Avançar para o conteúdo principal

No mundo do trabalho

Estamos numa época em que ter trabalho é sem dúvida um privilégio, contudo, é difícil  aceitar que nós, os jovens adultos, estamos cada vez mais colocados de lado no que diz respeito ao mercado de trabalho.
fonte
Desde que terminei o curso, estive um ano à procura de emprego na minha área, cheguei a ouvir coisas como ter habilitações a mais, ter idade a menos, ou até mesmo ouvir coisas como "apesar das suas excelentes habilitações, optamos por escolher alguém prata da casa".
Cansada de estar em casa, fui trabalhando em Call Centers, e acreditem que corri uns quantos, onde era insultada por clientes, onde era explorada a nível monetário, onde vivia sobre a pressão das vendas, e onde às vezes era vítima de falcatruas fiscais. 
Cheguei mesmo a trabalhar em condições más, onde o meu posto de trabalho era mais pequeno do que eu, ficando mesmo com os músculos atrofiados, e onde as minhas comissões desapareciam, deixando-me chegar ao fim do mês com pouco mais de 150€.
Eu sei que é frustrante, contudo estes anos de aprendizagem, mostraram-me também aquilo que eu não queria! Não queria ser  jornalista, e apesar de a oportunidade ter surgido, eu recusei, não me ia vender ao jornalismo, ia ser eu mesma.
Agora trabalho num Call Center que até à data me tem dado boas condições e faço aquilo que gosto, comunico, afinal o meu curso é de comunicação, posso estudar e ver de perto como as pessoas falam, e contra argumentar, usar as palavras para fazer provar determinada valência, e posso fazer aquilo que sempre gostei de fazer: falar.
Se sou maluca por gostar de trabalhar num Call Center?! Talvez sim, mas acreditem que poucos aguentam, já vi muita gente passar por mim, e que ao contrário do que dizem existe um esforço muito grande principalmente a nível psicológico para aguentar os níveis de pressão que são exigidos.
Agora não troco o certo pelo incerto. Ter um curso não me diz nada, apenas que realizei um dos meus objectivos de vida com sucesso.

Comentários

  1. Eu percebo o que dizes. E desde já admiro a tua capacidade de te desenrascares mesmo quando não encontraste emprego na tua área. Há pessoas que tiraram um curso superior e só aceitam trabalhar na área para a qual foram formados. Isso seria o desejável mas sabemos bem como está o contexto de trabalho hoje em dia. Assim sendo, tive colegas minhas que depois de tres anos após a licenciatura não tinham trabalho pois não aparecia nada na área e tudo o resto era inaceitável. Conheço apenas o contexto de call center da empresa onde trabalha o meu marido e sei que eles têm otimas condições. Reconheço que nem todos os lugares de trabalho ligados aos call center's sejam assim.

    O mais importante é que neste momento estás realizada na profissão que estás a exercer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, também umas quantas pessoas assim...

      Eliminar
  2. O importante é estares feliz contigo mesma :)
    Olha podes comprar neste site https://shop.cellublue.com/pt/, ao introduzires o código ARCOIRIS no ato de compra tens direito a desconto de 4€ :D fora o valor dos portes :)

    ResponderEliminar
  3. O ser humano é o mais adaptável às situações que se lhe apresentam...claro que nem todos resistem! Nunca digas nunca e espreita novas oportunidades, por isso tenho vindo a dizer que " a vida não oferece promessas nem garantias...apenas possibilidades e oportunidades." Sê feliz, sempre!

    ResponderEliminar
  4. Ui, acredito, eu acho que me ia custar bastante trabalhar num call center!
    Beijinhos e força!

    ResponderEliminar
  5. És uma mulher de armas, isso sim. És, sem dúvida, uma inspiração.

    ResponderEliminar
  6. Queixam-se porque temos poucas habilitações, vamos a outro lado e queixam-se porque temos habilitações a mais; recusam-nos porque não temos experiência, mas noutras circunstâncias recusam-nos porque temos a mais. E é no meio de tudo isto que nunca sabemos com o que contar.
    O importante é que te sintas feliz no que fazes!

    r: Oh, és uma querida, muito obrigada *.*
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  7. Acredito que sim!!!
    Ao ler este texto...parecia que estava a ouvir uma amiga minha!!!
    Bj amigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente não sou a única a queixar-me!

      Eliminar
  8. Acho que o que realmente importa é gostarmos do que fazemos


    www.tarasemanias.pt

    ResponderEliminar
  9. Fico contente que no final de contas faças aquilo que gostas :)

    Beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. mesmo, afinal tive sorte acabei por encontrar um emprego que realmente gosto!

      Eliminar
  10. Oi Isy concordo com você, não adianta trocar o certo pelo incerto, o mais importante é que tens emprego, que dá condições de se manter. Quanto à permanência, a Deus pertence, quem sabe, um empregador esteja procurando um funcionário com suas caracteríscas? Quem sabe, lhe dê garantias que possam ser mensuradas satisfatórias? O futuro a Deus pertence. Acredito que tudo que fizermos, devemos fazer bem feito, a colheita, pode não ser hoje, outro dia, quem sabe? Obrigada Isy, abraços carinhosos
    Maria Teresa

    ResponderEliminar
  11. Nada melhor do que fazer aquilo que gostamos!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  12. Ainda bem que gostas do que fazes, embora tenha a certeza que acabarás por encontrar algo onde te realizes totalmente.
    O teu dia chegará!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  13. Nos dias que correm, ter trabalho quase a sorte grande. E não acho nada de mal em gostares do que fazes. Só tem um contra: normalmente é mal pago e, como tu própria confirmas, há muito empresário vigarista, a viver do trabalho alheio.
    E não são só os jovens que têm dificuldade em arranjar emprego (trabalho). Fico perturbado quando vejo pessoas na casa dos 40/50 anos que são considerados velhos para o mundo do trabalho. Aumenta-se a esperança de vida, aumenta-se o grau de ensino e no fim deita-se para o lixo todo o saber adquirido ao longo da vida.
    Dantes ser velho era ser sábio; hoje um homem de 50 anos é um estorvo para a sociedade... é triste!

    ResponderEliminar
  14. O que importa é estar feliz com o que faz, isso é o essencial.

    beijos.

    ResponderEliminar
  15. Compreendo-te muito bem! Mas é ótimo gostarmos do que fazemos :)

    ResponderEliminar
  16. ainda bem que tas num trabalho que gostes e que te dá boas condições! o que não falta aqui são patrões que se aproveitam da crise e da falta de emprego para explorar, pessoas sem coração,....
    eu tou num trabalho que adoro e que sempre quis, o problema é o dinheiro...

    beijinhosss

    ResponderEliminar
  17. O que importa e nós faz feliz é fazermos ou trabalharmos naquilo que gostamos.

    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  18. Se gostas daquilo que fazes é o mais importante.:)

    ResponderEliminar
  19. Infelizmente, ter um curso hoje em dia já não é tão "importante" como era antes. Quantas pessoas com cursos superiores não estão a trabalhar na área? É às carradas.... Irrita-me que estejamos assim, porque hoje és tu daqui a uns meses sou eu que entro para o mercado de trabalho. Por acaso tenho a sorte de ter contactos que me ajudaram mas mesmo assim com esse apoio não me sinto completamente realizada e tenho medo.
    So te posso desejar muita sorte e que continues a fazer o que gostes, num Call center ou noutro lado! (:

    ResponderEliminar
  20. O importante é sentirmos que estamos bem com nós próprios, que gostamos daquilo que fazemos e que nos respeitem! Tal como tu, também sou de comunicação social, mas não segui o jornalismo! Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Como te compreendo... Tirei o curso de economia apesar de sempre ter gostado de saúde.... Estou a trabalhar e não me sinto minimamente realizada com este trabalho por isso anseio por terminar o contrato e ir embora. Agradeço imenso a oportunidade que me deram mas não me imagino a continuar assim por mais 5, 10 ou 20 anos como algumas pessoas.
    Tens todo o meu respeito pela tua coragem!!!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

TAG| 100 perguntas que ninguém pergunta

Sabendo como eu gosto de responder a TAGs a Matilde do blog "O Cantinho da Tily", nomeou-me para este desafio bem simples e divertido. As regras são simples, responder às 100 perguntas, e nomear quem quisermos. Vamos a isso? 1. Você dorme com as portas do seu armário aberta ou fechada? Prefiro fechada por uma questão de organização, mas não me faz diferença. 2. Você leva embora os shampoos e condicionadores dos hotéis? Sim!!! 3. Você dorme com seu edredão dobrado para dentro ou apra fora? Tanto faz! 4. Você já roubou uma placa de rua? não, mas confesso que gostava de ter uma! 5. Você gosta de usar post-it? Adoro! 6. Você corta cupões, mas depois nunca usa? Sim! 7. Você prefere ser atacado por um urso ou um enxame de abelhas? Venha o diabo e escolha! 8. Você tem sardas? Nop. 9. Você sempre sorri para fotos? Quase sempre! 10. Qual é a sua maior neura? Ui se as coisas não levarem o rumo que eu quero fico do pior! 11. Você já contou seus passos enquanto você andava? Sim. 12. Você já fez x…

Giveaway | Cabelos ao vento

Depois do sucesso dos últimos sorteios, achei mesmo que os meus leitores e seguidores mereciam mais e por isso e como revendedora Oriflame decidi sortear uma escova de cabelo ideal para escovar e dar brilho.

Prémio:


Escova de cabelo multi-funções da oriflame. ideal para escovar e dar brilho.

Informações Importantes:

Inicio: 12 de março de 2017
Fim: 08 de abril de 2017

Envios feitos apenas para Portugal continental.
Só podem participar pessoas maiores de 18 anos. Se forem menores peçam a um adulto que autorize a vossa participação.
Para participar é imperativo preencher o seguinte formulário.

Regras:

O sorteio vai ser feito apenas através de um sistema de pontos, cada requisito vai valer um determinado numero de pontos e depois cada ponto vai corresponder a um numero. O vencedor será calculado através do sorteador online.

Preencher o formulário de participação. (obrigatório)
Comentar este post a dizer que vão participar. (obrigatório)Ser seguidor do blog. (3 pontos)Seguir o blogno facebook. (3 …

Giveaway | Dourado é a melhor cor

O blog e a sbnails voltaram a firmar uma parceria e desta vez, foi para mimar os meus leitores. Agora que o verão está no auge, todos nós procuramos ter uma pele dourada e fresca, por isso este sorteio dá-vos a oportunidade de ganharem um Óleo Bronzeador Urucun Rosa Mosqueta:

Prémio:
O óleo de Rosa Mosqueta ajuda a acelerar a pigmentação da pele de forma natural. Proporciona à pele um bronzeado intenso, duradouro e com tom dourado.
Perfume Tropical floral com aroma da rosa mosqueta. Este é mais um dos produtos da linha body Screts, enriquecido com minerais que protegem a sua pele do ressecamento e deixando-as mais hidratadas.
Sua fórmula contém agentes hidratantes, óleo de grainha de uva, óleo de soja, pró vitamina A, vitamina E, extrato de cenoura e extrato de Guaraná.

Informações Importantes:

Inicio: 14 de julho de 2017
Fim: 18 de agosto de 2017

Envios feitos apenas para Portugal continental.
Só podem participar pessoas maiores de 18 anos. Se forem menores peçam a um adulto que autorize a…