campismo, em Espanha e França, regressava das férias em agosto e em setembro já estava de mapa e roteiro na mão, a programar as férias do ano seguinte. Chegava ao preciosismo de assinalar os locais de pernoita, com um ano de antecedência.
    Se calhar sou exagerado,,, xD

    ResponderEliminar
  12. Eu não sou nada organizada! Meu marido me cobra organização, mas parece que meu cérebro não sabe o que é isso... suas dicas são preciosas para mim, pois nunca sei por onde começar e agora tenho uma referência!!! Ótima semana!

    http://www.gotinhasdeesperanca.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu namorado diz que eu exagero na organização lol

      Eliminar
  13. Adoro organização, sou bem chata com isso.

    beijos.

    ResponderEliminar
  14. São dicas excelentes!

    r: É verdade, fica mesmo
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  15. Por certo estas dicas vão ser úteis para mim, às vezes não sou muito organizada,
    vou tentar por em prática estas dicas, beijo amiga

    ResponderEliminar
  16. E eu que tenho dificuldades na minha organização, obrigada pelo post

    L*

    ResponderEliminar
  17. por acaso até sou uma pessoa bem organizada. acho que o problema de muita gente é de complicar tudo xD

    ResponderEliminar
  18. Eu gosto de pensar que sou organizada, mas não verdade não :P

    Marisa Silva
    Styling Dreams
    http://stylingdreams.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  19. excelentes dicas! adorei o post :) eu sou organizada em relação a algumas coisas eheh

    ResponderEliminar
  20. òtimas dicas, sigo muito destes passos caso contrário era uma (ainda mais) desgraça! (:

    ResponderEliminar
  21. és uma pessoa muito organizada, portanto és a melhor para dar estas sugestões. acho que estão aqui boas dicas :)

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  22. Respostas
    1. É uma questão de se tentar aos poucos!

      Eliminar
  23. Belas dicas :D Vá lá que sou uma pessoa organizada, mas essas dicas devem ajudar muita gente :)

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  24. Por acaso também sou uma pessoa organizada, graaaaaças a Deus!!
    Boas dicas que deixaste à malta! :D

    http://agatadesaltosaltos.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  25. Neste campo, somos realmente muito parecidas.

    ResponderEliminar
  26. Eu tenho dificuldade em me organizar...
    Nem é tanto organização, eu é que sou proscrastinadora :P
    Mas adorei as dicas e vou tentar colocar em prática :D

    ~ Carla'C
    Coisinhas da Carla'C | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar